Perigo à vista
Uberaba deve ser o destino de uma sobra considerável de fertilizante armazenado em galpão da ADM do Brasil, em Santa Catarina. No mês passado, mais de 10 mil toneladas de fertilizantes à base de nitrato de amônia entraram em combustão e criaram uma grande nuvem de fumaça tóxica em São Francisco do Sul (SC). Laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) vai esclarecer as causas do incêndio químico que desencadeou a fumaça tóxica e os eventuais erros no armazenamento do produto. Mas esse laudo técnico só será conhecido dentro de 60 dias. Porém, de acordo com a RICTV Record, o fertilizante não reagido, que estava armazenado em outro galpão, está a caminho de Uberaba. Isso mesmo. Resta saber quais as medidas de segurança que serão adotadas para evitar que aconteça aqui o mesmo problema verificado em Santa Catarina, onde dezenas de pessoas foram intoxicadas pela fumaça.
Produto tóxico
O fertilizante estava estocado em um armazém em São Francisco do Sul. De causa ainda ignorada, a combustão levou pânico aos moradores porque a nuvem de fumaça parecia o efeito de uma bomba atômica no céu. Muitos moradores tiveram náusea ou irritação nos olhos, na garganta e na pele. Em longo prazo não se sabe ao certo os efeitos que essa fumaça tóxica causará no organismo das pessoas atingidas. Diante desse problema, será que temos aceitar passivamente a vinda do resto desse produto para Uberaba? Quais as garantias que o Ministério Público e as autoridades do Município vão exigir daqueles responsáveis por trazer o produto tóxico e armazená-lo aqui?
A caminho
A retirada total da carga de quatro mil toneladas de fertilizantes que ainda estão armazenadas em galpão catarinense estava prevista para terça-feira (8), mas, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, apenas 75% do material foi recolhido. De lá pra cá cessaram as informações sobre o assunto. Extraoficialmente a previsão é de chegada da carga nas próximas horas a Uberaba, sob a responsabilidade da ADM. Essa empresa opera misturadoras de fertilizantes com capacidade de produção diária de mais de 13.500 toneladas e atua em regiões como Catalão (GO), Paranaguá (PR), Rondonópolis (MT), Rio Grande (RS) e Uberaba (MG). Aqui a ADM iniciou operação em setembro de 2011.
Última hora – Vereador Kaká Se Liga vai ficar “ligado” no fim de semana, fazendo conta sobre o que mais lhe compensa, se ficar no PSL ou filiar-se no Solidariedade. Decisão só será anunciada na segunda-feira. Ontem o presidente Elmar Goulart anunciou o desligamento do PSL para se tornar mais um “solidário”.
Troca-troca – O novíssimo Pros já tem dois representantes na Câmara Municipal de Uberaba: Cléber Cabeludo (ex-PMDB) e Afrânio Lara (ex-PP).
Cartão magnético
Desenvolvido pela Codiub, já está nas mãos do prefeito Paulo Piau o projeto para implantação de um cartão magnético para a Área Azul. Diante da dificuldade de contratação de fiscais para gerenciar o serviço, a introdução de cartão magnético pode ser uma opção interessante para o Município continuar arrecadando com o estacionamento rotativo nas áreas mais centrais. Pena que o cartão não tenha também o poder de tirar de circulação os flanelinhas e flanelões...
No xadrez
Um réu confesso e outro suspeito do assalto que terminou com a morte da professora Natalya Dayrell estão nas mãos da polícia. Consta que um terceiro envolvido prometeu se entregar nas próximas horas. Todos queremos justiça! É o mínimo que o Poder Público deve à família de Natalya: botar na cadeira (e manter lá) quem a matou.
Guarda Municipal
As reclamações de guardas municipais não param de pipocar. Nesta sexta-feira a coluna recebeu novas denúncias, incluindo a falta de uniformes para o trabalho. “Estamos trabalhando sem agasalho em dias frios e madrugadas, pois a Prefeitura não nos deu até hoje. Os guardas que entraram por último, em 24 de janeiro de 2012, não receberam outro par de coturnos. Quando chove, temos que vir com ele molhado ou torcer para secar atrás da geladeira”, conta o queixoso.
Revelação
Empreendedor Ides Perim será homenageado pela CDL/Uberaba com o Mérito Lojista Revelação. Proprietário da Ideal Tintas, ele veio de Igarapava em 1969. Começou como motorista da Viação São Bento, fazendo a linha Uberaba-Ribeirão Preto. Fez Administração de Empresas na Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Em 2005, acreditou no grande potencial do comércio lojista uberabense e abriu seu próprio negócio. Em apenas oito anos de atuação, a loja praticamente dobrou de tamanho. Hoje ocupa área de 800 metros quadrados e gera cerca de 20 empregos diretos. Merecida a homenagem a Ides Perim.