ALTERNATIVA

Tony pode voltar a ser deputado estadual

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 22/01/2025 às 22:27Atualizado em 24/01/2025 às 23:04
Compartilhar

Ex-deputado estadual Tony Carlos volta a sonhar com a cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Não como candidato em 2026. Mas através da indicação de deputado para compor o Tribunal de Contas do Estado. Este ano, a ALMG pode indicar conselheiro para o TCE-MG, em razão de vaga que será aberta com a aposentadoria compulsória  do conselheiro Mauri Torres, no final de abril. Com a saída dele, o TCE completará três cadeiras vagas. Entre os nomes que disputam as vagas estão Tito Torres, do PSD e filho de Mauri; Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT) e João Magalhães (MDB). Este último é do mesmo partido do presidente da Assembleia, Tadeu Gomes, o Tadeuzinho. Se a indicação recair sobre o companheiro de partido, abrirá vaga para outro emedebista na ALMG. E, neste caso, Tony assumiria o mandato, porque é hoje o 1º suplente da sigla. Agora é esperar e ver quem tem mais prestígio com o presidente Tadeu.
 
É HOJE!
Quinta-feira será marcada por mais uma audiência na Justiça Eleitoral motivada por denúncia de fraude à cota de gênero. Desta vez será na ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) movida pelo Podemos contra o União Brasil. Segundo consta, o alvo seria candidata que teve meros dois votos e não teria feito campanha, nem prestado contas. Vamos ver o que a moça vai explicar ao juiz José Paulino sobre essa situação...
 
COMO FICA?
A matemática eleitoral é tão complicada para o caso de eventual dança nas cadeiras da Câmara Municipal de Uberaba, que nem os maiores experts no assunto conseguem se entender. O colega Paulo Garcia, por exemplo, fez os cálculos e aponta Professor Wander (Podemos) como beneficiário direto no caso de cassação da chapa do Rede e consequente mudança no quociente eleitoral. Samuel Pereira, do PMB, perderia a cadeira, embora não tenha tido qualquer participação nesse imbróglio do Rede. Mas poderá “pagar o pato”, em razão do tal quociente eleitoral.
 
MUDANÇA GERAL
Para entender: correm na Justiça Eleitoral quatro ações de investigação judicial eleitoral motivadas por denúncias de fraude na cota de gênero. Pois bem. Se as quatro forem julgadas procedentes, a mudança na composição da Câmara para esta legislatura divide opiniões. Há quem defenda que perderão mandato os vereadores Samuel Pereira (PMB), Baltazar da Farmácia e Lu Faquineli (União Brasil), e Cleber Junior (MDB). Vamos lá: se os votos do Rede caírem, sai Samuel e entra Prof. Wander. Se a chapa do MDB (de Cleber Junior) cair, entra Luizinho Kanecão. Se a chapa do União Brasil cair, entram Alessandra Piagem e Lukinha no lugar de Baltazar da Farmácia e Lu Fachineli.
 
CONTROVÉRSIAS
Por outro lado, há quem entenda que se os votos do União Brasil e do MDB forem anulados, quem assumirá cadeira na Câmara será Thiago Silva, suplente do PP. A conferir.
O certo é que os vereadores da “zona de risco” estão com os nervos à flor da pele!
 
OLHA O CONCURSO AÍ!
Já está formada a Comissão encarregada de realizar o concurso da Câmara Municipal. Sob a presidência do diretor geral Rodrigo Souto, a comissão  será composta pelos servidores Cláudia Nunes de Oliveira Fernandes, Diógenes Sene, José Eilson Câmara e  Rosângela Alkmim.
 
PROVA DE FOGO
Prefeita Elisa vai aproveitar o período de férias do filho Bento, e irá viajar com a família na próxima semana. Com isso, assume o vice, Mauricinho de Sá, como prefeito em exercício. Durante a semana, a agenda dele será acompanhar a preparação das escolas para a volta às aulas, visitar obras em andamento e as equipes de limpeza da Codau, dentre outras atividades.
 
MUTIRÃO
Novo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernane Nery anuncia para fevereiro a realização de mutirão para atualizar o Cad Único em Uberaba. Hoje o número está em cerca de 37.400 cadastrados, dos quais 14.593 em situação de pobreza. Desse total,  8 mil recebem Bolsa Família. Além disso, há mais ou menos 2.500 pessoas na fila de espera para inclusão no cadastro.
 
MÃOS DADAS
A propósito, Ernane quer andar de mãos dadas com as entidades do terceiro setor em Uberaba. Entende que são parceiras fundamentais do Poder Público e precisam de atenção.  Promete, inclusive, atuar para que os repasses a essas instituições sejam agilizados e pagos em dia. Essa, aliás, era uma das queixas das creches e asilos no primeiro mandato de Elisa: a demora e as dificuldades no repasse dos recursos.
 
DISCUSSÃO JÁ
O novo titular do Desenvolvimento Social também defende ampla discussão com a sociedade sobre o número crescente de crianças vendendo balas e outros produtos em barzinhos, restaurantes e semáforos. Quer levar o assunto também ao Comdicau, ACIU e demais entidades de classe para estabelecerem, juntos, um plano de trabalho para tirar essas crianças das ruas.
 
CADA UM NO SEU QUADRADO
Aliás, em entrevista à Rádio JM esta semana, Ernane Nery revelou que a Seds está trabalhando firme na regulamentação e divisão de áreas e de atribuições dos três conselhos tutelares de Uberaba. Atualmente, os três dividem um mesmo imóvel, sem ter definição exata de tarefas. O MP já puxou as orelhas do governo municipal por conta dessa confusão.
 
CALMA, PESSOAL!
Tal e qual em outras secretarias, o Desenvolvimento Social ainda não definiu nomes de coordenadores e gerentes de suas unidades. Ernane promete divulgação dos nomes do seu time no início de fevereiro. 
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por