Foto/Jairo Chagas
Enfim, bancos de verdade no calçadão! Que alívio! Aleluia!
Cara nova
Na maior parte das vezes, as coisas simples levam a melhores resultados do que as “invenções de moda”. Prova disso são os bancos do calçadão e da praça Rui Barbosa. Não teve quem não elogiasse a instalação dos bancos de madeira, em substituição àqueles bancos de cimento do projeto original. O presidente da associação Centro Forte, Fábio Lopes, por exemplo, comemorou a troca, assim como os lojistas do primeiro quarteirão da rua Artur Machado. E pensar que todos os transtornos, aborrecimentos e desgastes poderiam ter sido evitados não fosse a “invenção de moda” no desastroso projeto original de revitalização do centro da cidade. Pena que não é possível trocar também aquele piso horrível, que já está encardido como se fosse velho e malcuidado...
Resultado positivo
Ala Vermelha da UPA São Benedito estava totalmente vazia na manhã de ontem. Por volta de 9h, não havia um único paciente à espera de transferência para os hospitais, ou em situação de permanência lá. Isso significa que as situações de urgência e emergência ou foram tratadas e os pacientes tiveram alta, ou foi realizada a regulação de forma adequada pela Secretaria de Saúde. Na avaliação do secretário Iraci Neto, esse fenômeno mostra que o trabalho realizado pelas equipes das UPAs, juntamente com a equipe da secretaria de Saúde, está no caminho certo.
Em alta
Foi acertada a decisão do secretário Iraci Neto de estender o horário de atendimento até a noite em algumas unidades do município com maior demanda. Além de facilitar o acesso da população à saúde pública, o horário estendido está contribuindo para evitar o acúmulo de pacientes à espera de atendimento nas UPAs. Para se ter uma ideia, o programa “Saúde na Hora” totalizou 485 atendimentos médicos no período da noite, somente na primeira quinzena deste mês. A UMS Abadia registrou a maior procura nesse período, com 139. Já a UMS Álvaro Guaritá prestou 94 atendimentos médicos, no período noturno, entre os dias 1º e 15/11.
Vem que tem
As quatro unidades de saúde que estão funcionando à noite registraram 696 atendimentos na área de enfermagem na primeira quinzena deste mês, 206 na de Odontologia e 160 vacinas aplicadas. Todos os números são exclusivos do atendimento noturno.
Portas abertas
Com investimentos da ordem de R$720 mil na sua reforma, a Unidade Regional de Saúde Lineu Miziara, mais conhecida por “São Cristóvão em razão da sua localização, será reinaugurada nesta segunda-feira. Já a URS Boa Vista tem previsão de entrega no mês que vem.
Marcha pelos pequenos
Associação Mineira de Municípios articula mobilização contra a extinção dos pequenos municípios proposta pelo governo federal. Desde que o assunto veio à baila, o presidente da AMM, Julvan Lacerda, posicionou-se contrário à medida. Agora está organizando a manifestação para terça-feira, no auditório do Crea, em Belo Horizonte.
Custo alto
Essa questão envolvendo a extinção dos municípios “nanicos” é delicadíssima. Por um lado, mostra-se difícil desmontar uma estrutura antiga, como se vê em Minas Gerais, que é o Estado com o maior número de municípios na Federação. Por outro lado, é inconcebível manter municípios inviáveis economicamente, como tantos que existem por aí. Por mais que a AMM defenda (e essa é sua função) os pequenos, fica difícil à sociedade endossar esse posicionamento, diante do ônus que eles representam para todos nós, contribuintes de impostos.
Tchau e bênção
Câmara Municipal de Belo Horizonte cassou o mandato do vereador Wellington Magalhães, em sessão realizada na manhã dessa sexta-feira. Ele foi acusado de diversos crimes, como fraude em licitação, tráfico de influência na Polícia Civil, ameaças a colegas e a cidadãos, recebimento de propina e por aí foi. Wellington Magalhães frequentava as sessões legislativas com o uso de tornozeleira eletrônica.
Despedida
Reunião da diretoria plena da Aciu nessa segunda-feira, dia 25, será a última sob a presidência do empresário José Peixoto antes da eleição para a renovação da diretoria, marcada para o dia 2 de dezembro. Na pauta, os problemas com segurança (ou decorrentes da falta dela) nos distritos industriais e o Parque Tecnológico. Convidados são o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, e o subsecretário de Defesa Social, Capitão Roberto.
Apelo aos apaixonados
Prefeitura está convidando os “apaixonados por Uberaba” para um evento no dia 5 de dezembro, entre 19h e 22h, no anfiteatro do IFTM. Na programação, palestra sobre o tema “O futuro da minha cidade”, a cargo do engenheiro Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano do Paraná. Maringá é hoje uma referência em urbanismo no país e não raro serve de inspiração para outros tantos municípios brasileiros.