ALTERNATIVA

Tumulto causado por sinaleiro em lugar errado

O que faz aquele maldito sinaleiro na esquina (Leia mais...)

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 10/02/2015 às 10:37Atualizado em 17/12/2022 às 01:26
Compartilhar

Reforma encruada

Ao retornar ao batente nesta terça-feira, o prefeito Paulo Piau terá de desatar os nós da sua pretendida reforma do secretariado. Além da Secretaria de Desenvolvimento Social rejeitada pelo vereador Ripposati, é bem provável que tenha de escolher outro nome para presidir a Cohagra. Ao que tudo indica, Samir Cecílio Filho também vai recusar o convite feito pelo prefeito. Pelo menos esta foi a impressão que ele deu ontem, ao disputar ativamente cargos nas principais comissões da Câmara Municipal para os próximos dois anos.

Largada no altar

A Cohagra já foi a “noiva” mais cobiçada do governo municipal. Hoje está mais para “patinho feio”, embora esteja com as contas saneadas e tenha mais de seis mil unidades para entregar até o fim do ano. Em outros tempos, esse número fabuloso de casas seria uma “tentação” para qualquer político com pretensões eleitorais, pela “média” natural que poderia fazer com a população.

Pepino a descascar

Outro pepino que Piau terá de descascar é a reforma administrativa que está para ser votada na Câmara. Ocorre que a criação de duas novas secretarias acabou ofuscando o verdadeiro propósito do projeto, que é o enxugamento da máquina. O projeto pretende a exclusão de mais de 180 cargos de confiança, que são aqueles nomeados por indicação, sem passar por concurso público. Esse detalhe, que é o mais importante em minha opinião, está relegado a segundo plano na análise dos vereadores.

Avaliação – Na agenda de Piau nesta terça-feira, o primeiro compromisso será a avaliação do Vetor. Ele vai ouvir da equipe que os primeiros ajustes surtiram bom efeito, mas ainda há muito o que fazer para acertar o passo.

E o sinaleiro? – O que faz aquele maldito sinaleiro na esquina da Governador Valadares com a Jaime Bilharinho? Atrapalha o trânsito – só isso. Não há fluxo de veículos suficiente na Governador Valadares para justificar esse semáforo ali. Ele provoca um tumulto danado na Jaime Bilharinho, a partir da Leopoldino de Oliveira, com congestionamento interminável. Socorro!

Segurança, já

Se a fiscalização e a aplicação de multas a veículos que param ou estacionam ao longo da Leopoldino de Oliveira estão implacáveis, é sofrível a atuação dos agentes de trânsito e guardas municipais para garantir a segurança de pedestres. Muitos usuários continuam desafiando o perigo ao usar as ilhas centrais da avenida como se fosse passeio. Andam rentes às grades, ignorando a possibilidade real de atropelamento. É urgente um trabalho de conscientização das pessoas ou, na pior hipótese, de redução da largura das ilhas, deixando-as apenas com o espaço suficiente para as grades.

Barbas de molho

A contratação da ex-candidata a vice-prefeita Luciene Fachinelli para atuar no gabinete do deputado Lerin causou um bochicho danado nos bastidores políticos. Há quem entenda que o fato significa, no mínimo, uma aproximação entre o deputado estadual e o ex-prefeito Anderson Adauto, de quem Luciene é "afilhada" política. Como se sabe, Lerin e AA não dão ponto sem dó, ainda mais em questões políticas. E isso sugere também que Marcos Montes, aliado de Lerin nas eleições passadas, coloque as barbas de molho!

Companheiros

Por falar em MM, em depoimento no Congresso, o deputado federal Zé Silva (SD/MG) citou a eleição do colega do PSD para a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) como uma vitória de Minas Gerais e do segmento rural. “É mais um mineiro para reforçar nossa luta em defesa dos produtores e dos homens e mulheres que tanto contribuem com a melhoria técnica do setor”, disse Zé Silva. Marcos Montes toma posse na FPA dia 24 de fevereiro, em Brasília.

Somando

O presidente do PDT/Uberaba, advogado Jacob Estevam, esteve com o deputado federal Mário Heringer (PDT) e ouviu do parlamentar que também pretende representar Uberaba e região na Câmara dos Deputados, em retribuição aos votos recebidos nos municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Ok. Heringer pode começar a mostrar na prática essa intenção propondo e encabeçando uma frente de apoio à continuidade da planta de amônia da Petrobras em Uberaba, inclusive com visita ao novo presidente da companhia junto a lideranças políticas e classistas da cidade. Que tal?

Chocado por quê?

O governo ficou “chocado” com a queda de 19 pontos percentuais na popularidade da presidente Dilma, apontada em pesquisa do Datafolha publicada no domingo. Não entendi a reação do Planalto. Luz e gasolina mais caras, inflação em alta, crise da água, apagões, crueldade do governo nos cortes dos benefícios pagos às viúvas pensionistas da Previdência, escândalo na Petrobras, denúncias de corrupção e irregularidades pipocando todos os dias envolvendo a turma do partido da presidente e a desfaçatez do PT ao comemorar os 35 anos de fundação com aplausos ao João Vaccari Neto, acusado de envolvimento no propinoduto da Petrobras. Será que o Planalto achou que nada disso arranharia a imagem do governo Dilma? Diante de tudo o que está acontecendo, a queda de 19% foi até pequena. Vale lembrar que a parcela da população que considerava o governo ótimo ou bom caiu de 42% em dezembro do ano passado para 23% no começo deste mês. E até os eleitores do Nordeste estão chamando a presidente de "mentirosa", segundo a pesquisa. Pois é.

Na ponta

Competente empresário Fernando Armando de Oliveira Júnior comemora esta semana os seis anos de sucesso da sua conceituada Imobiliária Oliveira, referência de seriedade, confiabilidade e bons negócios em Uberaba e região. Na sede da rua Floriano Peixoto, Fernando e equipe receberam muitos cumprimentos pela data, ontem. Parabéns!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por