Tudo bem. Tudo zen. Pelo menos foi o que garantiu o vereador Túlio Micheli em entrevista ao Pingo do Jota desta quinta-feira, ao ser questionado sobre as propaladas rusgas entre ele, Jammal e Mariscal. Segundo o vereador tucano, os três já se reuniram depois da sessão da Câmara em que foram formadas as comissões e se entenderam. “Somos três vereadores geniosos” – reconheceu Túlio, acrescentando que “cada um quer fazer mais do que o outro”.
TRAIRAGEM
No final da sessão de segunda-feira, Túlio gravou um vídeo em que desabafou sobre a “falta de palavra” de alguns vereadores. Pois bem. Na entrevista à Rádio JM, ele negou que o desabafo tenha sido dirigido apenas ao colega Mariscal, que na véspera lhe prometeu voto, mas na hora da votação mudou de ideia. Túlio queria presidir ou no mínimo ser o relator da Comissão de Saúde, mas acabou perdendo para o colega de partido e, por pouco, não ficou de fora. Conseguiu apenas o cargo de vogal na Comissão.
TRAIRAGEM 2
Segundo Túlio, outros vereadores também descumpriram o compromisso assumido com ele na véspera. Um deles chegou a justificar a trairagem alegando que precisava de uma nomeação no governo...
GATO ESCALDADO...
Ainda na entrevista com o vereador Túlio Micheli, ele foi questionado sobre sua posição partidária em caso de uma eventual fusão do PSDB, seu partido, com o PSD, de Kassab. “Vou precisar ver se será uma fusão, incorporação e se será com PSD ou MDB. Mas não quero repetir o erro do passado quando o PSL se fundiu com o Solidariedade”.
FIDELIDADE A TODA PROVA
A propósito, o vereador Doutor Cleber Jr garantiu ao radialista Tony Carlos que não tem a menor chance de ir para a base da prefeita Elisa, embora tenha admitido que passou um tempão reunido com o adjunto Netão, na Secretaria de Governo, na quarta-feira.
QUEBRA-CABEÇA
No quebra-cabeça para contemplar os companheiros, o governo acaba de nomear cunhada do vereador Samuel Pereira para cargo na Codiub. Trata-se de Marilene de Paula Pereira, nomeada assessora administrativa financeira, conforme publicação no Porta Voz desta quinta-feira.
É O CARA!
Quem também foi convidado e passa a integrar o Conselho da Codiub é o empresário Alceu Vieira Neto, presidente do Sicoob Uberaba.
MAÇAROCA
Acredite, se quiser: as operadoras de telefonia não conseguiram terminar a retirada dos cabos soltos na avenida Dom Luiz Maria de Santana no primeiro dia de “faxina”. É tanta maçaroca de fios que até as equipes técnicas tiveram dificuldade para realizar o trabalho. Aliás, no poste em frente à entrada principal do Centro Administrativo, ainda tem cabo que não acaba mais. Porém, ali não estão soltos.
VEM CÁ!
Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, precisou acionar a direção da Vivo por telefone para a operadora “encarar o serviço” na retirada dos cabos soltos na avenida Dom Luiz Santana. A turma do operacional da Vivo foi lá na quarta-feira, deixou o serviço pela metade, e ficou “barrigando” para retomar o trabalho na quinta.
A CAMINHO
Licitação da obra de captação de água do Rio Grande deve ser lançada dentro de 60 dias, de acordo com estimativa do presidente da Codau, Rui Ramos. Só falta a assinatura do contrato com o banco internacional que vai financiar a obra, o que deve acontecer nas próximas semanas. A demora, segundo o presidente, se deve à virada do calendário, o que obrigou a Codau a providenciar todas as certidões novamente.
COMPASSO DE ESPERA
Indagado sobre os 132 lacres identificados pela perícia criminal no lote de carcaças de hidrômetros descartados na APP do Jardim Nenê Gomes, o presidente Rui contou que enviou a numeração deles ao fornecedor e aguarda resposta para saber se poderão identificar os hidrômetros. Ele acredita que a resposta será positiva, o que poderá consubstanciar as investigações da Polícia Civil. Ao que consta, o caso pode ser desvendado em breve.
FURTOS
A propósito, em Uberaba são furtados de dois a três hidrômetros residenciais por dia, segundo o presidente Rui Ramos. Prejuízo para a Codau, que tem de substituí-los.
PERDEU, PERDEU!
Chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, o delegado Felipe Colombari se diz impressionado com a quantidade assustadora de pessoas que caíram MP golpe do IPVA em Minas Gerais. Cada vez mais sofisticados, os golpes digitais dificilmente são desvendados pela polícia mineira. Nesses casos, a vítima não tem como reaver o que desembolsou e ainda tem de pagar novamente o imposto. Colombari acredita que o maior desafio da Polícia Civil nos próximos anos estará relacionado aos crimes virtuais.
REFORÇO URGENTE
Voz corrente entre as forças de segurança: Uberaba precisa de reforço de pessoal, tanto na Polícia Civil, quanto Militar e Federal. O pessoal está trabalhando “no limite”. Se nossas lideranças não se movimentarem, em pouco tempo perderemos o título de cidade segura. A PM é uma das que mais está padecendo com a falta de efetivo.
NÚMEROS
Em que pese a limitação numérica da tropa, a Polícia Militar fechou 2024 com o registro de 32.718 operações realizadas. No balanço apresentado pelo Coronel Wolf, comandante da 5ª Região da PM, foram efetuadas 241 prisões por embriaguez ao volante. Já os crimes violentos totalizaram 736 entre janeiro de dezembro do ano passado, contra 619 registrados em 2023 e 683 em 2022.
MARCANDO EM CIMA
Com a Guarda Civil Municipal, um dos orgulhos de Uberaba, a situação não foi diferente. Números divulgados pelo Comandante Santos durante recente reunião da Sociedade Civil Organizada (SCO) mostram que no mês de janeiro de 2025 foram realizados 1882 atendimentos, tanto no comércio, quanto escolas, estabelecimentos de saúde, prédios públicos etc. Nesse balanço constam 4 atendimentos da GCM envolvendo perturbação do sossego.
MARIA DA PENHA
Impressionante o volume de atendimentos da Guarda Civil Municipal relacionados à Lei Maria da Penha: foram 19, apenas entre os dias 1º e 31 de janeiro deste ano. Aliás, ao longo de 2024 a Guarda atendeu 354 ocorrências por violência contra mulheres, o que representa quase uma por dia. Socorro!