ALTERNATIVA

Uberaba terá crematório no final de 2023

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 01/11/2022 às 21:10Atualizado em 15/12/2022 às 23:52
Compartilhar

Crematório do Cemitério Parque deve entrar em operação no final de 2023, ou, no mais tardar, início de 2024. Informação é do empresário Paulo Frasson, um dos empreendedores do cemitério particular de Uberaba. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta terça-feira, ele adiantou que as obras civis para receber o equipamento devem começar em abril. Embora o contrato de concessão estabeleça prazo até 2026 para a instalação do crematório, a ideia é antecipar esse cronograma. Tanto assim que os equipamentos estão sendo orçados para encomenda ao fornecedor nas próximas semanas. Há dois fornecedores principais no Brasil, e o equipamento custa algo em torno de R$ 1 milhão, segundo Paulo Frasson.

CUSTO DE CREMAÇÃO

Cremar os restos mortais dos entes queridos é uma prática antiga e já existia no ano 1.000 a.C., quando gregos e romanos utilizavam a técnica de cremação em seus procedimentos funerários. Por muitos anos existiu uma proibição por parte da Igreja Católica, que condenou esse procedimento até 1964. Aqui na região, Uberlândia saiu na frente, adotando o procedimento. Aliás, muitas famílias uberabenses vão até a cidade vizinha para acompanhar a cremação de entes queridos. A partir de 2023 ou 2024, isso não será mais necessário, porque Uberaba também terá o seu crematório. Mas não pense que é um procedimento barato. Há informações de custos de até R$ 20 mil, embora haja serviços mais em conta.

QUE SUJEIRA!

Para esse Dia de Finados, o gerente dos cemitérios públicos em Uberaba estima que cerca de 20 a 25 mil pessoas passarão pelo São João Batista, outros 12 mil pelo Medalha Milagrosa e, por fim, cerca de 3 mil pessoas visitarão o cemitério de Ponte Alta. Luís Henrique Nogueira garante que os visitantes vão reparar os cuidados que foram dispensados aos cemitérios, sobretudo na limpeza. Dos 3 cemitérios públicos foram retiradas 150 toneladas de sujeira, incluindo garrafas pet, buchas, restos de materiais de construção e lixo de toda espécie, além de mato.

VISITAÇÃO

Desde quarta-feira da semana passada o Cemitério São João Batista está com seus portões abertos para receber a visita da população. Essa medida, no entanto, foi tomada apenas para essa época de Finados. Passada a data, voltará ao esquema que vinha dando certo, com a abertura exclusiva do portão lateral à Capela e escritórios do Cemitério.

SEM FLANELINHAS

Não será fácil nós nos livrarmos do assédio dos “vigias” de carros, mas Luís Henrique reforça que a segurança no entorno dos cemitérios será reforçada pela presença efetiva da Guarda Civil Municipal. Tem mais: garantiu que a fiscalização de Posturas estará atenta à ação de ambulantes não credenciados pela Prefeitura para a comercialização de itens nas imediações dos cemitérios.

PLAQUINHAS

Campeão de visitação não apenas no Dia de Finados, o túmulo do médium Chico Xavier agora está devidamente sinalizado no São João Batista. Placas indicativas foram instaladas para orientar os visitantes. Além disso, foram instalados banheiros químicos perto do túmulo também.

PRONTO, FALOU!

Quem estava incomodado com o silêncio do Presidente Bolsonaro desde o anúncio da sua derrota nas urnas, agora não está mais. Na tarde desta terça-feira ele se pronunciou, rapidamente. Bolsonaro começou agradecendo aos mais de 58 milhões de brasileiros que votaram nele e enfatizou que a direita no Brasil mostrou sua força, ao eleger uma robusta representação no Congresso Nacional.

Sereno e comedido, o Presidente não criticou o Supremo Tribunal Federal nem na Justiça Eleitoral, não falou em fraude nas eleições, nem contestou o resultado das urnas - ao contrário do que a oposição acreditava que ele fizesse. No final, garantiu que, como Presidente da República e cidadão, vai cumprir o que determina a Constituição Federal. Traduzindo para bom Português, ele aceitou o resultado das urnas, vai fazer a transição como estabelece a lei, e ponto final.

ESCOLA RUIM

Sobre os protestos de caminhoneiros que estão bloqueando as estradas brasileiras, Bolsonaro também se posicionou: “Manifestações pacíficas são sempre bem vindas, mas os nossos métodos não podem ser iguais aos da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasões de propriedade, destruição de patrimônio, cerceamento do direito de ir e vir. Somos pela ordem e pelo progresso”.

O recado foi claro. Só não viu quem não quis…

BOLSONARO 2026?

Ao dizer que “nossos sonhos continuam mais vivos do que nunca”, Bolsonaro deixou no ar que poderá voltar a disputar as eleições presidenciais no futuro. Aliás, ele ainda completou com a seguinte declaraçã “É uma honra ser o líder de milhões de brasileiros que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde e amarela da nossa bandeira”.

Nos bastidores, consta que ao final o Presidente teria cochichado com o ministro Ciro Nogueira: “vão sentir saudade de nós”. Olha, 58 milhões de brasileiros parecem estar com saudade desde já…

EM ORAÇÃO

Bolsonarista de primeira hora, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata, não esconde sua apreensão com o futuro do campo no governo Lula. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, ele contou que reza todos dias, “de manhã, de tarde e de noite” para que suas expectativas sobre o próximo governo não se confirmem. A grande preocupação do setor é a volta das invasões de terra pelo MST.

E A UDR?

Ainda de acordo com Marco Túlio, não há espaço para reações mais veementes da UDR (União Democrática Ruralista) no Brasil, como aconteceu na década de 1980. Naquele tempo a entidade teve atuação vigorosa para tentar brecar a reforma agrária no país e enfrentar as invasões de terra. A entidade ainda existe, mas não tem a expressão nacional que alcançou no passado.

Um fato não pode ser minimizad o produtor rural hoje está mais preparado e armado, disposto a defender sua propriedade até o fim. Será preciso haver muita habilidade por parte do novo governo para evitar confrontos sangrentos no campo.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por