Achei ótima a crônica do Horácio Forte, publicada domingo no JM, comentando sobre a guinada espetacular da Espanha. É impressionante como os espanhóis são solícitos com os turistas, tanto nos hotéis quanto nas lojas, bares, táxis etc. Embora ainda não tenham vencido o terrorismo praticado pelo grupo separatista ETA, os espanhóis conseguiram mudar as feições do país com ações concretas e promoveram uma guinada espetacular, em curto espaço de tempo. O turismo tornou-se a mola mestra dessa mudança. No artigo de domingo, Horácio mostrou a importância de definir prioridades e trabalhar o marketing para traçar, desde agora, linhas mestras para o futuro de Uberaba. O turismo pode ser um dos pilares dessa mudança. Por que não?
Planejamento e ação
Se a princípio a idéia de apostar no turismo pode parecer impraticável, por falta do que explorar em Uberaba além do Museu dos Dinossauros, dos nossos famosos doces, das nossas igrejas, é preciso pensar, porém, na possibilidade de criarmos alternativas. Uma delas pode vir através da criação de um calendário de eventos voltados para negócios, especialmente feiras setoriais ligadas à indústria, comércio, empregos, agronegócio (aproveitando o gancho ExpoZebu), etc. São Paulo fatura alto com esses eventos, sejam eles feira de bijuteria, de automóveis, de máquinas gráficas, calçados e até casamentos. Pode ser uma boa idéia o Município contratar consultoria especializada nessa área para ajudar Uberaba a formatar os eventos que poderiam dar ibope e trazer visitantes para cá, fomentando a rentável indústria do turismo. Por que não?
Bênção
Nosso querido monsenhor Juvenal Arduini vai completar 90 anos nesta sexta-feira, 67 dos quais dedicados à vida sacerdotal. Data tão significativa como esta merece comemoração. Missa em Ação de Graças será celebrada às 18h, na Capela do Hospital São Domingos, seguindo-se o lançamento do seu novo livro "Hermenêutica". Monsenhor Juvenal é uma das raras unanimidades que conheço e certamente receberá os cumprimentos de incontáveis amigos e admiradores.
De fora
São remotas, para não dizer nulas, as chances de a vereadora petista Marilda Ribeiro ser convidada para assumir a Secretaria Municipal de Educação. O PT já sabe disso.
Mérito
Noite de festa no TEU para homenagens da Fundação Cultural a Alencarina Wehbe, dom Benedito Ulhôa, Chorocultura, maestro José Januário e à memória de Alda Frateschi. Noite do Mérito Cultural começa às 20h.
Investimentos
Site do jornal "Tribuna de Minas" (Juiz de Fora) divulgou, semana passada, que o grupo atacadista Mart Minas, de Contagem, programa investimentos para Juiz de Fora e Uberaba em 2009. O grupo Mart Minas Distribuição atua nos segmentos de atacado de entrega e balcão e atacado de auto-serviço, cash and carry. A proposta da rede é atingir o mercado de "transformadores", formado por padarias, lanchonetes e hotéis, além de atender os consumidores finais. Atualmente, o grupo possui seis unidades em Minas Gerais, distribuídas em Belo Horizonte, Contagem, Governador Valadares e Divinópolis, somando um total de 750 empregados, e seu faturamento anual soma R$ 350 milhões. Com a construção da unidade em Juiz de Fora e outra em Uberaba, a expectativa do grupo é chegar, em 2011, como a maior empresa de Cash & Carry de Minas Gerais.
Manifesto
Com mais de 30 assinaturas, a Associação dos Moradores do Manoel Mendes está distribuindo à imprensa um manifesto de apoio ao prefeito Anderson Adauto. Entre outros aspectos, ressalta que a cidade melhorou muito nesses quatro anos, "está mais limpa e bonita, a saúde da população está sendo tratada com mais respeito e cuidado". Finaliza repudiando o que chama de "tentativa de alguns descontentes e derrotados no período eleitoral de macular a imagem do prefeito Anderson e de seu governo com denúncias mesquinhas e infundadas".
Saia justa
O juiz de direito Ataíde Ribeiro Costa, atualmente respondendo como substituto na Vara da Infância e Juventude e na 3ª Vara Criminal da comarca, deve pedir exoneração do cargo nesta sexta-feira. Na magistratura há pouco tempo, ele foi aprovado recentemente em concursos para Defensor Público, Advogado Geral da União e Procurador da República, optando por deixar a magistratura estadual para ingressar no Ministério Público Federal. Ataíde é de BH e está em Uberaba desde a vacância na vara da Infância e Juventude, onde atuava o juiz Fausto Bawden. Com o pedido de exoneração a ser formalizado nesta semana, o TJMG enfrentará uma saia justa daquelas, precisando designar novos juízes para as duas varas.
A caminho
Enquanto a JM Extra vai ficando pronta para circular domingo para os assinantes do Jornal da Manhã, vamos preparando a 24ª edição da JMmagazine. A revista de maior sucesso do mercado editorial uberabense em todos os tempos estará nas bancas no dia 13 de dezembro, inclusive com muitas dicas bacanas de presentes para Natal.