Compra de voto
A denúncia de compra de voto na eleição das mesas diretoras da Câmara Municipal apimentou o início de mandato dos novos prefeito e presidente do Legislativo, em Uberaba. Não se fala em outra coisa que não seja a denúncia de corrupção feita pelo vereador Tony Carlos. Mas, até agora, Tony não deu “nome aos bois”. Ora, corrupção é crime e como tal deve ser tratado, o que impõe seriedade e responsabilidade tanto por parte de quem faz a denúncia quanto daqueles que têm a obrigação de apurar os fatos. Denúncia de corrupção nos meios políticos não comporta leviandade. Por isso, ao vereador Tony Carlos cabe a obrigação (inclusive moral) de formalizar sua denúncia perante o Ministério Público e a Polícia para as devidas providências. Afinal, se ele tem tanta certeza de que algum colega vendeu seu voto, deve saber também quem o comprou. Neste caso, ambos devem pagar o preço pela prática da corrupção. Ou quem pagará caro será Tony, em cujos ombros poderão recair os ônus da denúncia e consequente desmoralização.
Primeira derrota
Não se sabe até que ponto a derrota de Tony Carlos para a presidência da Câmara está motivando a reação dele de denunciar compra de votos. É certo que Tony não digeriu a vitória de Elmar e, principalmente, de Samir Cecílio Filho (eleito presidente em 2014, ano de eleições para deputado estadual). Afinal, a derrota de Tony representa também a primeira derrota política de Paulo Piau, que o apoiava para presidente da Câmara. Só o tempo dirá como ficarão as relações entre Executivo e Legislativo nos próximos 4 anos.
Golpe duro
Até onde se sabe, no sábado à noite, o “Grupo dos 7” novatos chegou de surpresa ao escritório de Paulo Piau. Foram comunicar ao prefeito que estavam unidos e não aceitavam ser excluídos do processo de escolha das mesas diretoras da Câmara, como queriam os veteranos. Teria sido áspero o tom da conversa entre as partes, segundo consta.
Expulsão
No fim de semana que antecedeu a posse dos eleitos em 2012, as redes sociais davam conta de problemas entre Samir Cecílio Filho e o presidente do PR/Uberaba, deputado Aelton Freitas. Houve até quem anunciasse processo de expulsão de Samir, o que não se confirmou.
Posição
Pelo menos uma conversa ao telefone, em tom ácido, teria ocorrido entre Samir e Aelton. O deputado tentou persuadir o vereador a mudar de lado e votar nos veteranos na eleição da Câmara. Samir não arredou o pé. Logo depois, Samir teria disparado torpedos aos colegas do Grupo dos 7, reafirmando sua posição junto aos novatos, arrematando com um significativo “custe o que custar”.
Lé com lé...
Dos veteranos, ficou evidente que Cleber Cabeludo foi o primeiro a saltar do barco e juntar-se aos novatos, assegurando não apenas a eleição de Elmar, Samir e Kaká, como a dele próprio. Em seguida, foram Ripposati e Afrânio Lara, ambos contemplados com cargos nas mesas diretoras eleitas dia 1º. Ao Tony Carlos foi oferecida a vice-presidência ou a 1ª secretaria em 2014. Ele não topou.
Mudança de horário
Horário das sessões legislativas pode voltar para o período matutino na atual legislatura. Já existe proposta dos novatos para que as sessões se realizem a partir das 8h. Por enquanto, os vereadores estão de recesso e só pegarão no batente para valer no dia 4 de fevereiro, se antes o prefeito Paulo Piau não convocar sessão extraordinária da Câmara.
Outros tempos
Pessoal do Codau teria dado um ultimato no novo presidente, Luiz Guaritá Neto. Não querem tapinha nas costas. Querem aumento de salário e melhores condições de trabalho.
Desperdício
No Codau, o desperdício não é só de água. Escorrendo entre os dedos, o dinheiro do Codau foi desperdiçado no apagar das luzes da gestão passada para a produção de uma caríssima revista impressa em cores, em papel couchê, com farta (e igualmente cara) distribuição. Dinheirão jogado fora, que poderia ter sido usado para estancar os vazamentos d’água que pipocam por toda a cidade. Ou melhorar os salários dos servidores do Codau.
Roda de Fogo
Prefeito Paulo Piau já confirmou presença na famosa Roda de Fogo, amanhã, no Chopp Time. Começo de governo é só alegria...