(Foto/Divulgação)
Depois do anúncio da transformação do Instituto Maria Modesto em hospital, a Uniube se prepara para transformar seu Campus na avenida Guilherme Ferreira em Clínicas Integradas, com oferta de vários serviços à população. Um deles será o centro de reabilitação em ortopedia. Com inspiração no serviço modelo de Diamantina, a Uniube está se preparando para fabricar aqui e disponibilizar próteses para pacientes carentes que perderam total ou parcialmente algum membro inferior, por exemplo. Tudo com tecnologia própria! Para quem, como a Uniube, que já fabricou um casco de tartaruga, a prótese de um bico para papagaio e até prótese para seriema que perdeu a perna, fazer prótese para seres humanos será apenas mais um passo.
ANOMALIAS
Outro passo importante para Uberaba será o serviço voltado para anomalias craniofaciais. De acordo com Iraci Neto, diretor de Serviços em Saúde da Sociedade Educacional Uberabense, esse projeto nasceu de sugestão da ortodontista Maria Alice Nassif ao reitor Marcelo Palmério. De lá para cá a Uniube já fez mais de 30 cirurgias de correção de lábio leporino e outras anomalias, e agora busca o credenciamento do Ministério da Saúde para abrir esse serviço pelo SUS.
CADA UM NA SUA
Em entrevista à Rádio JM nessa quarta-feira, Iraci Neto contou que o Maria Modesto passará por reforma e adequação para se transformar em hospital. O atendimento em saúde mental continuará sendo o foco principal, mas serão abertos 25 leitos de suporte para pacientes que necessitarem de reabilitação física e motora. Mas serão alas distintas na estrutura física do futuro hospital. Até as entradas no prédio serão independentes. Além disso, somente serão transferidos para reabilitação os pacientes atendidos em outros hospitais e que tiverem alta, mas tiverem de continuar o tratamento médico-hospitalar com fisioterapia e outras especialidades.
INDEFINIDO
Nome do sucessor de Agnaldo Silva no comando do Agronegócio ainda não foi definido. O primeiro nome cogitado foi o de Romeu Borges, atual vice-presidente do Sindicato Rural, mas perdeu força nos últimos dias. ABCZ também chegou a sugerir um nome, mas da mesma forma não foi adiante. Nas últimas horas surgiram especulações em torno do nome de Luiz Henrique Borges, presidente da Certrim.
PRESTÍGIO
Luiz Henrique é uma liderança muito estimada e respeitada no Agro, além de ser reconhecido por sua competência administrativa. Tanto assim que ele chegou a ser cogitado para candidato a vice de Elisa no ano passado, mas não houve acordo entre os partidos na época. Elisa, no PSD, e Luiz Henrique, no PL, de Ellen Miziara e Luiz da Farmácia. Se vier a ser convidado, e aceitar, será um ganho e tanto para o governo municipal. Mas, se ele vai deixar o comando da Certrim, são outros 500.
PÉ NA ESTRADA
Aeroporto de Uberlândia estava lotado de uberabenses nessa quarta-feira, esperando para embarcar. Vejam como são as coisas: só da Latam são quatro voos diários…
PARA ABALAR
Delegado-chefe do 5° Departamento de Polícia Civil, Felipe Colombari, está empenhado com sua equipe em investigação que vai abalar as estruturas de Uberaba. Sem dar detalhes da operação, ele apenas adianta que há envolvidos com projeção internacional inclusive.
NO FIM
Dia 30 de julho é o último dia para retificação da tabela de valores da terra nua para cálculo do ITR 2025. Existe divergência sobre a avaliação usada pela Prefeitura para correção da tabela de valores. Esta semana, o presidente do Sindicato Rural, Vinícius Rodrigues, teve reunião na Secretaria de Fazenda para mostrar que o valor usado no decreto está superavaliado. Revisão dos valores está sendo esperada para as próximas horas.
SINAL DE ALERTA
Advogado Marcelo Frossard alerta sobre os riscos de desabamento do imóvel conhecido por “Casa do Bin Laden”, na rua Arthur Machado, ao lado da Choperia do Mário. Segundo ele, esse imóvel tem rachaduras profundas, por onde é capaz de passar uma mão. A Defesa Civil já condenou o imóvel, mas até agora não foi autorizada sua demolição.
LIBERADO
Acredite, se quiser: não existe qualquer documento oficializando a situação de bens ditos inventariados em Uberaba. Depois de estudar a fundo essa questão, o advogado Marcelo Frossard assegura que nem mesmo o Museu do Zebu, ou o Grande Hotel e o Hotel Regina são inventariados de acordo com a legislação sobre o assunto. Ele ressalta que tanto o tombamento quanto o inventariamento precisam ser documentados e averbados na matrícula do respectivo imóvel.
OLHA A CASQUINHA!
Paredes externas do Mercado Municipal estão começando a descascar...