Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
Que alegria - Episódio ocorrido ontem à tarde durante sessão plenária da Câmara Municipal foi inusitado, arrancou risos, mas, querendo ou não, expõe a fragilidade da segurança no local. Foi um fã do vereador Samir Cecílio e torcedor animado da Seleção Brasileira, mas poderia ser alguém armado. O rapaz entrou, quebrou o clima de compenetração durante apreciação e votação do Plano Diretor e entregou uma camisa 10, saudando “Samirzinho”.
“Vou não” - Outra vez o deputado federal Marcos Montes deixou passar a possibilidade de chegar ao Senado Federal. Nas eleições gerais anteriores preferiu não aceitar o convite de Aécio Neves. Agora, segundo consta, disse não ao aceno do ex-governador Antonio Anastasia. MM preferiu buscar a terceira eleição para a Câmara Federal. Sendo assim, se tudo der certo para Anderson Adauto viabilizar sua candidatura a deputado, os dois terão o primeiro grande enfrentamento tête-à-tête na preferência popular, numa disputa que promete ser tensa.
Eu, hein!? - Sobre esta guerra travada pelo vereador Paulo César “China” Soares com o único frigorífico da cidade, acho legítima sua proposta de mudança de local, como também deve ser reconhecida a disposição da empresa de abrir o diálogo, como foi feito com a presença dos vereadores, da direção da Câmara e até no Gabinete do prefeito. Vereador pode e deve propor. Mas as vias oblíquas, os paralelos que tem usado, o que é lamentável, não resta dúvida, arranham a própria credibilidade da sua demanda. Fica parecendo uma guerra pessoal a qualquer custo, sobretudo lembrando que o vereador em meados de 90 protagonizou o que se tornou um escândalo, acusado de ação criminosa – extorsão – contra a mesma empresa.
Saiu - Mais que esperada, foi concedida terça-feira à noite pelo TSE a segunda liminar que o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, e sua vice, Edna de Fátima Alves e Castro, precisavam para se manter nos cargos enquanto aguardam julgamento final em dois processos. Ainda esta semana o presidente do Legislativo, que estava respondendo pela cidade, vereador Miguel Júnior, deve ser notificado e devolver a cadeira do Executivo. Eles estão condenados nas duas instâncias iniciais e por unanimidade à perda de mandato. Diante do quadro, parece-me pouco provável que consigam reverter a decisão, mas se podem recorrer, é legítimo que o façam. Vai que cola!?
Boca aberta - Os servidores públicos municipais de Uberaba continuam sem poder contar com o serviço odontológico antes oferecido pelo sindicato que os representa. Segundo informações, o profissional que atendia à categoria se aposentou e parece que o serviço se aposentou junto.
Zelo - As autoridades da Cultura em Uberaba precisam voltar atenções à histórica Maria-Fumaça, exposta na praça da Mojiana. A estrutura está sendo depredada, especialmente para a retirada de cobre, apesar do alambrado que a cerca. Bem que aquele local poderia ser transformado num circuito histórico cultural. O lugar é lindo e ali está a bela sede do Arquivo Público e da antiga Fepasa, hoje Vale.
Relógio - O relógio japonês da famosa praça Dr. Jorge Frange ficou tempo razoável sem funcionar. Mas esta semana deram um jeito, depois que o dono de banca de revistas tradicional no local, Luís Ricardo, cobrado a toda hora pela comunidade, cansado de apelar às autoridades do setor, buscou a imprensa ameaçando pagar do próprio bolso (e, claro, mandar a fatura). Naturalmente que em época de celular, relógio em carro, certamente poucos usam o local para se orientar em termos de tempo. A questão é maior que isto. É conceitual, é de cuidado com o patrimônio, com a história.
Espaço - Eu sinto falta de povo nas praças. As famílias precisam retomar estes espaços e serem estimuladas a ist bater papo aos fins de tarde, caminhar, passear com as crianças. Os locais, do povo, estão sendo tomados por pessoas descompromissadas para o uso de drogas e outras atividades e comportamentos não recomendados. E é assim mesmo, quando os de bem se ausentam, os do mal tomam conta.
Oportunidade - A Nova CAA realiza campanha da vacinação contra a gripe na próxima semana para advogados e dependentes. E a custo subsidiado. O profissional somente arcará com R$20 por dose, um valor praticamente simbólico. Os interessados devem comparecer até amanhã na sede da CAA, na rua Lauro Borges, 82, para cadastramento. A vacinação acontece entre os dias 26 e 29.
Ponto - Já está virando prática a utilização de estacionamento em via pública em Uberaba por parte de revendedores de veículos. Enquanto o povo em trânsito sofre à procura de vaga, muitas estão lá ocupadas durante todo o expediente comercial pelos veículos com placas de vende-se, garantindo maior visibilidade dos produtos pelos garageiros. Querem um exemplo? É fácil: bem em frente do Centro Administrativo Municipal.
Proibido - Todo dia, desde bem cedo, carros particulares ocupam espaço próximo ao Hospital de Clínicas, onde está sinalizada a proibição de estacionar. Esta semana a Guarda Municipal esteve nas imediações para controlar problema de trânsito e nada fez contra os infratores. A situação dificulta, além do tráfego conturbado, também manobras de veículos de maior porte que precisam entrar e sair nas imediações.