Vai começar
Já está em andamento o processo de instalação do canteiro de obras da Toyo-Setal em Uberaba para início da construção da fábrica de amônia da Petrobras. Esta semana a diretoria da empresa entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba, solicitando lista de prestadores de serviços para contato, visando parceria na obra. Entre outros itens foram pedidos fornecedores de pedra, brita, concreto, massa asfáltica, material elétrico, material de construção em geral, transportes, além de empresas que prestam serviço com pá carregadeira e outras máquinas pesadas. A Toyo-Setal pretende contratar com pessoal uberabense, prestigiando os prestadores de serviço locais. Amém!
Dilma aqui
A data ainda não está definida, mas a presidente Dilma Rousseff deve vir a Uberaba a qualquer momento para o início oficial das obras da planta de amônia da Petrobras. Inicialmente programada para fevereiro, a visita foi adiada em razão da viagem da presidente a Roma. Mas tudo indica que ela virá ainda em março.
Contrapartida
Entre os diversos assuntos tratados entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Petrobras na reunião mensal realizada nesta quinta-feira, na sede da empresa, no Rio de Janeiro, um em especial já trata das medidas de contrapartidas da empresa a Uberaba por conta da implantação da fábrica de amônia. Segundo o secretário José Renato Gomes, o prefeito Paulo Piau foi taxativ quer investimento da Petrobras na área da educação, mais especificamente através de mais uma escola de tempo integral. Quem sabe a Petrobras ajuda também a completar o caro projeto do BRT?
Vergonha!
A propósito de crítica publicada nesta coluna ontem, a leitora Cinthia Costa Valim observa que a entrada da MG-190 (ou Ligação 798) é mais vergonhosa que a do Beija-Flor/Santana Borges. Segundo sua observação, quem vem de Nova Ponte, Patos, Patrocínio, certamente fica, logo de cara, com uma péssima impressão de nossa cidade. “Aquela quantidade de lixo que jogam ali é um absurdo”, ressalta a leitora. E arremata, cobrand “Interessante é que ninguém faz nada. A Promotoria do Meio Ambiente, que gosta de pegar no pé por muito menos, nunca tocou no assunto”.
Sucessor – Se o prefeito optar por prestigiar o PT, Ricardo Lima deve ser confirmado secretário de Meio Ambiente. Mas se prestigiar o G9 (grupo das nove entidades de classe mais representativas da cidade), deve confirmar no cargo o interino Marco Túlio Prata, que conta com o apoio também dos seus subordinados. Segundo consta, o nome do petista não foi bem recebido entre lideranças ruralistas, assim como entre os servidores da pasta...
Nova sede do INSS
Sede do INSS deve mudar da Governador Valadares para o bairro Boa Vista em 2016. Em área de quase cinco mil metros quadrados doada pelo município será erguido um prédio com quatro pavimentos, com recursos da ordem de R$5 milhões já disponibilizados pelo Ministério da Previdência. Chamam a atenção os números revelados pelo INSS: existem na cidade de Uberaba 55 mil aposentados, sendo que, mensalmente, R$60 milhões são “despejados” na praça em recursos de aposentadoria.
Vapt-vupt
Prefeito Paulo Piau entrega hoje aos moradores do Jardim das Palmeiras a obra de implantação das galerias pluviais que vão acabar com a água empoçada naquela região. Em menos de 30 dias o serviço foi executado pelo ligeiríssimo secretário Robertinho Indaiá. Na semana que vem, serviço semelhante será entregue à população do bairro Abadia, onde comerciantes viviam se queixando de inundação nas lojas sempre que chovia. Entre a Prudente de Morais e Estrela do Sul foram implantados 100 metros de galerias em menos de um mês também.
Na frente - Através do jornalista “prata da casa” Márcio Gennari, a Rádio JM foi uma das selecionadas entre 1.800 emissoras de rádio de todo o país que enviaram perguntas sobre a migração de emissoras de rádio AM para FM, e que foram respondidas pessoalmente pelo ministro Paulo Bernardo. Segundo o ministro, a partir de agosto esse processo começará a se efetivar.
Confusão - Obras da Cemig no centro da cidade mostraram a completa desorganização da Guarda Municipal para ajudar a disciplinar o trânsito nas principais ruas da região. Em alguns cruzamentos havia excesso de guardas, desnecessariamente. Em outros, não havia nenhum GM, obrigando motoristas ao “salve-se quem puder”! Faltou planejamento, sobrou incompetência.
Happy hour
Centro da Lazer da OAB abre suas portas hoje, a partir de 20h, para happy hour com música ao vivo e show de Érica Nara. Na organização do evento está a competente advogada Fabiana Faquim, diretora da Caixa de Assistência do Advogado de Minas Gerais e responsável pela revitalização do Centro de Lazer.