ALTERNATIVA

Uberabense amarga resultado das urnas no domingo

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 03/10/2022 às 22:04Atualizado em 16/12/2022 às 00:46
Compartilhar

RESSACA MORAL

Segunda-feira difícil de passar por causa da ressaca moral causada pelo vexame de Uberaba nas urnas. Enquanto Uberlândia fez 7 deputados, nós não conseguimos eleger um representante sequer. Patrocínio, Iturama e Ituiutaba elegeram federais. Frutal e Araxá, estaduais. Mas todos os vizinhos, embora menores do que Uberaba, fizeram direitinho o dever de casa, elegendo seus candidatos. Pois é. Agora vamos amargar 4 anos de ostracismo político, assistindo outros municípios protagonizarem as conquistas que poderiam ser nossas…

DESASTRE ELEITORAL

“A dispersão gerou o desastre e a estratégia da elite - liderada pela prefeita - desfalca a cidade de voz na Câmara e na Assembleia. O ódio do tio matou o sobrinho. Marão não tinha votos fora da cidade. E nem Hely Tarquínio, que nasceu em Uberaba e mora em Patos, se reelegeu”. Análise é do ex-deputado federal Nárcio Rodrigues, que não disputou as eleições, mas tem larga experiência em campanhas políticas.

DEMOCRACIA X BOM SENSO

Muita gente chegou a dizer que faz parte do processo democrático possibilitar que todos tenham direito de concorrer às eleições. É verdade. Mas isso não impede que o bom senso prevaleça, muito menos que o interesse individual se sobreponha às necessidades coletivas. Em Uberaba a vaidade pessoal de alguns e os interesses pessoais falaram mais alto e o resultado foi o prejuízo político para o município. O resultado das urnas no domingo tira de Uberaba a liderança regional que vinha exercendo, assim como obriga a cidade a se curvar perante os vizinhos para defender suas demandas de desenvolvimento.

SÓ UM

Em entrevista nesta segunda-feira, a prefeita Elisa negou que Uberaba não tenha feito deputado algum. Segundo ela, Uberaba elegeu o deputado Zé Silva.

SEGURE O TCHAN!

Já o deputado Zé Silva não ficou nadinha satisfeito com os pouco mais de 2 mil votos que recebeu em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, logo após a totalização dos votos pela Justiça Eleitoral, Zé Silva falou (com todas as letras) que vai precisar “repactuar o compromisso” com nossa cidade. Ao ser questionado se defenderá as causas de Uberaba em Brasília, ele disse que não poderá dar tratamento VIP a uma cidade que lhe deu 1% dos votos, enquanto outra cidade lhe deu 50% dos votos. Sem dizer o tamanho do colégio eleitoral de uma e de outra, Zé Silva foi claro ao garantir que sua prioridade serão as cidades onde recebeu maior votação. Ou seja: tudo no condicional para Uberaba…

MUITA TEIMOSIA

Presidente da Aciu lamentou o resultado das urnas no domingo. No entanto, Anderson Cadima lembrou que por várias vezes alertou sobre o excesso de candidatos, o que poderia inviabilizar a eleição de deputados de Uberaba. Acertou em cheio!

E AGORA?

A propósito, Cadima também manifesta preocupação com a fala do deputado Zé Silva sobre sua relação política com Uberaba.

SURPRESA!!

Os mais de 5 mil votos alcançados pela candidata da prefeita, Maria Abadia, surpreenderam a todos, menos a ela. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta segunda-feira, Maria Abadia disse que trabalhou com a perspectiva de obter votação bem mais expressiva.

PRONTA PARA 2024

Aliás, Maria Abadia se disse pronta para 2024. Está a postos para o que o seu partido, o Solidariedade, decidir sobre seu futuro político. Indagada se pretende disputar a Prefeitura daqui a dois anos, ela não descartou essa possibilidade. Mas, ao que tudo indica, Maria Abadia vai mirar a Câmara, em 2024. A conferir.

NA BRONCA

Quem também se disse frustrada com a baixa votação alcançada no domingo foi a vereadora Denise Max. Ela “soltou os cachorros” em entrevista à Rádio JM, dizendo-se “revoltada” com a votação dada pelos eleitores uberabenses a candidatos de fora que chegaram aqui e levaram votos com conversa fiada. “Eu tenho uma história nessa cidade. Acabei com a carrocinha e com a matança de animais. Todo dia recebo uma porção de pedidos de socorro para animais. Tenho 23 projetos aprovados. Mas aí veio um deputado de fora aqui e as protetoras foram apoiá-lo e elegê-lo. Veio uma pessoa aqui que nunca fez nada pela cidade e ganhou 20 mil votos. E eu recebi menos de 3 mil votos. Foi muita ingratidão” - desabafou Denise, coberta de razão.

COERÊNCIA, MINHA GENTE!

O mineiro precisa ser estudado. Reelege um governador de direita, escolhe um senador apoiado pelo presidente de direita, mas dá a maioria dos votos ao candidato de esquerda à Presidência da República. Quem entende?

MUITA FEIÚRA!

Os grandes derrotados desta eleição foram os institutos de pesquisa. Avaliação é do marketeiro Tharsis Bastos, que teve um dos mais prestigiados institutos de pesquisa em Minas, o Holmes. Por incrível que pareça, nenhum dos institutos que divulgaram pesquisas na semana passada acertou os números. Pelo contrário. Alguns erraram feio, dizendo que o presidente Jair Bolsonaro estava estacionado em 33% das intenções de voto e que Lula venceria no primeiro turno. Nem uma coisa, nem outra. “Os institutos de pesquisa precisam vender relatórios. Nunca resultados” - ressalta Tharsis.

FORA DE COGITAÇÃO

Presidência da Funel está fora do radar do presidente da Câmara, Ismar Marão, que não conseguiu se eleger deputado federal. Marão explica que ele teria de deixar suas atividades como policial para se dedicar à Fundação, o que é inviável. Por outro lado, Marão diz ser “questão de honra” participar da escolha do próximo presidente. Aliás, ele já apresentou dois nomes à prefeita (o ex-vereador Alan Carlos e ex-adjunto da Sagri, Belzinho). Não foram acatadas suas sugestões. No entanto, Marão quer ver os nomes que a prefeita tem para o cargo e “palpitar”.

TRAIRAGEM

Marão também está na bronca com os colegas de Câmara. Dos oito vereadores que abraçaram inicialmente sua candidatura, apenas 3 continuaram firmes até o fim.

DEPUTADO TIK TOK

Ainda de acordo com Marão, os bolsonaristas de Uberaba não votaram nem nele, nem na candidata Ellen Miziara, do PL. Optaram por votar num forasteiro, a quem deram mais de 18 mil votos. Sabe quem? Nikolas Ferreira, o campeão de votos no país, mais conhecido por “deputado Tik Tok”.

TEM CHANCE

Ellen Miziara tem chances de chegar ao Parlamento, mesmo tendo ficado na suplência, com 9.649 votos. O raciocínio é o seguinte: seu partido, PL, conquistou número expressivo de cadeiras na Câmara Federal. Caso Bolsonaro seja reeleito, bastará que ele aproveite deputados bolsonaristas do PL em seu staff para abrir assento no Legislativo para Ellen.

PRA PENSAR

Muitas lições ficaram desse fracasso eleitoral de Uberaba em 2022. Uma delas é a necessidade de termos uma grande liderança política que seja ouvida e leve as demais lideranças à reflexão e à razão nas decisões sobre o futuro da nossa cidade. Outra é a necessidade de todos nós calçarmos as “sandálias da humildade” para fazermos a “mea culpa” e revermos o modelo de política que está nos arrastando para o abismo. A terceira, a obrigatoriedade de nos unirmos em torno de um projeto para Uberaba, com pés no chão, desprovidos de vaidades pessoais e interesses individuais. Não adianta continuarmos repetindo os erros, e teimando em dar desculpas para eles. Basta! Vamos parar de tapar o sol com peneira furada, para começarmos a tomar atitude séria e responsável!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por