ALTERNATIVA

Troca na presidência do Conphau ocorre em momento inoportuno

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 07/11/2023 às 21:03Atualizado em 08/11/2023 às 22:27
Compartilhar

INVESTIMENTO
Mais 100 novos empregos e R$100 milhões em investimentos. Protocolo de intenções para viabilizar mais essa conquista será assinado às 11h30 desta quarta-feira, no gabinete da prefeita Elisa. O investimento é fruto de negociações entabuladas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, com a empresa Ituiutaba Energia Renovável, do grupo CMAA, para a instalação de um projeto de processamento de dados, o VerdeTech, na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Esse é o terceiro empreendimento de peso anunciado pelo governo municipal para a ZPE que, aos poucos, vai se consolidando com investimentos de diversas áreas. A primeira a se instalar, no entanto, deverá ser uma fábrica de móveis que já atua fortemente com exportações.

REFORÇO NO TIME
A ida do coronel Roberto Benigno para o comando da Secretaria de Defesa Social é mais um sinal evidente das ligações políticas cada vez mais estreitas entre o governo Elisa e o grupo político do ex-ministro Marcos Montes. O vereador Ismar Marão que o diga...

A CONFERIR
Já a troca na presidência do Conphau não poderia ser mais inoportuna. Com tanto tempo para fazer a mudança, ela ocorreu exatamente na véspera da agitada audiência para discutir o destino dos imóveis supostamente inventariados em Uberaba. Na verdade, o Conphau, até aqui, cozinhou em banho-maria a solução sobre os processos de inventariamento, em vez de colocar essa questão às claras e discutir abertamente as soluções com os principais interessados. Faltou jogo de cintura e coragem para enfrentar esse problema com a indispensável transparência. Tomara que a troca no comando signifique avanço do Conphau na solução desse impasse, que vem se arrastando desde o governo passado.

DESGASTE
Quanto mais o tempo passa sem uma solução efetiva sobre essa pendência relacionada aos imóveis inventariados, mais desgaste o assunto gera para o governo. Nesta terça-feira, desde cedo, circularam posts nos grupos de WhatsApp, de autoria supostamente atribuída à prefeita Elisa, para conclamar os servidores a participarem da audiência pública, vestidos com camiseta preta. Embora o momento peça pacificação entre as partes, esse post serviu para irritar ainda mais os proprietários dos imóveis afetados pelas medidas restritivas impostas pelo Conphau e gerou apenas discussões e críticas à iniciativa.

INTIMIDAÇÃO?
A convocação do vereador Tulio Micheli para depor na CEI do Hospital da Criança foi vista por seus apoiadores como tentativa de intimidação, já que ele faz oposição acirrada ao governo municipal e já se desentendeu publicamente com a colega Lu Fachinelli, que preside a comissão. Mas, de acordo com outro integrante da CEI, vereador Professor Wander, Tulio foi convocado porque teve o nome citado em outros depoimentos, como estando no local onde ocorreu a morte do garoto Marcelinho.

FOCO
Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, o vereador Professor Wander reiterou o compromisso firmado entre os integrantes da CEI do Hospital da Criança de não comentarem os fatos relacionados à investigação, até que o relatório seja concluído. Medida foi adotada para preservar as pessoas e o hospital também. No entanto, Professor Wander ressaltou que as investigações estão focadas em dois pontos: a causa da morte do garoto, e se houve falha no atendimento prestado pelo hospital e/ou pelo Samu. Wander Araújo acredita que logo após a oitiva de Tulio Micheli, a comissão deverá concluir os trabalhos e apresentar finalmente o seu relatório.

NA BRONCA
Até aqui o Professor Wander Araújo tem integrado a base de apoio do governo Elisa na Câmara. Mas essa situação pode mudar, como ele próprio adiantou na entrevista à Rádio JM. O estopim do descontentamento do vereador foi o descumprimento do compromisso firmado pela Sesurb de recapear as ruas do bairro Santa Marta, seu reduto eleitoral. Quando o secretário e o sub anunciaram que em 30 dias o serviço teria início, o vereador gravou um vídeo para comunicar o fato aos moradores. Porém, decorrido o prazo, o serviço não começou, nem tem data para começar. Ao questionar a Sesurb sobre o fato, o vereador teria recebido uma resposta “atravessada”, que o desagradou profundamente. “Passei por mentiroso” – desabafou Wander Araújo.

REVIDE
Na opinião do vereador Professor Wander, o recape no Santa Marta pode ter sido adiado como resposta do governo ao seu voto contrário ao veto da prefeita no projeto de autoria do colega Tulio Micheli, que obrigava a Codau a informar com antecedência a suspensão do abastecimento nos bairros. “Defendo o governo, mas tudo tem limite. Gosto muito da Elisa, mas os obstáculos colocados pela equipe podem me levar ao rompimento” – frisou o vereador.

VAI PRA ONDE?
Hoje o vereador Wander Araújo está filiado ao Podemos, comandado pelo colega Elias Divino. O partido já está posicionado com o trio Franco-Piau-Tony para 2024, ou seja, na oposição ao governo Elisa. Com isso, Wander terá dois caminhos: ou mudar de partido ou mudar de lado.

 REPÚDIO

A exemplo de outras entidades de classe ligadas ao agro, a ABCZ divulgou nota de repúdio ao conteúdo das provas do Enem aplicadas no domingo. Na nota, o presidente Gabriel Cid reforça que “o trabalho do produtor rural está contido no lápis, na caneta, no caderno, nas carteiras, na merenda escolar e em diversas outras abordagens que compõem o ensino brasileiro. Mais de 4 milhões de estudantes que realizaram as provas foram submetidos a responder perguntas mal formuladas, numa tentativa grotesca de  influência contra o produtor rural e seu trabalho, que merecem respeito”. Não foi diferente o tom adotado pelo prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia, que nas suas redes sociais criticou as provas: “agricultura familiar, pequeno agricultor, médio e grande produtores são um só e são eles que alimentam o povo brasileiro”, destacou. Odelmo tem mostrado posições sempre muito firmes em defesa do agro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por