ALTERNATIVA

Troféu Antônio Carlos Guillaumon

Presidente da Aciu, Karim Mauad, é o grande anfitrião desta sexta-feira

Lídia Prata
Publicado em 20/11/2009 às 10:17Atualizado em 20/12/2022 às 09:27
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Festa empresarial. Aciu aproveita o feriado de hoje para sua festa anual em torno do Troféu Antônio Carlos Guillaumon, que será entregue à Fosfertil, A Eletrowatts, Recanto da Praça e Ma Shou Tao. Este ano, a festa terá uma conotação ainda mais especial, em razão das comemorações dos 85 anos da associação. Hoje à noite serão homenageadas várias personalidades importantes na história da entidade, como ex-presidente Mário Grande Pousa, hoje radicado na Capital Federal; José Vitale, ex-funcionário da casa; parceiros como o Sebrae e os Correios, e, finalmente, os alunos da 1ª turma da Faculdade de Ciências Econômicas. Uma festa para mexer com as emoções de todos os que participaram ativamente da história da Aciu. Na prancheta. Passando o feriado, a Prefeitura iniciará as obras de reformatação do trânsito em vários pontos críticos da cidade. As mudanças foram apresentadas ontem por técnicos da Seplan a representantes do Instituto de Engenharia e Arquitetura de Uberaba, sindicatos dos Condutores Autônomos e dos Rodoviários, 4º Batalhão da PM, Adefu, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Trânsito e Câmara Municipal. Participei da reunião, como convidada, e conto a vocês, em primeira mão, o que já está definido.   Bairro Abadia. No bairro Abadia, o cruzamento da rua Rodolfo Lírio com José de Alencar é um dos pontos mais críticos do trânsito e, a meu ver, o    que mereceu a alteração mais interessante. Hoje é um perigo atravessar a José de Alencar, vindo da Rodolfo Lírio no sentido da Doutor Ludovice para a praça da Abadia. Não dá para o motorista avistar os carros que sobem a José de Alencar rumo à Prudente de Morais. A Seplan projetou uma espécie de ilha na esquina da rua Rodolfo Lírio para disciplinar o tráfego (sentido bairro-centro), obrigando o motorista a usar a Prudente de Morais e contornar a praça (por trás), em vez de cruzar a José de Alencar e seguir direto (pela frente da igreja). Ou seja, a praça será uma espécie de rotatória, como já ocorre hoje, por exemplo, na praça Henrique Krugger com o prédio dos Correios.   Bairro São Benedito. Para o São Benedito há várias modificações previstas. Uma delas dotará a rua Conceição das Alagoas de canteiros centrais até a esquina com Bernardo Rossi, para facilitar a travessia de pedestres. Mas a mudança mais radical será observada na praça Frei Eugênio, onde será adotada mão única de direção naquele trecho onde se localiza a Escola Minas Gerais. O trânsito fluirá no sentido rua São Benedito à Capitão Manoel Prata. O canteiro central será eliminado para permitir a criação de área de estacionamento. Essa mudança fatalmente causará chiadeira, mas a Seplan adianta que as árvores dos canteiros centrais serão transplantadas em outro local, outras serão plantadas ali, e alerta para a ampliação da área de estacionamento para veículos, contemplando o grande movimento hoje observado no comércio da região (Manhattan, Móveis Solar, Balbec, agência da Caixa, etc.).   Boa Vista. Além da adoção de mão única na rua João Pinheiro (sentido centro-bairro) já adiantada por esta coluna, a Seplan projetou várias modificações no trânsito do Boa Vista. Uma delas modificará o tráfego na rua Gabriel Junqueira, esquina com rua Espanha, onde serão construídas ilhas de segurança, disciplinando o fluxo de veículos. Será eliminado o cruzamento da Gabriel Junqueira por quem vem pela rua Espanha, que é um dos pontos críticos do trânsito naquela região. Outra mudança prevista para o bairro contempla com mão única a rua Santo Antônio do Monte (continuação da rua Tenente Eurico), exclusivamente no quarteirão onde se localiza a escola Boa Vista. Já na rua Menino José de Almeida será eliminada a conversão à esquerda para a Elias Cruvinel e revitalizada a rotatória existente no local.   Santa Maria. A principal alteração prevista para o trânsito do bairro Santa Maria será observada na rua Goiás, esquina com Afrânio de Azevedo. Ali serão construídas “orelhas” para evitar o estacionamento de veículos próximo à esquina e colocar um veículo por vez para a travessia. Para quem quiser entender melhor: essas “orelhas” de concreto serão construídas nos mesmos moldes das existentes na avenida Fidélis Reis, no quarteirão onde se localiza o Jornal da Manhã.   Questão de tempo. Outras alterações também estão previstas para implantação nos próximos 30 ou 60 dias, e muitas ainda poderão ser feitas a partir dos estudos em andamento, segundo adiantou o engenheiro Luciano Veludo, da Seplan. O grande problema que a Prefeitura enfrenta hoje para viabilizar rapidamente esse conjunto de medidas é a escassez de mão-de-obra. Por incrível que pareça, os homens “sumiram do mapa”, e as vagas na Secretaria de Infraestrutura (responsável pelas obras) estão sendo preenchidas por braçais do sexo feminino, cujo rendimento no serviço pesado é menor, obviamente.   Estacionamento. Na reunião de ontem, dois pontos foram colocados para estudo dos técnicos da Seplan: limitar o estacionamento a um lado apenas na estreita rua Jaime Bilharinho e redivisão das pistas na rua Cândida Mendonça Bilharinho, destinando três faixas para a subida (sentido Leopoldino de Oliveira à Alexandre Barbosa) e uma para descida (sentido bairro-centro).   Esticando – Aproveite bem o seu feriad escolha o chope geladíssimo e a pizza imbatível da Fornace. Na pizzaria da avenida Doutor Odilon Fernandes, ou na comodidade da entrega em domicílio, a qualidade Fornace você já conhece!

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