ALTERNATIVA

Uberaba bate marca de 10 mil contaminados ativos

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 27/01/2022 às 21:33Atualizado em 19/12/2022 às 00:24
Compartilhar

Passamos dos 10 mil contaminados ativos por Covid em Uberaba. Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira revela 10.101 casos ativos e 815 novos casos confirmados em 24 horas. Nos últimos dias, esse número de casos confirmados em 24 horas vinha batendo a casa dos 1.000. Pela primeira vez caiu para a marca dos 800, sem ser em testagens de fim de semana. Mas isso ainda não serve de alento, até porque o que se comenta é que 50% dos casos testados deram resultado positivo nesta quinta-feira.

PRÓXIMO PASSO

Ainda não há qualquer sinalização para afrouxamento das medidas restritivas no próximo decreto anti-pandemia. O atual decreto tem validade até segunda-feira, dia 31, e um novo regramento deverá ser divulgado naquela data. Nesta quinta-feira, o pessoal da área técnica da Secretaria de Saúde se reuniu com a prefeita Elisa para analisar os números e a evolução da Covid na cidade.

COMO FICA?

No começo da noite, a prefeita Elisa revelou à colunista que ainda não há nada definido. “Mas, pelo cenário atual, possivelmente não haverá mais flexibilização na próxima semana. Provavelmente manteremos como está” - disse a prefeita. Já o início do ano letivo presencial está mantido para o dia 7 de fevereiro. No entanto, a Secretaria de Educação estuda um modelo on-line para quem desejar participar à distância.

SOB CONTROLE

Em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, o secretário de Estado da Saúde disse que a cada mil infectados atualmente com a Covid em Minas Gerais, apenas um paciente necessita de cuidados em um leito de UTI. O secretário Fábio Baccheretti argumentou, ainda, que “apesar da alta incidência da variante ômicron, o que se percebe é que o aumento do número de mortes não acompanha o que ocorre na incidência de casos”. E descartou - pelo menos por enquanto - a necessidade de adiamento do início do ano letivo nas escolas estaduais. Segundo o secretário, as crianças ficam mais seguras nas escolas do que em casa.

OUTRO RUMO

Já o polêmico prefeito de BH, Alexandre Kalil, optou por adiar o início do ano letivo para o dia 14 de fevereiro. Inicialmente estava programado para o dia 3. A neta de Kalil está com Covid, mas passa bem. Em entrevista à imprensa da capital, ele considerou “uma crueldade” que os pais, já vacinados, não levem os filhos para a vacinação ou que tenham medo da vacina. “As nossas crianças não estão todas protegidas, nem vacinadas. Não podemos nos expor a idiotas negacionistas. O que estamos pedindo é a proteção dos filhos, dessas crianças”.

SURTO NA PENITENCIÁRIA

Com surto de Covid, o Presídio de Patos de Minas suspendeu a entrada de novos detentos e também as visitas de familiares. Nesta quinta-feira havia 36 presos com diagnóstico positivo. Eles ficarão isolados por duas semanas, até que possam voltar ao convívio dos demais custodiados. Nenhum deles está em estado grave. Por outro lado, os novos presos serão encaminhados para a Penitenciária de Patrocínio, até que a situação esteja sob controle em Patos.

COMPASSO DE ESPERA

Definição sobre a localização da nova fábrica da Heineken em Minas Gerais só deve sair em março. Até lá, vamos todos ficar apenas na expectativa de que Uberaba seja escolhida. Aliás, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, Uberaba tem boas chances, mas, em razão da confidencialidade que envolve as tratativas, ele não adiantou em que pé estão as negociações com a cervejaria de origem holandesa. Ôh, ansiedade! Credo!

CONTA PONTO?

Acredite, se quiser: Uberaba é a cidade mineira onde mais se bebe Heineken. Será que isso pode nos ajudar a conquistar a fábrica?

PACIÊNCIA, PALAVRA DE ORDEM

Para ocupar o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico é preciso ter muita paciência. E jogo de cintura. Não tenho dúvida disso. Veja que além dessa angustiante espera pela definição da Heineken, a Sedec tem de aguardar a resposta do Governo federal sobre a Zona de Processamento de Exportações, a ZPE. O prazo para comprovação da realização das obras da primeira etapa de implantação do projeto em Uberaba já venceu e foi pedida nova dilação, por um ano. Até agora nenhuma posição oficial, seja para o sim, seja para o não. Tudo está em compasso de espera.

Haja paciência!

TOCA O BONDE

Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, o secretário Rui Ramos disse que as perspectivas de conseguir um novo adiamento são boas. Tanto assim que a Prefeitura está dando andamento à nova licitação para contratação de empresa para executar as obras de implantação da primeira etapa da ZPE, e ao mesmo tempo a Sesurb continua trabalhando na pavimentação da área de acesso. No dia 3 de fevereiro serão conhecidas as propostas das empresas interessadas na obra e, se não houver contratempo, o serviço poderá ser iniciado dentro de 30 a 40 dias. Oremos!

PROSPECÇÃO POSITIVA

Outra boa notícia dada pelo secretário Rui Ramos refere-se à negociação com quatro empresas interessadas em se instalar na ZPE. As tratativas só não estão mais adiantadas porque dependem da definição do preço do metro quadrado ali.

CONDOMÍNIOS PRIVADOS

Pelo menos três grupos empresariais já procuraram a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em busca de diretrizes para implantação de condomínios industriais em Uberaba, seguindo o padrão dos distritos industriais. Vale destacar que o município tem dificuldade para disponibilizar área para as indústrias interessadas em se instalar nos DIs. O DI-4, por exemplo, está totalmente comprometido, embora ainda dependa da implantação de toda a infraestrutura. Aliás, essa infra está orçada em pouco mais de R$ 9 milhões e se encontra em fase de licitação.

MEIA VOLTA, VOLVER!

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, voltou atrás e vai iniciar o ano letivo com aulas presenciais. Na quarta-feira, a instituição havia anunciado a opção pelo modelo remoto nos primeiros 30 dias, em razão dos números assustadores da Covid em Uberaba. No entanto, diante da repercussão negativa e da pressão dos alunos, a UFTM voltou atrás e anunciou a presencialidade, com 60% dos alunos em sala de aula. Pelo menos por enquanto é essa decisão que está prevalecendo. Amanhã tudo pode mudar.

PARADINHA DA SILVA

Não é apenas a UBS do Girassóis IV que está pendente de reforma para entrar em funcionamento. No bairro Santa Maria, o postinho depende de pequenos reparos e da contratação de mão de obra para iniciar a operação e atender à população. E o dinheiro da Vale para reformar os postinhos está parado na conta da Prefeitura desde agosto…

PRONTINHA!

Em compensação, a obra na rua Terezinha Campos Waack está pronta. É o que garante o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho. A manutenção teve início na terça-feira, dia 18, depois que uma cratera se abriu no asfalto. No sábado, dia 22, a manutenção terminou, e o trânsito foi totalmente liberado. Na segunda-feira foi feita a preparação de subleito e base, e nesta quarta-feira a Codau executou a reposição da massa asfáltica. É bem verdade que o asfalto não ficou lá essas coisas, mas o trânsito pelo menos está liberado.

QUE VERGONHA!

Deputado estadual Heli Grilo divulgou vídeo nas redes sociais protestando contra o péssimo estado em que se encontra a AMG 2595, antiga Filomena Cartafina. “Uma lástima”, avaliou o parlamentar, chamando às falas o governador Romeu Zema. “Fizemos diversos pedidos, através de ofícios, requerimentos, etc. Não dá para deputado executar obra. Essa é uma obrigação do governador”. Mostrando as crateras da Filomena Cartafina e os malabarismos a que os motoristas de caminhões estão sujeitos para desviar dos panelões, Grilo frisou que a via precisa de acostamento, de área de escape, recapeamento e sinalização. Resta saber se o governador Romeu Zema vai dar ouvidos aos apelos do parlamentar. Até aqui nenhuma reclamação ou pedido foi atendido para melhorar o estado deplorável em que a Filomena Cartafina se encontra. Só papo furado. Tão furado quanto o asfalto daquela via…

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por