ALTERNATIVA

Trabalho de avaliação do Plano Diretor

Dentro de dois meses deve estar concluído o trabalho de avaliação do Plano Diretor de Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 05/04/2013 às 10:12Atualizado em 19/12/2022 às 13:49
Compartilhar

Novo Plano Diretor

Dentro de dois meses deve estar concluído o trabalho de avaliação do Plano Diretor de Uberaba, com vistas à sua atualização. Desde meados de março equipe técnica mista da Prefeitura e Codau está debruçada sobre as normas em vigor, discutindo as alterações a serem propostas. Na equipe de trabalho estão o novo secretário de Planejamento, Cláudio Junqueira, o chefe de gabinete do prefeito Paulo Piau, Fernando Hueb, o presidente da Cohagra, Wagner Júnior, o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, e servidores de carreira da Prefeitura. O grupo já considera que um dos pontos fundamentais é a possibilidade de expansão de espaços para novos loteamentos.

Perímetro urbano

Se prevalecer o entendimento da comissão encarregada de analisar e propor alterações no Plano Diretor do Município, o perímetro urbano de Uberaba deverá ser ampliado para possibilitar uma espécie de democratização dos espaços, de modo a contemplar a instalação de novos empreendimentos imobiliários, tanto aqueles voltados para classe A quanto conjuntos habitacionais populares. Tudo com olhos fixos no futuro e não apenas no imediatismo das necessidades prementes de uns e outros.

Novas normas

Nos bastidores, o que se sabe é que a comissão encarregada das mudanças no Plano Diretor deve propor que todos os futuros empreendimentos imobiliários sejam dotados de infraestrutura completa. Sem redes de água e esgoto, iluminação pública e outras exigências do gênero, nenhum loteamento ou conjunto habitacional poderá ser aprovado, muito menos ter os lotes vendidos a terceiros. Certíssimo!

Padrão – Sugiro que a comissão defina, ainda, normas para o arruamento e largura de passeios, de modo a fixar um padrão mínimo, com largura decente, pois em vários conjuntos habitacionais o que se vê são calçadas estreitíssimas, onde só é possível andar em fila indiana... e as pessoas ainda dão de testa com postes no meio do passeio... 

Inversão – Geralmente os empreendedores adquirem uma área longe do centro da cidade e iniciam um loteamento, mas não se importam com as condições de acesso ao local, nem com a implantação de redes de água e esgoto, rotas de ônibus, escolas, postos de saúde... E saem vendendo os lotes, ficando o problema da infraestrutura para a Prefeitura resolver (leia-se: debitar para os contribuintes os ônus da infraestrutura). A comissão deve propor uma inversão nessa conta, com maiores exigências do Poder Público para aprovação dos loteamentos. Corretíssimo! 

Banco de DNA

Referência no ensino de Zebuinocultura, a Fazu sai novamente na frente. Em breve, a faculdade será a primeira do país a abrigar um Banco de DNA de zebuínos, graças à parceria com a ABCZ, o Polo de Excelência em Genética Bovina e Fapemig. As amostras para extração do DNA começarão a ser colhidas pelos técnicos da ABCZ em todo o Brasil e enviadas para armazenamento aqui. Além da contribuição científica, uma vez que as informações de DNA serão utilizadas para a realização de pesquisas em benefício da sociedade em geral, o projeto terá ainda contribuição acadêmica para os futuros zootecnistas formados pela Fazu.

Eleições

ExpoZebu 2013 vai marcar a despedida “solene” de Eduardo Biagi do cargo de presidente da ABCZ, que ele vem ocupando com notório brilhantismo. Entidade elege a nova diretoria em agosto. Ao que consta, não haverá disputa e o nome de consenso para sucessão presidencial é o do jovem criador Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira, o Cao Paranhos.

Dengue - Secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, é o convidado do programa Linha Aberta de hoje, que vai ao ar pela Rádio JM AM 730 a partir de 8h. “Falaram-me que eu teria de matar um leão por dia na Secretaria de Saúde. Mas estou tendo de matar é mosquito”, brinca Fahim, numa alusão clara aos desafios do Aedes aegypti, causador da dengue e de mais de uma dezena de mortes em Uberaba. Para fazer perguntas ao Fahim, durante o programa, basta ligar para 3331-7999.

Eternamente Markito

Empreendedor Gilberto de Andrade Rezende e historiadora Maria Antonieta Borges Lopes serão homenageados hoje com a Comenda Markito. Solenidade será realizada às 19h30, no salão nobre da Câmara Municipal de Uberaba.

Pra pensar

Um dia depois de Daniela Mercury assumir o romance com uma jornalista baiana, o ator Alexandre Nero (o Stênio, de “Salve Jorge”) provocou o maior frisson nas redes sociais ao se posicionar sobre o relacionamento homoafetivo. Começou dizend “Sou ator. Represento o Feliciano, mas o Feliciano não me representa”, referindo-se ao pastor e deputado federal Marcos Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Instigado por uma fã que defendia o pastor, Nero foi mais longe: “O que Feliciano está tentando fazer é manter o que eu ou você, em outras épocas, chamaríamos de normal. Lembra quando a mulher não podia votar? Vocês conquistaram. Lembra quando negros não podiam estudar? Eles conquistaram... depois de conquistar não serem vendidos como animais. Os gays merecem conquistar os que lhes é de direito”. O comentário de Nero bombou. E aí ele disparou: “Bom, eu queria aproveitar a grande repercussão do meu último post e dizer que estou vendendo um Chevette 79”, brincou o ator, após o assunto se espalhar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por