ALTERNATIVA

Troca no time de Elisa tira Gicele da Seds

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/06/2023 às 21:53Atualizado em 28/06/2023 às 20:07
Compartilhar

Conforme esta coluna antecipou, a secretária Gicele Gomes vai deixar o cargo nesta sexta-feira. Será substituída por Erika Martins Ferreira Dias no comando da SEDS. Erika foi a primeira colocada na eleição para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, para mandato de 2020 a 2024. Mas. No processo seletivo para exercer a função pública de assistente social, em 2023, ela foi desclassificada, conforme o edital 154, da Secretaria de Administração.

Érika é assistente social, evangélica, casada e tem um casal de filhos.

MARCA DO PÊNALTI
Não será surpresa se o adjunto da SEDS, Herval Kobayashi, também for exonerado. O zunzunzum está intenso nos corredores da Prefeitura.

TROCA TROCA
Nenhum governo trocou tantos secretários quanto o atual. Da formação original do secretariado, restam apenas a Procuradora Geral, Fabiana Gomes Pinheiro Alves, o secretário de Fazenda, Roberto Tosto, o titular do Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, o secretário de Governo, Beethoven Oliveira (que trocou de posição várias vezes) e o chefe de gabinete, Caio Presotto (que também mudou de posição no time). Ainda estão firmes os presidentes da Codiub, Codau, Arquivo Público e Fundação Cultural. Saúde, Educação, Esportes, Comunicação, Defesa Social, Meio Ambiente, Planejamento, Administração, Controladoria, Obras e Serviços Urbanos, Governo, Agricultura... todos já mudaram o seu titular pelo menos uma vez desde 2021.

LOTAÇÃO MÁXIMA
Voo inaugural da Gol terá lotação máxima, ao que tudo indica. Uma caravana de vereadores da base da prefeita Elisa está se organizando para pegar a estrada rumo a São Paulo, retornando no dia 6 no voo da Gol, para prestigiar a companhia. Muita gente do time do governo, em especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também está confirmada nessa estreia.

MARKETING POSITIVO
De acordo com o secretário Rui Ramos, o governo Elisa vai aproveitar essa oportunidade da estreia da Gol para divulgar Uberaba em várias frentes. Uma delas será no aeroporto de Congonhas, onde a Sedec vai montar um espaço com produtos “made in Uberaba”, incluindo cerveja, petiscos e doces. Um vídeo sobre a cidade também será exibido em Congonhas. E mais: no voo inaugural entre São Paulo e Uberaba serão servidos esses mesmos itens. Iniciativa muito positiva, sem dúvida alguma.

ALÉM DAS FRONTEIRAS
No voo de estreia, a Gol vai trazer jornalistas especializados em turismo para conhecer Uberaba, com o compromisso de divulgarem a cidade. Uma dessas publicações será na revista de bordo da companhia aérea. A iniciativa faz parte do projeto de apresentar o Geopark e as potencialidades da cidade, visando fomentar a famosa indústria sem chaminé chamada turismo. Aqui eles vão visitar as fazendas que integram o Circuito de Turismo Rural, as cachoeiras da região, Peirópolis, e vários outros pontos turísticos do município.

TUDO OU NADA
Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, o secretário Rui Ramos frisou a importância de fazer emplacar esse voo da Gol para Congonhas. “Esse voo é fundamental para Uberaba, tanto para desenvolver o turismo, quanto para atrair e manter investimentos na cidade” – reforçou. Além de divulgar esse voo da Gol em Uberaba, a Prefeitura está trabalhando para informar as cidades vizinhas e para criar a cultura e o costume das pessoas de embarcar no nosso aeroporto rumo à capital paulista. A estratégia é evitar perder essa ligação com São Paulo, tão desejada, quanto imprescindível.

PRATO TÍPICO
Na maratona para tornar popular o projeto Geopark, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico deve incentivar os bares e restaurantes  da cidade a criarem um prato típico alusivo aos dinos. Durante o Festival Gastronômico, no segundo semestre, o secretário Rui Ramos deve lançar o desafio aos participantes.

CARA NOVA
Além dos projetos para fomento do turismo, o secretário Rui Ramos conta que os distritos industriais 1 e 2 passarão por processo de revitalização ainda neste mandato da prefeita Elisa. Uma das medidas já definidas abrangerá a duplicação das vias do DI 2, entre a fábrica de fraldas e a de fardas e daí até o DI 4. Além disso, prevê a criação de um pátio para estacionamento de caminhões, com infraestrutura completa para caminhoneiros. Hoje esses veículos pesados ficam estacionados em fila indiana nas imediações do Porto Seco, sem qualquer estrutura para descanso, alimentação e higiene pessoal.

CORRENDO ATRÁS
Tratativas com o governo federal para ampliar a capacidade de armazenagem de grãos pela Conab em Uberaba estão bem encaminhadas, segundo o secretário Rui Ramos. Esse é um dos principais desafios do governo municipal, já que boa parte da produção agrícola do município tem sido  levada para Uberlândia, onde a capacidade de armazenagem é infinitamente maior que a nossa. Ainda de acordo com o secretário, o governo municipal continua empenhado em conseguir viabilizar a construção dos 5 km de ramal ferroviário, ligando o DI 2 ao terminal da VLi, no Cinquentão, para o escoamento da produção agrícola.

Prefeita Elisa, presidente da Codau, José Waldir receberam nesta terça-feira, em BH, o prêmio Cidades Inteligentes. Uberaba foi convidada para participar do evento em Nova York, apresentando o projeto “Codau Proativa”, que faz o levantamento das demandas do saneamento georreferenciadas em tempo real, com monitoramento por meio de câmeras e sensores de alta resolução. Esse projeto é aquele que usa veículos da empresa Mapzer para escanear toda a cidade, identificando onde tem mato alto ou lixo irregular, processando e disponibilizando as informações numa plataforma acessada pela equipe do Codau diariamente. Esse serviço já possibilitou à Codau identificar mais de uma centena de problemas e resolvê-los. (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por