Favelão, não!
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Roberto Velludo, não há possibilidade de Uberaba virar um “favelão”. Reação do líder classista veio a partir de críticas de leitores publicadas ontem nesta coluna, após a derrubada dos vetos do Executivo às emendas propostas pelos vereadores ao projeto do Plano Diretor. Com isso, prevaleceu a emenda estabelecendo em 200 metros quadrados o lote mínimo em Uberaba. Mas, segundo Roberto Velludo, essa emenda foi sugerida pelo Sinduscon aos vereadores para colocar Uberaba em sintonia com o mercado e ressaltou que a Caixa já aceita até lotes de 150 metros quadrados para efeito de financiamento. Caberá ao Município determinar onde vai admitir lote com essa metragem no zoneamento urbano.
Pedido expresso
Roberto Velludo confirmou, também, que enviou a todos os vereadores uma carta pedindo a derrubada dos vetos do Executivo. “É lógico que nós tínhamos de pedir isso, já que as emendas foram sugeridas por nós”, ressaltou Velludo. E completou: “Mas isso não significa que nós peitamos o prefeito. Apenas defendemos nosso ponto de vista e a nossa classe”.
Faltou diálogo
Ainda sobre a derrubada dos vetos, Velludo avalia que faltou diálogo entre o governo Paulo Piau e as entidades de classe. Segundo ele, por várias vezes pediu cópia do projeto ao secretário de Planejamento para análise pelo Sinduscon, sem sucesso, sob o argumento de que era para o Sinduscon reservar as discussões para a Câmara. “Antigamente, as entidades de classe eram chamadas para opinar sobre os assuntos de interesse coletivo antes de os projetos serem enviados à Câmara. Quando chegavam lá, já estavam devidamente discutidos, negociados os pontos polêmicos e resolvidas as divergências. Desta vez nada disso aconteceu. Deu no que deu”, sentenciou o líder classista.
Voando baixo - Pela primeira vez na história, Uberaba ocupa a 3ª posição em Minas Gerais no índice de geração de empregos do Caged. Ranking foi divulgado ontem. Tão logo soube da notícia, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, disparou: “Pegamos o vácuo de Uberlândia e já demos seta para a esquerda”! Traduzind a cidade vizinha ficou em segundo lugar, mas pela primeira vez Uberaba encosta e poderá ultrapassá-la.
Presentaço – Prefeito Paulo Piau completa 61 anos de idade neste sábado. Mas ontem foi alvo de homenagem-surpresa no gabinete, orquestrada pelos seus assessores. Piau comemorou a 3ª colocação de Uberaba na geração de empregos e se emocionou quando os netos apareceram para abraçá-lo.
Ajuda emergencial
Com pouco mais de 21 mil habitantes, o município de Brodowski (SP) pediu socorro ao Codau, pois metade da cidade está sem água há 20 dias. Ontem o presidente Luiz Guaritá Neto emprestou equipamento para bombear água, visando a minimizar os efeitos da seca naquele município.
Sob controle
Aqui em Uberaba, o abastecimento está sob controle, segundo Guaritá. Continuamos abastecidos pelo rio Uberaba, que recebe reforço na sua vazão com as águas do rio Claro. O sistema de bombeamento foi ligado no mês passado e tem sido usado apenas quando necessário.
Quem entende?
A tragédia que vitimou o ex-candidato Eduardo Campos acabou trazendo à tona aspectos negativos do processo eleitoral brasileiro e as hipocrisias a que os candidatos são submetidos pela legislação específica. O avião em que ele viajava estava registrado em nome da AF Andrade, grupo usineiro de Ribeirão Preto, que alega tê-lo transferido a João Carlos Lyra e Bandeirantes Pneus, do Recife. Se era de A, B ou C, pouco importa aqui. Mas, pela Resolução 23.406 do Tribunal Superior Eleitoral, nenhum dos três eventuais “donos” poderia emprestar o Cessna ao candidato, porque uma empresa só pode doar produto ou serviço relacionado às suas atividades afins. Isso significa, por exemplo, que posto de gasolina pode doar gasolina, mas não pode doar impressos. Por isso, tecnicamente, a campanha de Eduardo Campos violou a legislação eleitoral.
Empura-empurra
A morte de Eduardo Campos está trazendo à tona outros fatos que passariam despercebidos, não fosse a tragédia e sua consequente investigação. Um desses fatos refere-se à origem do pagamento das despesas do avião em solo, no Aeroporto Santos Dumont (Rio), no dia do acidente. Essas despesas teriam sido pagas por uma empresa chamada Lopes e Galvão, que deu como sendo seu o endereço de uma escola infantil em Campinas. Os investigadores ouviram a proprietária dessa escola, que alegou desconhecer a AF Andrade, João Lyra e a Bandeirantes Pneus. Pois é. Se a legislação brasileira fosse mais realista, nada disso seria necessário, muito menos o empurra-empurra de responsabilidades...
Supercampeã
OAB/Uberaba foi campeã geral dos JAM - Jogos dos Advogados Mineiros, realizados entre os dias 13 e 17 de agosto, em Belo Horizonte. Destaque para a força feminina das advogadas uberabenses, que ficaram com o primeiro lugar nas competições do atletismo, dança de salão, futsal, handebol e voleibol. “Provamos o valor do interior e não deixaremos de apoiar o esporte, pois é o caminho mais curto para a integração entre pessoas e de estímulo à saúde”, comemorou o presidente Vicente Flávio.
Retratos
A Expoarte Retratos, com obras dos artistas Diego Penedo, Jamilton Souza e José Barbalho, é sua melhor pedida para o fim de semana, na Praça de Eventos do Shopping Uberaba. Aproveite!