Ex-deputado estadual Tony Carlos volta a sonhar com a cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Não como candidato em 2026. Mas através da indicação de deputado para compor o Tribunal de Contas do Estado. Este ano, a ALMG pode indicar conselheiro para o TCE-MG, em razão de vaga que será aberta com a aposentadoria compulsória do conselheiro Mauri Torres, no final de abril. Com a saída dele, o TCE completará três cadeiras vagas. Entre os nomes que disputam as vagas estão Tito Torres, do PSD e filho de Mauri; Thiago Cota (PDT), Ulysses Gomes (PT) e João Magalhães (MDB). Este último é do mesmo partido do presidente da Assembleia, Tadeu Gomes, o Tadeuzinho. Se a indicação recair sobre o companheiro de partido, abrirá vaga para outro emedebista na ALMG. E, neste caso, Tony assumiria o mandato, porque é hoje o 1º suplente da sigla. Agora é esperar e ver quem tem mais prestígio com o presidente Tadeu.
É HOJE!
Quinta-feira será marcada por mais uma audiência na Justiça Eleitoral motivada por denúncia de fraude à cota de gênero. Desta vez será na ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) movida pelo Podemos contra o União Brasil. Segundo consta, o alvo seria candidata que teve meros dois votos e não teria feito campanha, nem prestado contas. Vamos ver o que a moça vai explicar ao juiz José Paulino sobre essa situação...
COMO FICA?
A matemática eleitoral é tão complicada para o caso de eventual dança nas cadeiras da Câmara Municipal de Uberaba, que nem os maiores experts no assunto conseguem se entender. O colega Paulo Garcia, por exemplo, fez os cálculos e aponta Professor Wander (Podemos) como beneficiário direto no caso de cassação da chapa do Rede e consequente mudança no quociente eleitoral. Samuel Pereira, do PMB, perderia a cadeira, embora não tenha tido qualquer participação nesse imbróglio do Rede. Mas poderá “pagar o pato”, em razão do tal quociente eleitoral.
MUDANÇA GERAL
Para entender: correm na Justiça Eleitoral quatro ações de investigação judicial eleitoral motivadas por denúncias de fraude na cota de gênero. Pois bem. Se as quatro forem julgadas procedentes, a mudança na composição da Câmara para esta legislatura divide opiniões. Há quem defenda que perderão mandato os vereadores Samuel Pereira (PMB), Baltazar da Farmácia e Lu Faquineli (União Brasil), e Cleber Junior (MDB). Vamos lá: se os votos do Rede caírem, sai Samuel e entra Prof. Wander. Se a chapa do MDB (de Cleber Junior) cair, entra Luizinho Kanecão. Se a chapa do União Brasil cair, entram Alessandra Piagem e Lukinha no lugar de Baltazar da Farmácia e Lu Fachineli.
CONTROVÉRSIAS
Por outro lado, há quem entenda que se os votos do União Brasil e do MDB forem anulados, quem assumirá cadeira na Câmara será Thiago Silva, suplente do PP. A conferir.
O certo é que os vereadores da “zona de risco” estão com os nervos à flor da pele!
OLHA O CONCURSO AÍ!
Já está formada a Comissão encarregada de realizar o concurso da Câmara Municipal. Sob a presidência do diretor geral Rodrigo Souto, a comissão será composta pelos servidores Cláudia Nunes de Oliveira Fernandes, Diógenes Sene, José Eilson Câmara e Rosângela Alkmim.
PROVA DE FOGO
Prefeita Elisa vai aproveitar o período de férias do filho Bento, e irá viajar com a família na próxima semana. Com isso, assume o vice, Mauricinho de Sá, como prefeito em exercício. Durante a semana, a agenda dele será acompanhar a preparação das escolas para a volta às aulas, visitar obras em andamento e as equipes de limpeza da Codau, dentre outras atividades.
MUTIRÃO
Novo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernane Nery anuncia para fevereiro a realização de mutirão para atualizar o Cad Único em Uberaba. Hoje o número está em cerca de 37.400 cadastrados, dos quais 14.593 em situação de pobreza. Desse total, 8 mil recebem Bolsa Família. Além disso, há mais ou menos 2.500 pessoas na fila de espera para inclusão no cadastro.
MÃOS DADAS
A propósito, Ernane quer andar de mãos dadas com as entidades do terceiro setor em Uberaba. Entende que são parceiras fundamentais do Poder Público e precisam de atenção. Promete, inclusive, atuar para que os repasses a essas instituições sejam agilizados e pagos em dia. Essa, aliás, era uma das queixas das creches e asilos no primeiro mandato de Elisa: a demora e as dificuldades no repasse dos recursos.
DISCUSSÃO JÁ
O novo titular do Desenvolvimento Social também defende ampla discussão com a sociedade sobre o número crescente de crianças vendendo balas e outros produtos em barzinhos, restaurantes e semáforos. Quer levar o assunto também ao Comdicau, ACIU e demais entidades de classe para estabelecerem, juntos, um plano de trabalho para tirar essas crianças das ruas.
CADA UM NO SEU QUADRADO
Aliás, em entrevista à Rádio JM esta semana, Ernane Nery revelou que a Seds está trabalhando firme na regulamentação e divisão de áreas e de atribuições dos três conselhos tutelares de Uberaba. Atualmente, os três dividem um mesmo imóvel, sem ter definição exata de tarefas. O MP já puxou as orelhas do governo municipal por conta dessa confusão.
CALMA, PESSOAL!
Tal e qual em outras secretarias, o Desenvolvimento Social ainda não definiu nomes de coordenadores e gerentes de suas unidades. Ernane promete divulgação dos nomes do seu time no início de fevereiro.