A um passo
TV digital da Câmara Municipal de Uberaba está a um passo de se concretizar. Esta semana o presidente Luiz Dutra esteve em Brasília, acompanhado pelo vereador Samuel Pereira e pelo diretor de Comunicação, jornalista Dênis Silva. Com a secretária de Comunicação da Câmara Federal, Suely Navarro, eles acertaram os detalhes para a assinatura do termo de acordo visando à implantação da TV digital do Legislativo uberabense. Será um canal aberto, o que significa que a programação da TV Câmara (de Uberaba) vai chegar a todas as casas onde houver um aparelho de televisão. Assinatura do termo está prevista para março.
Mudanças no esquema
Painel da Câmara Municipal vai mudar o esquema de informação sobre a votação dos projetos pelos vereadores. Atualmente aparece um voto de cada vez, o que possibilita algumas “médias” de vereadores com populares em plenário. Com a mudança, os votos aparecerão simultaneamente e apenas depois que o último vereador votar.
Mais adiante
Prefeito Anderson Adauto passa o carnaval em Uberaba. Esta semana ele cumpriu agenda extensa em Brasília e Belo Horizonte, onde ainda se reuniu com o presidente estadual do PMDB, deputado Toninho Andrade. Anderson expôs ao comandante do partido que aqui as coisas em Uberaba só se resolvem depois da Expozebu, o que significa que a decisão sobre o candidato do PMDB a prefeito ainda deve ficar para depois de 10 de maio.
Dobradinha
O disse-que-disse anda rolando solt já se fala nos bastidores numa provável costura entre PMDB e PR, visando à formação de dobradinha entre Rodrigo Mateus e Almir Silva. Será?
Boataria
Aliás, fala-se de tudo nessa época de fofocas pré-eleitorais. Uma delas é que Rodrigo Mateus estaria compondo com Paulo Piau para ser candidato a deputado estadual na próxima eleição, liberando, assim, a Prefeitura para o parlamentar disputar. Boato, claro.
Da cor do mar
Polêmica do cabelo azul da jovem estudante expulsa de escola em Uberaba ganhou destaque até no portal da Globo. Também teve leitor do JM que lembrou de episódio envolvendo seu filho, ao frequentar recentemente a colônia de férias do mesmo colégio. Neste caso, o garotinho de dois anos voltou pra casa com cabelo estilo moicano, pintado de azul. O penteado colorido teria sido feito pelas “tias” do colégio. Cá pra nós: Tem tanta coisa mais importante do que a cor do cabelo, ou da pele, ou do sapato... Deixem a menina usar o cabelo na cor que quiser. O que é que tem?
Despistando
“Presidente, quem é o seu candidato a prefeito?” – perguntaram a Luiz Dutra esta semana. Resposta veio ligeira: “É o que vai ganhar a eleição”.
.
Posse
Tomou posse como vice-presidente do Unesco-Hidroex nesta quarta-feira, o uberabense Alexandre Augusto Saad (Gute). No gabinete da Secretaria de Ciências e Tecnologia e Ensino Superior estavam o secretário Narcio Rodrigues, o presidente do Unesco-Hidroex, Octávio Elísio, e diversas autoridades
Vai mudar
Secretário de Trânsito, Ricardo Sarmento, visitou o JM ontem, em companhia do subsecretário, Cel. Antônio Souza Filho, e garantiu que as mudanças no bairro Olinda serão revistas. Admitiu que não ficaram boas. Mas, segundo Sarmento, o grande problema foi o atraso nas obras da avenida Nenê Sabino, próximas à Uniube, que deveriam compor o conjunto das mudanças no trânsito daquela região.
Nova direção
Outra mudança que a Settrans vai implementar nos próximos dias é a inversão de mão de direção da rua Jayme Bilharinho. Essa rua liga o bairro Mercês ao Fabrício, começando lá na Hildebrando Pontes (próximo ao estádio Boulanger Pucci), atravessando a Leopoldino, até chegar à avenida Lucas Borges. Com a nova mudança, o sentido será invertido, ou seja, do Fabrício ao Mercês. Sarmento já está prevendo chiadeira (e vai ter mesmo!), mas afiança que estudos mostraram a necessidade de melhorar o escoamento de veículos do Fabrício ao centro da cidade.
Sem chance
Atenção motoristas: o radar na rua da Medalha Milagrosa vai continuar ali e a velocidade de 40km/h não será alterada. Coronel Antônio explica que o Código de Trânsito proíbe redutor de velocidade em rua com inclinação tão acentuada como aquela.
Limitação
Escolhido entre 513 parlamentares para ser o relator do projeto do novo Código Florestal, o deputado federal Paulo Piau anuncia o dia 7 de março como data para levá-lo à votação final na Câmara dos Deputados. Se aprovado o texto, bastará a sanção da presidente Dilma Rousseff para encerrar esse capítulo (talvez um dos mais longos) da história.