Bomba ou traque?
Era biriba a tal “bomba” prometida por Lerin. Ontem à noite, ele anunciou o médico Hélio Massa como seu vice. Até então, Hélio Massa estava cotado para disputar cadeira na Câmara de Vereadores, pelo mesmo partido de Lerin. Com essa formação, o PSB enfrentará as urnas com chapa pura, o que de certa forma evidencia uma estratégia política arriscada. E pode resultar em grandes dificuldades para a campanha majoritária.
Pé frio
No fechamento desta coluna, já estava definida a substituição de João Franco (PDT) na dobradinha com Fahim Sawan (PSDB). O anúncio oficial é uma questão de horas e só não foi feito ontem à tarde porque João Franco não recebeu bem a notícia de que terá de dar lugar a outro nome. Seu substituto está definido e será uma “surpresa”, segundo o presidente do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos.
Pé frio II
Não é a primeira vez que João Franco perde a vaga de vice em eleição para prefeito de Uberaba. Na reeleição de Anderson, ele já era tido como nome certo na dobradinha, quando teve de ceder seu lugar a Paulo Mesquita. Na época, a substituição foi apontada como o pivô do estremecimento da amizade entre ele e o prefeito, porque João se sentiu preterido.
Sem erros
O que pesou na substituição de João Franco foi, sem dúvida, seu indiciamento no “escândalo da Home Care”. “Fahim não pode errar”, sentenciou Luiz Cláudio Campos. E não pode mesmo, principalmente depois da lição das eleições passadas em que fez dobradinha equivocada com Isabel Nascimento. Além disso, Fahim “peitou” meio mundo para ser novamente candidato a prefeito pelo PSDB. É agora ou nunca para ele!
Proporcional
Hoje termina o prazo para o registro de candidaturas. Com apenas 14 cadeiras na Câmara, Luiz Cláudio Campos acredita que o pleito deste ano seguramente terá menos candidatos a vereadores. As coligações lideradas pelo PSDB, por exemplo, deverão ter entre 56 e 76 candidatos, no máximo, dependendo da formatação final.
Dificuldades no PT
As dificuldades pelos lados do PT andam grandes. Esta semana teve até reunião na casa de Dona Gasparina, a mãe do prefeito, para tentar montar um esquema de trabalho capaz de alavancar o nome de Adelmo. Secretários municipais compareceram, mas o entusiasmo não foi propriamente o tempero do cardápio. Há dificuldades também para fechar a chapa de candidatos a vereadores, com Marilda e José Severino definidos à espera de companheiros...
Boataria
Nessa época pré-eleitoral, o que não falta é boato. Esta semana soltaram que a ex-primeira-dama Marília Cordeiro seria vice de Lerin. Os boateiros se esqueceram que Marília continua filiada ao DEM, que se coligou com o PMDB, de Piau.
Interessados
Há pelo menos dois interessados em alugar o imóvel que serviu ao Carrefour, na avenida Maranhão. Um é o supermercado Bretas. O outro opera no segmento de materiais para construção. Vamos ver se agora dá certo com um deles...
De cima
Prefeito Anderson Adauto esteve no Rio de Janeiro, acompanhando os processos da fábrica de amônia em Uberaba. Pediu agilidade nas decisões para não haver atrasos no cronograma. AA quer o início rápido das obras de engenharia.
Diferença
Estudar em uma instituição de ensino de qualidade, como a Fazu, fica mais fácil através de programas de incentivo, como o Proep (Programa de Bolsas para Egressos de Escolas Públicas). Neste programa, o valor da mensalidade fica bastante convidativo, girando em torno de R$300 mensais, em alguns casos. Convém você se informar na Fazu.
Trapalhadas
Sessão da Câmara ontem foi marcada por trapalhadas e desentendimentos. Lá pelas tantas, o vereador Samuel Pereira teimava em fazer valer as suas emendas à LDO, embora técnico da PMU explicasse que Lei de Diretrizes Orçamentárias não comporta emendas. Samuel bateu o pé, ignorando que função de vereador é legislar, mas também respeitar as leis. Ao final, ao perder a parada, entregou o cargo na comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo, em meio a um clima de mal-estar generalizado...