A usina fotovoltaica que abastecerá a Prefeitura deve ser concluída até o final do ano. De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Arduini, o projeto não foi sepultado, como muitos pensam. Pelo contrário. Apenas enfrentou alguns problemas inesperados, que retardaram seu cronograma. Dentre os problemas, ele cita um impasse entre os proprietários de área lindeira para autorizar a passagem de rede pela Cemig no imóvel, para fazer a ligação entre a usina e a rede. Somente depois de muita negociação, a Cemig conseguiu reverter a situação. A usina fotovoltaica é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP), que teve início no governo Paulo Piau.
CINCO ANOS
O projeto da PPP da usina fotovoltaica começou em 2013, mas a ordem de serviço para implantação, operação, manutenção e gestão de usinas solares fotovoltaicas no município de Uberaba somente foi assinada no dia 02 de dezembro de 2020. A proposta vencedora foi a do Consórcio Solares, composto pelas empresas Sigma Engenharia, Mobit – Mobilidade, Iluminação e Tecnologia, Fiscal Tecnologia e Automação, Sitran – Sinalização de Trânsito Industrial, Selt Serviços de Engenharia, Innova Energy Serviços de Engenharia e Solarfast do Brasil. Em 2013, praticamente não se falava em PPP e Uberaba foi pioneira em parceria público privada na área de energia. Mas os impasses nesse meio tempo atrasaram a instalação e hoje vários municípios brasileiros já têm parcerias público privadas nessa área.
PROJETO ORIGINAL
Na época, o então coordenador dos projetos de parcerias público privadas, Glauber Faquineli, explicou que não haveria desembolso da Prefeitura para a implantação do projeto. Estavam previstas três usinas, com geração de cinco Megawatts, para fornecer energia solar para a administração pública direta e indireta. Ao todo, as plantas deveriam gerar 15 Megawatts, enquanto a demanda do município era de apenas 11 Megawatts. Com isso, o consórcio teria 4 Megawatts sobrando para vender a particulares. “Isso garante receita acessória para dar o desconto de 24% à Prefeitura e ainda cobrir o investimento na construção da usina”, disse Glauber, na época, em entrevista ao JM.
ALELUIA
Retirada das escoras na obra do viaduto da avenida Claricinda Alves de Resende começa a ser feita neste domingo. Mas o trânsito não será liberado de imediato. Será necessário aguardar a conclusão total dos serviços que estão sendo executados pela VLi, o que está previsto para a noite de terça-feira, dia 30. Vale lembrar que o viaduto está interditado desde o dia 10 de julho e já era para estar resolvido esse problema, não fosse a morosidade da VLi para iniciar a obra.
CARTÃO VERMELHO
Por falar na VLi, o recurso contra multa por falta de limpeza de sua área foi indeferido pela Junta Administrativa de Posturas. A sujeira foi constada no imóvel à Rua Espanha, em frente ao n°1.467, no Bairro Boa Vista.
MARCA DO PÊNALTI
Líder do governo Elisa na Câmara, o vereador Cabo Diego Fabiano garante que tanto o Plano Diretor, quanto o Plano de Mobilidade Urbana serão votados este ano no Legislativo. Na próxima terça-feira, dia 30, será realizada a terceira e última audiência pública para ajustes na minuta do projeto de revisão do Plano Direito. Depois dessa etapa restará a finalização do texto pela Secretaria de Governo para encaminhamento à Câmara.
ETAPA UBERABA
Uberaba vai sediar a 5ª etapa do Circuito e-Minas, promovido pela Federaminas, em parceria com a ACIU. Será no dia 1º de outubro, entre 8h e meio dia, tendo como tema principal “Conectando Minas, foco na diversificação econômica”. O evento trará à cidade o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo, o diretor de atração de investimentos do InvestMinas, Leandro Andrade, o diretor técnico do Sebrae, Douglas Cabido, e o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues. Prefeita Elisa e o secretário Celso Neto vão participar dos painéis sobre as perspectivas para o desenvolvimento econômico regional.
CASES DE SUCESSO
Durante o Circuito e-Minas, os empresários Arnaldo Santos Junior e seu filho, Arnaldinho Neto, vão apresentar um dos mais sólidos cases de sucesso da indústria genuinamente uberabense, que é a Fardas Uniformes. A convite da ACIU, eles deverão mostrar como a empresa se consolidou no mercado brasileiro e como está rompendo as fronteiras internacionais com a exportação de seus produtos. O Circuito e-Minas é aberto a empreendedores. Mas é necessário fazer a inscrição pelo Sympla, lembrando que as vagas são limitadas.
MOSTRA UBERABA
A etapa Uberaba do Circuito e-Minas terá um diferencial: a apresentação de empresas e produtos representativos do setor produtivo uberabense. De bijuterias finais da S&B Acessórios, passando pela cachaça e doces “made in Uberaba” até chegar nas fraldas descartáveis da CCM, ali estará uma significativa mostra do potencial da nossa indústria. Outro ponto alto do evento será a mostra de cerâmicas artísticas exclusivas assinadas pelo insuperável Hélio Siqueira, um dos maiores expoentes das artes plásticas de Uberaba em todos os tempos.
NOVA VERSÃO
Governo Zema em polvorosa depois das declarações da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Carvalho de Melo, envolvendo a exoneração de Rodrigo Gonçalves Franco, ex-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), preso na Operação Rejeito. As declarações foram prestadas durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e dão conta que a exoneração de Rodrigo Franco não foi motivada por “burburinho” e “fofoca” em torno de sua conduta, ao contrário do que disse o Secretário de Comunicação à imprensa. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, a exoneração foi determinada após o recebimento de uma denúncia formal, encaminhada à Controladoria-Geral do Estado (CGE). “Burburinho e fofoca existem em qualquer tema e em qualquer roda de conversa, mas no Estado a gente age a partir de constatação de fatos. Nós recebemos, sim, uma denúncia em relação ao ex-presidente da Feam. Ela foi encaminhada à Controladoria-Geral do Estado e, a partir dessa informação, houve a decisão de exoneração”, declarou Marília. Rodrigo Franco continua preso desde 17 de setembro, acusado de receber pagamentos regulares para favorecer empresas em processos de licenciamento ambiental. Ele é apontado pela Polícia Federal como peça-chave de um esquema bilionário que envolvia fraudes em licenciamentos ambientais, corrupção de servidores e lavagem de dinheiro.
REFORÇO
Presidente do PSDB/Uberaba, Thiago Tiveron, considerou muito produtiva a reunião desta sexta-feira, em Belo Horizonte, com a presença do presidente estadual da sigla, Paulo Abi-Ackel. "Tratamos de vários assuntos, emendas para saúde, para Inclusão Social, ajuda para que Uberaba não perca os 30 militares da corporação para outras cidades, retomada das comissões Provisórias do PSDB na região, principalmente Triângulo sul para os candidatos de Uberaba", contou Tiveron. Reunião definiu, também, que os pré-candidatos já vão sair a campo e dar início às visitas fora de Uberaba. "O PSDB virá apenas com 1 candidato a Federal com mandato (Paulo Abi-Ackel) e 1 estadual (Leonídio Bouças), o restante sem mandato. Isso tem atraído inúmeros pré-candidatos que possam bater a cláusula de barreira", revelou. Esta semana, Tiveron antecipou à coluna que os tucanos terão dobradinha na disputa por cadeira na Assembleia Legislativa de Minas e na Câmara Federal.
DESCARTADA
Federação ou fusão do PSDB estão descartadas no momento, segundo Thiago Tiveron. Mas não está descartada a provável candidatura de Aécio Neves ao Governo Estadual. O certo é que Aécio realmente assumirá a Presidência do PSDB Nacional do partido.
(Foto/Divulgação)