ALTERNATIVA

Uberabenses perdem oportunidades no mercado de trabalho

Prefeito fala que"Uberaba vive hoje apagão da mão de obra" (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 22/10/2014 às 10:23Atualizado em 17/12/2022 às 03:05
Compartilhar

POR GÊ ALVES – REDATORA INTERINA

Caça aos votos. E não é que, na reta final, a candidata à reeleição à Presidência da República Dilma Rousseff resolveu dar as caras por aqui?! Ela vem hoje à cidade acompanhada do governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel. E promete auê no quente e já conturbado centro da cidade por volta de 10h. Seu concorrente, o tucano Aécio Neves, já visitou Uberaba ainda no primeiro turno.

Afffff. Foi de uma infelicidade tremenda a colocação do prefeito Paulo Piau, ontem, com relação à seca que atinge a cidade. Comentando a manifestação dos moradores do Morada Du Park, tascou que na época dele, quando faltava água, as pessoas colocavam o balde na cabeça e procuravam um cruzeiro para rezar. E ainda completou: “Devíamos rezar mais para Deus mandar mais chuva!”. Ah... para!!!

Solução. Mas, sabe-se lá se por que percebeu a asneira que acabava de falar (?), se na verdade estava mesmo é fazendo uma piada (de mau gosto extremo, digamos) (?) ou querendo dar uma quebrada no “climão” (?), Piau foi, sim, pontual e firme. Disse que governos anteriores não investiram em capacidade de armazenamento de água para fazer frente aos períodos secos e por isto estamos passando por esta grave crise de desabastecimento. E anunciou que seu governo vai colocar o dedo na ferida e enfrentar a questão, prometendo para 2016 capacidade para atender uma comunidade de 500 mil habitantes, ou seja, abastecimento com folga para o município.

Compensação. Naturalmente que fiz ao prefeito a pergunta que é recorrente: se o município está preparado para enfrentar possíveis ações de ressarcimento a danos causados ao contribuinte. De início ele tentou desconversar, alegando que não há como processar a natureza. Claro, pontuei que ele acabava de fazer mea-culpa, evidentemente, não do seu governo, mas da instituição Prefeitura/Codau, ao passo em que declarou a imperícia de Uberaba na questão do armazenamento e considerando que está estabelecida relação de consumo entre o cidadão e o Codau. Foi quando PP disse então que “vamos responsabilizar os gestores”. Ele, no entanto, não acenou com qualquer possibilidade de oferecer deduções compulsórias aos consumidores nas contas de água pelo transtorno. Ou seja: quem se sentir lesado deve mesmo é procurar o Judiciário.

Despreparo. O uberabense, por falta de qualificação, está perdendo oportunidades interessantes de colocação no mercado. O próprio prefeito Paulo Piau admite que “Uberaba vive hoje o apagão da mão de obra”. Afirma que muita gente chegando de fora significa despreparo da mão de obra de uma cidade bicentenária e culturalmente diferenciada. Diante da constatação, garante que vai acelerar para capacitar nossos trabalhadores para as novas demandas que se apresentam com os projetos que estão surgindo no município.

Ritmo. Paulo Piau tem falado exaustivamente, e em situações diversas, sobre velocidade. Foca muito em lentidão, o que sinaliza que algo o incomoda no ritmo de sua equipe ou, para ser mais amena, na burocracia do sistema público. Mas parece evitar dizer isto claramente. Quando perguntado, diz que a lentidão não é boa e que “esta coisa de construir para o futuro é balela... Tem que ser agora!”.

Cortes. Aproveitando a exclusiva com Piau, eu quis saber dele se procedem os rumores de que pode haver demissões para fazer frente ao momento de dificuldade econômico-financeiro que assombra boa parte dos municípios brasileiros. Já há paralisação de obras; débitos vencidos com fornecedores e até folhas de pagamentos atrasadas em cidades da região. PP admite que seu governo está cortando gorduras, combatendo o desperdício, revendo contratos, sobretudo fruto de terceirizações, negociando contas. A ideia – diz – é evitar cortar na carne e menos ainda atingir o osso. Ou seja, a prevalecer o que coloca o chefe do Executivo, por aqui as medidas ainda são superficiais e a situação administrável.

Antecipação. Mercado rindo à toa. A Prefeitura acatou pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e vai pagar a folha, de forma antecipada, no dia 30. O servidor nem tanto porque os salários (excetuando os cargos nomeados) são tão baixos que o que dá pra fazer é só mesmo antecipar a quitação de parcelas das dívidas de rotina ou a compra do trivial, apesar de o próximo fim de semana ser prolongado à categoria em comemoração ao Dia do Servidor.

Aumento. Sobre reclamação de ciclistas da cidade sobre “defeitos” que eles atribuem a mau planejamento dos espaços a eles destinados, impondo estragos nas bicicletas e riscos de acidentes, Paulo Piau demonstra boa vontade em corrigir. E aproveita para anunciar a expansão destas vias: da avenida Gabriel Junqueira até o bairro Amoroso Costa e da avenida Santos Dumont até o conjunto Copacabana.

O Shopping Uberaba está a mil com os preparativos para o Natal. Simultaneamente, prossegue o trabalho de treinamento para aperfeiçoar cada vez mais a qualidade de atendimento, neste ano com o conceituado Grupo Friedman Brasil, através do consultor Frederico Bilheri. Durante os cursos e palestras, são desenvolvidas atividades como dinâmicas para aperfeiçoar e estreitar o relacionamento entre os lojistas, vendedores e colaboradores visando a manter a harmonia necessária para que todos estejam em sintonia em prol de um Shopping Uberaba cada vez melhor

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por