Daniela Brito - redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Desafios
Após ser eleito prefeito, Paulo Piau agora tem um enorme desafio pela frente: realizar a transição do governo e montar a equipe responsável para ajudá-lo a administrar a cidade pelos próximos quatro anos. Com tantos apoiadores, não restam dúvidas que haverá “mortos e feridos” em todo esse processo de composição. Porém, ele nega qualquer tipo de dificuldade. Pelo contrário. O prefeito eleito garante que não loteou cargos em troca de apoio, mesmo com o respaldo de dezessete partidos, e terá liberdade para definir toda a composição governamental.
Obras
Paulo Piau assegura que não é porque haverá a mudança de governo que as obras em andamento serão paralisadas a partir de 2013. E ainda quer, no início do governo, auditar todas as contas da Prefeitura, bem como fazer o levantamento dos bens patrimoniais e materiais, para mostrar à população como encontrou as contas municipais. O prefeito eleito, em entrevista à Rádio JM 730kHz, disse querer marcar história, trabalhando sem revanchismos e sem olhar no retrovisor. “Nos queremos que todos, independente de partido, estejam somando para a cidade melhorar.
“Desserviço”
O prefeito eleito aproveitou para lamentar o estímulo de luta de classes, entre pobres e ricos, alimentada pelo adversário, o deputado estadual Antônio Lerin, contra sua candidatura. Para ele, esta postura é avaliada como um desserviço para o processo político. “Isso não existe. É uma discussão que não vale a pena, utilizada para angariar voto. Nós precisamos de todos para governar”, disse.
Ela ligou!
Através de ligação telefônica, a presidente Dilma Rousseff cumprimentou o prefeito eleito Paulo Piau. Satisfeita com o resultado, ela reforçou que todas as parcerias em nível federal permanecem no município. E se mostrou aberta para dar início à criação da região metropolitana do Triângulo Mineiro.
Números
O resultado das urnas demonstra uma cidade totalmente dividida, tendo em vista a pequena diferença entre os dois candidatos que disputaram o segundo turno. Além disso, não há como se mostrar despreocupado em relação às abstenções. 43.249 pessoas não compareceram às urnas - o que representa 20% do eleitorado. E mais: 14.846 pessoas votaram em branco ou anularam o voto.
Fortalecimento
Há de se reconhecer o fortalecimento político de Antônio Lerin em todo o processo eleitoral de Uberaba. Se no primeiro turno ele obteve 32.961 votos – o equivalente a 20,89% do eleitorado –, neste domingo o resultado das urnas confirmou 75.541 votos – o equivalente a 48,74% dos votos válidos. Ele mais que dobrou a votação do primeiro turno.
Desprestígio
Também não há como não registrar que a derrota do deputado mostra o desprestígio do governador Anastasia e do senador Aécio Neves em Uberaba. Este resultado mostra que o governo estadual deve repensar a forma de se trabalhar no município.
Pesquisa
Pode-se dizer que o Ibope não errou no resultado em Uberaba. Na primeira pesquisa divulgada pelo JM, a diferença de 10% trazia a informação de margem de erro de 5% para mais ou para menos. Isso quer dizer que se evidenciava um empate técnico entre os dois candidatos, pois considerava que Lerin poderia estar cinco pontos à frente e Piau cinco pontos atrás, ou seja, tecnicamente empatados. Na berlinda ficaram os levantamentos feitos pela MDA, de Lavras (MG), realizado para o Estado de Minas, e o Instituto Veritá, contratado pela TV Paranaíba/Rede Record, que errou feio em Uberaba e passou vergonha em Uberlândia.
Estratégias
Passadas as eleições, começam a se revelar situações de bastidores típicas da guerra de marketing eleitoral. Consta que para o último debate da TV Integração/Rede Globo, a coligação que sustentou a candidatura do prefeito eleito “esqueceu” em uma rádio da cidade documento com questões que seriam feitas para Antônio Lerin. Ocorre que tudo era falso e tinha como propósito o adversário encontrar para estudar o que não seria perguntado por Paulo Piau. Só não se sabe se esta estratégia deu certo...
Na Justiça
Mas o que parecia o fim de um processo histórico, com a escolha de um prefeito eleito em dois turnos, a eleição terá novos desdobramentos. O resultado eleitoral terá questionamentos judiciais, conforme anunciou ontem o candidato derrotado Antônio Lerin.
Em viagem
Prefeito AA cumpriu agenda externa e não se posicionou oficialmente sobre a eleição de Paulo Piau – em relação ao qual era contrário a ser candidato pelo PMDB.