(Foto/Arquivo)
Neste sábado, a partir das 8h30, você vai acompanhar o mais esperado debate entre os prefeitáveis de Uberaba. Cinco dos seis candidatos que disputam as eleições majoritárias estão confirmados: Elisa Araújo, Tony Carlos, Adriano Espíndola, Anderson Adauto e Paulo Piau. A transmissão terá início pontualmente às 8h30, direto do plenário da Câmara Municipal. O debate será mediado pelo jornalista Marcio Gennari e deverá ter três horas de duração. Em razão da limitação do espaço, apenas as equipes dos veículos de comunicação e convidados dos promotores do debate poderão ocupar as galerias da Câmara para assistir ao debate presencialmente.
DE FORA
O candidato do PL, Samir Cecílio, será o único ausente no debate da JM. No mesmo horário ele estará prestigiando o casamento de um afilhado.
TÁ DENTRO
Durante toda a sexta-feira circularam rumores de possível desistência de Paulo Piau de disputar a eleição. Não consegui falar com ele diretamente, mas sua assessoria garantiu que a palavra desistência não consta no dicionário do ex-prefeito que, inclusive, está confirmado no debate da Rádio JM neste sábado. “Pode avisar a quem está espalhando isso que aqui a palavra desistir não é uma opção”, afirmou o vereador Túlio Micheli, atual coordenador de marketing e comunicação da campanha majoritária tucana.
OS BLOCOS
No Debate JM, os candidatos vão responder a perguntas de jornalista do Grupo JM e Comunicação e convidados, sobre temas diversos. Na bancada estarão Wellington Cardoso, Gisele Barcelos, Larissa Prata, Paulo Garcia e Kiko Marineli. Em seguida, os prefeitáveis vão responder aos questionamentos de leitores e ouvintes do JM, e, por último, poderão trocar perguntas entre si. Acredito que este último bloco será o mais eletrizante.
DIREITO DE RESPOSTA
Para analisar os eventuais pedidos de direito de resposta, a Rádio JM convidou os advogados Carlos Bracarense, Rodrigo Souto e Eduardo Jardim, presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. A eles caberá a análise, também, sobre quaisquer outros questionamentos sobre o regulamento.
PONTO A PONTO
O debate JM com os prefeitáveis poderá ser acompanhado pela Rádio JM, assim como pelo canal do Jornal da Manhã no YouTube e pelo jmonline.com.br. Outra opção é sintonizar a Rádio ou a TV Câmara, nossos parceiros nesse evento. O Debate JM tem patrocínio da Unimed Uberaba, Delta Sucroenergia, Barbosa Materiais para Construção e Oxfor. Seguramente esta será a melhor oportunidade para os indecisos conhecerem melhor cada candidato.
TENHO DITO!
Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, o ex-ministro Marcos Montes rasgou verbo contra seu companheiro de partido, senador Rodrigo Pacheco. Segundo Montes, o presidente do Senado se elegeu há seis anos e há 4 está no cargo, mas não voltou em Uberaba, onde teve votação expressiva. “A linha do Rodrigo Pacheco, a meu ver, não está correta. Ele é muito preparado, mas não está agindo politicamente. Se sair candidato a governador apoiado pelo PT eu não o apoiarei, mesmo estando no mesmo partido que ele” – disparou Marcos Montes.
BOA ALUNA
Por outro lado, o ex-ministro não poupou elogios à prefeita Elisa, a quem considera a grande revelação política de Uberaba e a futura liderança regional de maior envergadura nos próximos anos. “Ela aprendeu a fazer política”, disse Marquinhos, que chegou a comparar o carisma de Elisa ao do ex-prefeito Luiz Guaritá Neto.
SEM ACORDO
Já em relação ao vereador Celso Neto, também nos quadros do PSD, Marcos Montes descarta qualquer tipo de acordo para lançá-lo candidato a deputado em 2026. Aliás, sobre a desavença entre Celso Neto e Fernando Mendes, MM disse o seguinte: “Celso precisa entender que o candidato é que está no jogo. É ele que está no momento de tensão. E nós temos de entender isso. Candidatos a vereador têm de ser respeitados”. Pra bom entendedor, esse foi um puxão de orelhas “na categoria”.
RENOVAÇÃO
Apostando que o PSD fará 4 cadeiras nas eleições para o Legislativo, Marcos Montes observa que muitos candidatos que eram considerados favoritos absolutos não serão eleitos, porque estão se “desidratando”. Com isso, ele acredita que a Câmara terá 40% de renovação. Ou mais. MM acredita que a bancada feminina poderá surpreender com a ampliação do número de mulheres eleitas, na esteira da projeção alcançada pela prefeita Elisa.