ALTERNATIVA

Tragédia anunciada: muro do Alfredo Freire está preste a cair de novo

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 11/01/2023 às 22:14Atualizado em 12/01/2023 às 22:08
Compartilhar

Se a PMU não fizer a drenagem do Alfredo Freire I, o muro vai cair novamente e pode causar uma tragédia, destruindo as casas que ficam na parte baixa do terreno. Um ano depois da queda, o muro já tem novamente rachaduras causadas pelas águas da enxurrada que desce  morro abaixo. 

No ano passado, o loteador se responsabilizou pela construção do  muro, mas alertou as autoridades que a Codau precisaria fazer as obras de drenagem para evitar que as águas da enxurrada do bairro descessem com velocidade, até encontrar o obstáculo do muro. A força da água, diante das fortes e constantes chuvas que vêm castigando Uberaba, vai provocar a repetição do problema. É uma tragédia anunciada. Apesar do alerta às autoridades, nada foi feito nesse prazo de mais de um ano para evitar o que já se prevê. “O muro vai cair de novo”, alerta o empresário Carlos Jreige. Veja o vídeo e as fotos abaixo para entender a história:

Problemas no Alfredo Freire (Foto/Divulgação)

Problemas no Alfredo Freire (Foto/Divulgação)

Muro danificados no Alfredo Freire IV (Foto/Divulgação)

Muro danificados no Alfredo Freire IV (Foto/Divulgação)

TRANSPARÊNCIA JÁ!
Embora seja uma das principais ativistas da causa animal e vir lutando há anos pela castração, a vereadora Denise Max ficou sabendo pelo JM que a Prefeitura vai realizar o 1º Mutirão da Castração de cães e gatos no dia 17 até o dia 29, na sede da Funel. Embora ela até compreenda a falta de delicadeza do governo municipal em discutir previamente a  programação com os vereadores da bancada defensora da causa animal na Câmara, Denise Max alerta que é preciso que a Prefeitura esclareça melhor a população sobre as medidas que devem ser adotadas para o cadastramento dos animais, assim como preparatórias da castração. "A prefeitura precisa informar quantos animais já estão inscritos e quantos ainda poderão ser atendidos nesse Mutirão. A população não pode ser iludida. É preciso ter transparência” - adverte a vereadora.

ATENÇÃO
Denise Max ainda ressalta que a Prefeitura precisa orientar a população sobre as medidas preparatórias dos animais que serão submetidos à castração: “Dentre outras coisas, tem de explicar que o animal  pode ficar no máximo 5 horas em jejum. Não pode ficar 12 horas em jejum, porque ele morre”. A vereadora ainda questiona: “Por que não faz esse mutirão no Hospital Veterinário? Lá, se houver qualquer intercorrência, o animal pode ser socorrido de imediato. Na Funel não existe essa estrutura. Mesmo que a técnica de castração seja minimamente invasiva, sempre há um risco em toda e qualquer cirurgia. Além disso, o animal vai ser anestesiado. Se der uma parada cardíaca, quem vai socorrer o animal lá na Funel?”

MAIS UM
Ex-vereador Kaká Carneiro, o Kaká Se Liga, pode ser mais um nome a entrar na corrida para prefeito no ano que vem. Reunião realizada entre lideranças do PSD, PSDB e União Brasil esta semana colocou na mesa eventuais nomes para a sucessão da prefeita Elisa e afunilou até chegar no nome de Kaká. Mas esse quadro pode mudar. Nem todos os participantes da reunião saíram de lá falando a mesma língua…

CHAME O SHERLOCK HOLMES!
Em vídeo postado no instagram, o vereador Luizinho Kanecão questiona: Onde foram parar os equipamentos de ginástica da Praça da Mogiana e da Rua Barão da Ponte Alta? 

Alternativa repassou o questionamento à Secretaria municipal de Comunicação na segunda-feira, mas até agora não obteve resposta. 

IMPRESSIONANTE
A propósito, a próxima investida do vereador Luizinho Kanecão deverá ser a região do Córrego dos Caneiros e avenida Padre Eddie Bernardes, palco de constantes enchentes e muitos prejuízos para os moradores. Segundo o vereador, além de mostrar cenas impressionantes dos transtornos enfrentados pela população durante o período chuvoso, ele vai apontar alternativas viáveis para resolver o problema. 

MAIS UM
Erosão de parte da rua José Machado Borges, esquina com a Avenida Niza Marques Guaritá, é mais um problema para o governo municipal resolver. Parte do asfalto já afundou e há trincas evidentes na rua. No final da tarde desta quarta-feira, o secretário de Obras e Serviços Urbanos, acionado pelo vereador Túlio Micheli, esteve no local e determinou a interdição do trânsito naquela rua, até o acesso ao Maringá 1 pela Rua Antônio Alves Pinto Filho, até que uma solução definitiva possa ser efetivada. É mais um problema envolvendo o córrego dos carneiros.

Interessante como a Defesa Civil, mesmo acionada por populares, não compareceu ao local.

EM DEBATE
Reajuste da tarifa do transporte coletivo seria tema de audiência pública nesta quinta-feira, às 16h, no auditório do Centro Administrativo. Porém, no início da noite de ontem, a Prefeitura comunicou que a audiência seria adiada para o dia 19 de janeiro e a realização seria transferida para o horário noturno.

EFEITO COLATERAL
A chuvarada deste verão poderá elevar os preços dos alimentos na nossa mesa. Aliás, esse efeito colateral das chuvas nós todos já estamos sentindo no bolso quando vamos ao varejão. Mas a situação pode piorar.

Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata, o feijão pode ter uma quebra muito grande, enquanto há perspectivas de atraso no ciclo da soja, repercutindo na safrinha. O excesso de água já é um problema  para os agricultores da região.

SOS ESTRADAS 
Não bastassem os prejuízos para os agricultores, as estradas rurais também padecem com o excesso de chuvas neste início de ano. Segundo o presidente do SRU, apesar de todos os esforços da Secretaria Municipal do Agronegócio para cuidar das estradas municipais, os produtores já enfrentam problemas para o escoamento da produção. 

VEZ DA TECNOLOGIA
Apesar dos problemas causados pelo excesso de chuvas, o Sindicato Rural está formatando um projeto muito interessante, visando tornar  a tecnologia acessível e economicamente viável para o homem do campo, beneficiando especialmente os pequenos e médios produtores. A ideia é integrar as entidades representativas do setor, as universidades e a sociedade civil para proporcionar cursos e assessoria técnica, disponibilizar equipamentos e expertise para alavancar a produção com produtividade. De acordo com o presidente Marco Túlio, várias reuniões estão sendo realizadas desde 12 de dezembro do ano passado para “afinar a viola” e em março o projeto final será apresentado aos principais  interessados. 

É um baita desafio fazer essa interlocução entre as várias pontas da cadeia produtiva, mas vai valer muito a pena. Ao final, todos sairão ganhando!

JEITINHO MINEIRO
Marido da nova adjunta da Educação, Juliana Petek, já se ajeitou em Uberaba, mais precisamente no gabinete do vereador Cleomar Barbeirinho. Aliás, Barbeirinho era suplente do secretário municipal de Educação, Celso Neto.

“Morou”?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por