Estado de alerta
Um helicóptero sobrevoou a cidade por quatro horas para levantar o que está acontecendo com o volume de água do Rio Uberaba. Foi a partir daí que surgiram as suspeitas de uso irregular por parte de terceiros. Pelo menos cinco pivôs centrais foram flagrados nesse levantamento, o que significa que pode ter gente captando mais água do que deveria, na APA do Rio Uberaba.
Pede pouco, gasta muito
Como funciona isso? Traduzindo em miúdos, o cidadão consegue uma outorga (autorização) para captar dois mil litros de água por dia no Rio Uberaba, com o objetivo de aguar uma horta, por exemplo. Esse volume corresponde mais ou menos a uma caixa d’água residencial e, assim, em tese, não traria problema algum ao abastecimento da cidade. Mas as suspeitas do presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, são de que tem gente gastando muito mais água, provavelmente na irrigação de lavouras e atividades de mineração. Ou seja, esse pessoal pode estar pedindo uma outorga de araque só para “legalizar” seu negócio...
Ação judicial
Todo o levantamento feito pelo Codau e as fotos aéreas que comprovam a existência desses pivôs de irrigação em situação irregular foram entregues ao Ministério Público para investigação e providências judiciais. Agora é esperar pelo resultado.
Não tem volta – Apesar do auê feito pelo “Diário do Comércio”, de BH, na edição de ontem, o presidente da Cemig garantiu à colega Renata Gomide que a construção do gasoduto mineiro não tem volta. Seja qual for o vencedor das eleições para o governo de Minas, o gasoduto tem de sair do papel – sentenciou o presidente Djalma Moraes, em entrevista exclusiva ao JM.
Retrocesso – Segundo o jornal econômico que circula na capital mineira, a retirada da PEC 68 pelo Executivo estaria decretando o fim do gasoduto, com consequências negativas para a fábrica de amônia da Petrobras em Uberaba. Mas Djalma Moraes assegurou que não há o que temer.
PPP dos presídios
Candidato do PSDB a Presidente da República, o senador Aécio Neves voltou a defender o uso de Parcerias Público Privadas (PPP) para melhorar o sistema carcerário no país. Aécio também apontou a falta de investimento na Polícia Federal e no fundo penitenciário como algumas das causas dos problemas no setor. Em sabatina promovida pelo Grupo Estado, o tucano defendeu ainda a necessidade de reforma urgente nos códigos Penal e de Processo Penal, para endurecer o jogo com a bandidagem. E a criação de um Ministério da Segurança Pública, desvinculado do Ministério da Justiça.
E agora, José?
O Município de Uberaba e o ex-prefeito Anderson Adauto foram condenados recentemente pelo Judiciário a providenciar todos os reparos necessários no prédio do antigo Centro de Atendimento e Reeducação de Menores Infratores (Caresami), bem como elaborar e executar Plano de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PPCIP). A ação nasceu em função de incêndio ocorrido no local em 2007, vitimando dois internos. Mas a tramitação do processo demorou tanto, que hoje a situação é outra. O Município devolveu o Caresami ao Estado há mais de dois anos. Até o nome mudou para Centro Socioeducativo de Uberaba (Ceseub).
Recurso
Procurador Geral do Município, Paulo Salge, deve interpor recurso contra a condenação do Município, ressaltando exatamente iss o Caresami foi integralmente transferido para o Estado em 2012. Portanto, no seu entendimento, o Município já estaria desobrigado do cumprimento da sentença. Afinal, o prédio não é mais de responsabilidade do Município. Mas, ainda assim, pode sair dos cofres públicos uberabenses a indenização às famílias das duas vítimas.
Sabatina
Almir Silva e Samuel Pereira, ambos candidatos a deputado estadual, serão sabatinados segunda-feira, 1º de setembro, pelo empresariado uberabense, reunido na Aciu. Encontro está marcado para as 20 horas.
Comitê
A propósito, Samuel Pereira inaugura hoje, às 18h, seu comitê de campanha, na rua Sete de Abril, 32.
Supersimples
OAB/Uberaba programa para o final de setembro palestra sobre o novo Supersimples, benefício no qual foram incluídas as atividades profissionais do advogado e de outras 139 categorias, através de sanção da presidente Dilma Rousseff no início de agosto. A inclusão da advocacia no Supersimples, além de impulsionar a abertura de novos escritórios, diminuirá a burocracia para os profissionais que optarem pelo sistema simplificado de tributação. A palestra será direcionada aos advogados e a todos os profissionais liberais incluídos no benefício.
Explicação
Teve explicação para a falta de comunicação à comunidade sobre as obras de recapeamento na avenida Fidélis Reis, reclamada nesta coluna, edição de ontem. Segundo o secretário Dênis Silva, a Secretaria de Obras resolveu de última hora adiantar o trabalho, fechou trecho da praça Markito e não avisou a Comunicação que, por sua vez, não teve como avisar a população. O secretário José Elias Miziara assumiu o desgaste, pediu desculpas pelo transtorno e diz ter aprendido a lição do Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”. Justiça seja feita: o trabalho de comunicação da Prefeitura sobre as obras na avenida Fidélis Reis vinha funcionando bem, com placas nos postes, anúncios nas emissoras de rádio e nos jornais etc. Mas, na hora do recapeamento, pisou na bola!