Não será surpresa se Uberaba decretar marcha à-ré na flexibilização das medidas de enfrentamento à pandemia. Reunião virtual dos representantes dos 27 municípios foi realizada nesta terça-feira para avaliar o quadro da Covid e tentar entender o que está acontecendo, já que a região teria recebido maior volume de doses de vacinas proporcionalmente às demais áreas do Estado. Antes de entrar na reunião, a secretária adjunta de Saúde, Valdilene Rocha, concedeu disse ao programa O Pingo do Jota que novas restrições poderão ser adotadas, possivelmente em conjunto. Hoje à tarde também será realizada reunião presencial com representantes de Frutal e Iturama,com o mesmo objetiv discutir os próximos passos no enfrentamento à Covid.
PESO PESADO
É certo que não basta Uberaba adotar medidas restritivas isoladamente, já que os números exclusivos da cidade estão sob controle. O que tem impactado o nosso sistema de saúde é justamente a pressão feita pelos municípios vizinhos, que mandam para o Hospital Regional os pacientes com Covid. Muitos deles, segundo admitiu a adjunta Valdilene Rocha, chegam aqui em estado gravíssimo. Por essa razão, a ocupação de leitos de UTI Covid no HR tem se mantido em 100% há pelo menos três semanas. Se a região não fizer “o dever de casa”, Uberaba vai continuar pagando um preço alto por ser sede da macrorregião Triângulo Sul. É hora de chamar os vizinhos às falas!
MENOR PREJUÍZO
A adjunta Valdilene Rocha defende a adoção de medidas restritivas em conjunto e de comum acordo, de modo a ter o menor impacto possível sobre a economia, mas preservando a saúde da população acima de tudo. É certo que não se faz omelete sem quebrar os ovos e, neste caso da pandemia, serão necessárias dúzias e dúzias de ovos para fazer uma omelete razoável. Os números mostram que a pandemia fugiu totalmente ao controle nas cidades da região. A verdade é esta.
VACINAÇÃO
Como mostrei aqui ontem, o mapa do Minas Consciente de dezembro apresentava apenas a região do Triângulo Sul em verde, contra todo o restante do Estado em vermelho ou amarelo. Agora o mapa está invertid só a nossa região no vermelho. Se em dezembro ainda não havia começado a vacinação contra a Covid, como explicar que os resultados eram melhores do que agora, com a vacina chegando ao braço de uberabenses na faixa dos 28 anos? Só pode ser reflexo de algum excesso ou antecipação da flexibilização medidas de enfrentamento à pandemia, incluindo desobediência, relaxamento na fiscalização, e por aí vai. Não há outra explicação.
NOVA CARGA
Estão chegando hoje mais 13.182 doses de vacinas contra Covid em Uberaba e outra remessa é esperada para desembarcar aqui amanhã. O quantitativo total, no entanto, somente será repassado pela Superintendência Regional de Saúde aos municípios, inclusive para Uberaba, na quinta-feira. Não entendo essa logística do Estado, definitivamente.
QUE MALDADE!
“Não dá para maltratar os cachorros e descontar neles a raiva do vereador” - defendeu o vice-prefeito Moacyr Lopes em entrevista ao programa De Frente pra Notícia, da Rádio JM, nesta terça-feira, comentando a atitude da Ubercom de retirar os abrigos e bebedouros que havia na Rodoviária para os cães errantes. Aliás, a medida não foi só antipática, como contraria lei expressa de proteção aos animais. Se o Ministério Público ainda não havia achado um bom motivo para agir contra a concessionária que administra a Rodoviária, agora tem um “prato cheio”.