ALTERNATIVA

Uberaba está a um passo de buscar água no Rio Grande

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 14/09/2022 às 22:13Atualizado em 18/12/2022 às 09:09
Compartilhar

Estudos sobre nova matriz hídrica para garantir o abastecimento pelos próximos 100 anos deve ser entregue até o dia 30 deste mês. Duas etapas estão prontas. Uma delas se refere à qualidade das águas do Rio Grande e do Rio Araguari. Segundo o presidente da Codau, a qualidade de ambas é similar à água do Rio Uberaba. Portanto, esse critério não poderá ser usado para eventual desempate técnico entre as duas.

CONFLITO

A outra etapa refere-se à abundância de água. Neste aspecto, o Rio Grande leva vantagem sobre o Araguari, que já vive situação de conflito.

ÚLTIMA ETAPA

A última etapa do estudo refere-se à análise econômico-financeira e operacional das duas opções. A priori, seja qual for a escolhida, será necessário implantar nova ETA (Estação de Tratamento de Água). O Rio Grande está a cerca de 30 km da cidade, enquanto o Araguari está a cerca de 40 km. Pelo que se deduz, a alternativa de perfuração de poços profundos nos bairros está praticamente descartada. Essa alternativa, além de cara, seria meramente paliativa.

Ao que tudo indica, a opção por buscar água no Rio Grande para abastecer Uberaba nunca esteve tão próxima da realidade. Quem diria!!! E pensar que toda a cidade caçoou de João Pedro de Souza quando ele defendeu essa ideia…

AOS POUCOS

Anote aí: seja qual for a opção escolhida para assegurar o abastecimento à população, ele será implantado por módulos. Num primeiro momento, segundo José Waldir, a ideia é projetar a solução considerando a projeção de 440 mil habitantes para 2052 em Uberaba.

RACIONAMENTO

Água na torneira a partir desta quinta-feira só depois das 16h, E olhe lá. Presidente José Waldir de Souza Filho anunciou em primeira mão no programa O Pingo do Jota a mudança de estratégia da Codau para tentar garantir o abastecimento a toda a população nessa fase crítica de seca na cidade. Em vez de estabelecer rodízio de horários, a Codau vai suspender o fornecimento de água das 8h às 16h, de segunda a sábado, para toda a cidade. A manobra visa a recuperar o nível nos reservatórios, enquanto o fornecimento de água estiver suspenso para a população.

BEM EXPLICADINHO

Ao contrário das manobras anteriores, desta vez a Codau espalhou aos quatro cantos a informação sobre a suspensão do fornecimento entre 8h e 16h a partir desta quinta-feira. O próprio presidente José Waldir gravou vídeo para as redes sociais da companhia e percorreu os principais veículos de comunicação da cidade, para informar a população. Muito bem!

SOCORRO EMERGENCIAL

Enquanto persistir essa situação crítica, o presidente José Waldir assegura que a Codau está preparada para fornecer água emergencialmente às escolas e unidades de saúde utilizando caminhão pipa. Aliás, alguns reservatórios da cidade, como o R6, no Olinda, e o R10, no Gameleira, também estão recebendo o reforço através do caminhão pipa.

EMERGÊNCIA HÍDRICA

A propósito, o novo decreto de emergência hídrica no município estabelece advertência para quem for flagrado lavando calçada e, num segundo momento, multa de R$ 303,29. Mas quem vai fiscalizar o cumprimento da norma são os fiscais de Posturas e do Meio Ambiente. Seria interessante que essas regras valessem em caráter permanente, e não apenas na época de escassez de recursos hídricos. Não faz sentido as pessoas usarem água tratada para lavar carro e calçada, nem para aguar jardim. Está na hora de pensarmos num projeto de reuso de água para essas finalidades.

ÁGUA “SUJA”

Muita gente estranhou o aspecto da água que saiu das torneiras na noite dessa quarta-feira, parecendo um suco de abacaxi. Mas, segundo explicação do vice-prefeito Moacyr Lopes, professor de Química, o fenômeno se deve à alta pressão, que oxigena muito, formando essa espuma, à semelhança do que se vê em cachoeiras. “Se você deixar o copo em repouso, logo a água volta a ficar cristalina. Risco de tomar? Zero. Mas quem é leigo se assusta, o que é totalmente compreensível” - ressalta.

IMPACTO ZERO

Relação da prefeita com o presidente José Waldir não está arranhada pelo desentendimento entre Elisa e Moacyr. JW garante que está tudo normal e tranquilo entre eles.

NA URNA

Embora tenha tido seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, Renato Cartafina vai constar nas urnas do dia 3 de outubro.

NA BRONCA

Organizadores da feira de veículos usados na Praça da Mogiana estão na bronca com o governo municipal. Desde a inauguração da sede da Guarda Municipal na antiga estação ferroviária, o espaço para a feira foi reduzido, tornando quase impossível mantê-la naquele local. Os organizadores querem audiência com a prefeita Elisa o quanto antes para discutir o assunto.

NOVO NA PRAÇA

Felipe Dávila e Tiago Mitraud, candidatos a presidente e vice-presidente da República respectivamente pelo Partido Novo, desembarcam em Uberaba nesta sexta-feira, por volta das 16h. O presidenciável tem agenda com o empresariado local às 18h, na Aciu.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por