MODELO TRADICIONAL
Ainda não será nas eleições deste ano que o uberabense irá experimentar as novas urnas eletrônicas com tela touch screen. As urnas serão as convencionais, modelo tradicional, com teclas para o eleitor digitar o número dos seus candidatos e confirmar. Segundo Alexandre Petermann, que é chefe do cartório eleitoral, as urnas tradicionais são mais estáveis e virão cerca de mil unidades para Uberaba.
MULTIDÃO
Justiça Eleitoral já começou a convocar mesários para trabalhar nas eleições de outubro. Ao todo, serão mais de 4.000 pessoas, incluindo mesários, motoristas, pessoal de apoio, etc. Segundo Alexandre Petermann, a grande maioria dos convocados é formada por voluntários, já acostumados a trabalhar nas eleições. Mesmo assim, todo o time passará por treinamento, depois do dia 15 de agosto.
UBERABENSE “DA GEMA”
Quem acompanha a pré-campanha dos candidatos a prefeito nas redes sociais tem observado algumas características deles. Por exemplo: Samir Cecílio (PL) tem insistido que “equipe é tudo” e defendido a formação de governo apenas com uberabenses. “Não precisamos buscar ninguém em outras cidades, mas colocar as pessoas certas, no lugar certo. Valorizar as pessoas de Uberaba, que aqui moram, têm suas famílias, seus negócios e têm comprometimento com a cidade”. Foi isso que ele postou na sua página nessa terça-feira.
VIVA O COMÉRCIO
Piau, por sua vez, nessa terça-feira postou cumprimentos aos comerciantes pelo dia. E fez compromisso com o comércio de Uberaba, em especial localizado na área central. Por falar em Piau, o marketing eleitoral da campanha majoritária tucana deve ganhar fôlego com a contratação de nova agência de publicidade.
EM PAUTA
Nas suas andanças de pré-campanha, Tony Carlos tem defendido a ampliação do número de poços profundos para garantir o abastecimento à população. Citando a vizinha Ribeirão Preto, Tony argumenta que lá a população utiliza apenas água de poço, que tem melhor qualidade e custa mais barato do que dispensar o tratamento que hoje a Codau dá à água captada no rio Uberaba. Água de poço profundo basta filtrar para tomar. Isso significa que Tony, caso seja eleito, poderá rever o projeto de captação de água no rio Grande.
FAMÍLIA
Anderson Adauto tem aproveitado esse período para apresentar a família aos seus seguidores na internet. Já mostrou filha e neta, chegou a vez dos irmãos Edinho e Sueli, seus irmãos mais novos. No vídeo, eles destacaram que Anderson era o mais velho, o mais atirado e lembraram os “cascudos” que ganharam do irmão.
FOCO
Anderson esteve reunido com lideranças dos movimentos sindicais para articular a formação de um fórum técnico de preparação de mão de obra para futuros empreendimentos que irão compor o polo gás-químico de Uberaba. Esse fórum deverá contar com a participação de representantes dos setores produtivos, tanto trabalhadores quanto empregadores, além de instituições educacionais voltadas para tecnologia e inovação.
MÃOS DADAS
O líder sindical Marcos Mariano participou da reunião para discussão do fórum técnico e avalia que foi muito produtiva, e teve a participação de pessoas que atuam no campo científico na UFTM e no IFTM, sindicatos de trabalhadores e empregadores da construção civil, sindicato de trabalhadores nas indústrias químicas Stiquifar, Instituto Educar para Transformar (IEPT), SinproMinas e de Anderson Adauto. Segundo Marcos, “ficou decidido, como um dos objetivos emergenciais, realizar estudo imediato visando dar respostas ao apagão da mão de obra técnica qualificada para o setor da indústria da construção e química”. Nova reunião com ampliação de convidados foi agendada para terça-feira (23), às 9h, na Fiemg.
E O CENTRO?
Nesta quarta-feira, Anderson Adauto estará reunido com lojistas para falar sobre revitalização e repovoamento do centro da cidade. Será às 18h30, no auditório da CDL. Anderson defende a ideia de criar incentivos para a ocupação dos imóveis hoje abandonados, assim como passar um “batom” nas vias de maior movimento, para dar uma cara nova e mais bonita ao local. Pra falar a verdade, uma boa limpeza na avenida Leopoldino de Oliveira já seria muito bem-vinda. E talvez levar mais cor aos passeios. Jeito tem! Aliás, jeito simples e barato.
DE OLHO
Pré-candidatos, atenção aos ponteiros da balança! A julgar pela comilança que alguns mostram nas suas redes sociais, eles poderão ganhar peso, em vez de voto!
ABSURDO
Cidadão uberabense que teve a fiação do padrão de energia elétrica furtada ouviu de atendente da Cemig que a religação irá demorar de três a quatro dias. Que tal? Até lá vai ficar sem luz... Socorro!!!