ALTERNATIVA

Uberaba terá sinalização bilíngue no trânsito

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 08/12/2021 às 19:24Atualizado em 19/12/2022 às 01:03
Compartilhar

PRA INGLÊS LER E ENTENDER

Projeto de revitalização do centro da cidade está no radar da prefeita Elisa para o ano que vem. Além de transformar o 5º quarteirão da Rua Artur Machado em espaço livre para barzinhos e manifestações culturais, a prefeita pretende criar bolsões de estacionamento, fomentando a construção de edifícios voltados para garagens, como existe em São Paulo, por exemplo. Outra proposta revelada por Elisa esta semana, durante reunião na Aciu, refere-se à instalação de placas de sinalização de trânsito em dois idiomas, Português e inglês.

NA RUA

Nesta quarta-feira, em entrevista ao programa “De Frente pra Notícia”, da Rádio JM, a prefeita deu mostras de que está aprendendo com os erros alheios. Disse que faz questão de andar na rua, manter contato com a população, para saber o que as pessoas precisam do governo. A certa altura o apresentador Paulo Garcia lembrou que o ex-prefeito Paulo Piau disse no final do seu governo, também em entrevista ao mesmo programa, que seu maior erro foi a comunicação. Se tivesse de começar novamente iria mais para a rua e menos para o gabinete...

DIREITO AO CONTRADITÓRIO

Falta de informações confiáveis sobre número de alunos por escola, prédios escolares em más condições e sem AVCB, investimentos milionários em Educação para resultado singelo nas avaliações do Ideb foram algumas das críticas feitas esta semana pelo vereador Celso Neto através desta coluna. Este ano, o vereador se dedicou a fazer um levantamento minucioso da situação em que se encontram as 75 escolas do município, conforme divulgado aqui. Nesta quarta-feira, porém, a ex-secretária Silvana Elias se manifestou a respeito das críticas relacionadas ao período em que esteve à frente da Educação no município.

O OUTRO LADO DA MOEDA

Na avaliação da Professora Silvana Elias, “o vereador Celso Neto está desinformado quando menciona a falta de dados da educação do município. Durante toda a gestão de 2013 a 2020, primamos pelo planejamento rigoroso, por registros e relatórios periódicos de tudo o que foi realizado na Secretaria de Educação no período, inclusive com a participação de muitos profissionais que continuam exercendo suas funções atualmente na pasta”. Segundo a ex-secretária, todos os documentos foram divulgados no site da PMU, além de encadernados e deixados na Secretaria de Educação, sobre a mesa do gabinete da secretária, em 29 de dezembro do ano passado, último dia útil do ano. Ela frisa, ainda, que os dados foram informados às atuais gestoras. “Os documentos existem, mas provavelmente não foram utilizados para um novo planejamento e nem informado ao Vereador. Além disso, havia também, até o final da gestão, um sistema acadêmico implantado pela CODIUB, cujos profissionais responsáveis continuam atuando na SEMED”.

COMO ASSIM?

A ex-secretária vai além, ponderando o seguinte: “A fala do vereador é preocupante, pois leva a crer que os registros do passado não foram utilizados para um novo planejamento, dados importantes para assegurar a continuidade das políticas públicas, especialmente as políticas de educação. Mais preocupante ainda é que o Plano Decenal, estabelecido por lei, prevalece a título de planejamento e diretrizes até 2024”.

PELEJA DANADA

Sobre a falta de auto de vistoria do Corpo de Bombeiros na maioria dos prédios escolares, Silvana Elias explica que fez um esforço permanente para solucionar esse problema, que foi herdado de outras gestões. No entanto, além das dificuldades técnicas por serem prédios antigos, “o município enfrentou uma das piores crises econômicas desde 2015, faltando recursos financeiros para as intervenções mais onerosas”. Mesmo assim, ela ressalta que foi regularizada a situação de 20 escolas e encaminhadas outras tantas. E desafia: “Quem sabe, com a dedicação do nobre vereador, a atual gestão possa regularizar todas as demais unidades?”

OPÇÃO PELOS PRÉDIOS

Outro fato muito criticado pelo vereador Celso Neto refere-se à opção do governo passado por construir escolas, em vez de investir na capacitação dos docentes e incremento da qualidade do ensino ofertado. Silvana Elias, de fato, confirma essa opção, relatando a construção de 14 novas escolas e outras 5 em obras. Apesar de representarem aumento dos custos com Educação, essas unidades escolares tinham por objetivo atender a população o mais próximo possível do local de residência. Perdia por um lado, economizava com transporte, por outro lado.

MISSÃO CUMPRIDA

Sobre os investimentos em Educação comparados aos resultados nas avaliações do Ideb, Silvana Elias diz que assumiu a pasta com avaliação de 5.1 e entregou com 6.0, para alunos de 1º ao 5º ano, e conseguiu a proeza de avançar de 4.8 para 5.3 na avaliação de 6º ao 9º ano.

Em que pesem as justificativas da ex-secretária e as dificuldades enfrentadas no período de 2012 a 2020, é inegável que avançamos muito pouco nas avaliações do Ideb. Uberaba merece mais e pode se espelhar em experiências bem sucedidas pelo Brasil afora, para dar um salto de qualidade no ensino. Basta ver que Sobral, no interior do Ceará, consegue ficar em primeiro lugar no Ideb nacional, sendo uma cidade com 200 mil habitantes e investimentos anuais menores do que os de Uberaba, por aluno. Lá a nota gira em torno de 9.1, ou 9.8… Não podemos nos contentar com notas 5 e 6.

“TÔ FORA”

Dizendo que não vai entrar em disputas narrativas, mas dizendo-se feliz por ter contribuído para o aprimoramento das discussões sobre a Educação, o vereador Celso Neto diz que a ex-secretária está no papel dela. “Estranharia se ela não defendesse a própria gestão” - comentou. “O foco deve ser encontrar aquilo que foi conduzido de forma errada e corrigir para o futuro” - encerrou.

CRIME!

Foi um crime o que fizeram com as árvores na calçada ao lado do Armazém do Boi, no bairro São Benedito. Cidadão que decepou a copa das árvores deveria ser punido exemplarmente, como lição para nunca mais agir desta maneira. Segundo vizinhos, as árvores estavam saudáveis

NATAL NO PARQUE

ABCZ acende as luzes da sua tradicional decoração natalina no Parque Fernando Costa, nesta quinta-feira, às 19h. Além do espetáculo de luzes, haverá uma extensa programação cultural até o dia 2 de janeiro, além de feira gastronômica.

Foi um espetáculo a apresentação da Orquestra Jovem do Colégio Tiradentes, sob a batuta do Subtenente William, na noite de terça-feira. Quem assistiu se emocionou com a maravilhosa apresentação, como aconteceu com a prefeita Elisa, que prestigiou o evento.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por