A partir de janeiro, a Prefeitura iniciará as ações com fumacê e o uso da tecnologia com os drones que vão ajudar no mapeamento e combate ao mosquito da dengue. Os drones poderão identificar caixas d’água destampadas e terrenos/lotes com água parada. Por meio dos drones poderá haver também dispersão de larvicida. Embora a previsão do início das ações esteja programado para janeiro, nada impede a antecipação da medida, se os casos da doença aumentarem na cidade.
ALINHAMENTO
Nesta quinta-feira, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, se reuniu com representantes da Secretaria de Defesa Social, Comunicação, CODAU e Sesurb para alinhar as ações de enfrentamento ao mosquito da dengue que serão realizadas no próximo sábado. Val estará no comando do grupo. Vale destacar que em todo o Estado serão desenvolvidas ações de combate à dengue e, em Uberaba, o Parque das Gameleiras foi escolhido para receber uma grande ação.
CARTAS NA MESA
Confirmando o que esta coluna antecipou, Samir Cecílio está pronto para disputar as eleições de 2026, como candidato a deputado estadual. Em entrevista à Rádio JM nesta quarta-feira, ele revelou ter colocado seu nome à disposição do PL. “Ser candidato não depende só de mim. Essa decisão é do partido. Mas estou disposto a disputar a eleição de 2026. Eu achava que nem participaria mais de eleições, mas participei como candidato a prefeito e me saí bem” – ressaltou.
BEM MAIOR
Avaliando seu desempenho nas urnas este ano, Samir avaliou ter saído do pleito maior do que entrou. “Obviamente eu queria ganhar”, ressaltou, garantindo que 2024 não foi balão de ensaio para as eleições de 2026. “O resultado deste ano ajuda, obviamente. E 2026 será uma consequência disso. Sem falsa modéstia, meu nome aparece com muita viabilidade”.
DOBRADINHA
A propósito, Samir também admitiu a possibilidade de repetir a dobradinha com Romeu Borges daqui a dois anos. Como candidato a vice-prefeito, Romeu foi aprovado com louvor por Samir. “Foi um casamento perfeito”, disse.
TINTIM POR TINTIM
Pisando em ovos para falar sobre a filiação do ex-deputado Aelton Freitas no PL, Samir deixou claro que eventual candidatura dele certamente terá de passar por uma boa conversa com o partido aqui. Aelton, segundo Samir, não se filiou por Uberaba.
PÁRA-QUEDAS
Já em relação à eventual candidatura à reeleição do deputado Maurício do Vôlei (PL) é vista com uma série de senões por Samir. Para quem não sabe, há uma conversa rolando nos bastidores dando conta que Maurício pretende se mudar para Uberaba e aqui fixar residência. “Não pense ele em chegar aqui dando cortada, não. Vai ter de sentar no banco de reservas” – disparou o ex-candidato a prefeito. Para começar, Samir não engoliu o apoio explicitado por Maurício à reeleição de Elisa (PSD), por conta e risco do deputado. Além disso, Samir avalia que a atuação parlamentar do ex-jogador de vôlei tem deixado a desejar, por conta de deslizes e equívocos cometidos em votações. “Maurício está perdendo espaço no PL. Foi eleito com uma proposta e se distanciou dela” – arrematou, deixando claro que o projeto do PL para 2026 não inclui o deputado federal.
AUXÍLIO OPORTUNO
Secretaria de Desenvolvimento Social, juntamente com a Defesa Civil, entregou materiais e insumos para famílias atingidas pelas recentes chuvas fortes que caíram em Uberaba. Os itens incluíram colchões, telhas, materiais de limpeza. Esses materiais forma enviados pelo Governo do Estado.
CHEGOU!!!
Secretaria de Saúde recebeu do Estado 1.280 doses e vai retomar a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira, em todas as unidades básicas. As doses são da vacina monovalente, que podem ser aplicadas em todas as pessoas, inclusive bebês a partir de 6 meses de vida.
PRETO NO BRANCO
Está prevista para a semana que vem a assinatura do contrato entre o município e a Sociedade Educacional Uberabense (SEU) para gestão do Hospital regional pelos próximos cinco anos. Data não está confirmada, dependendo do retorno da prefeita Elisa à cidade. A SEU classificou-se em primeiro lugar no chamamento público, com a proposta financeira de pouco mais de R$ 479 milhões diluídos ao longo do período contratual.
SINAL DE ALERTA
A proporção de empresas em recuperação judicial em relação ao total de empresas em atividade saiu de 1,84 a cada mil no 2º trimestre de 2024 para 1,90 no 3º trimestre, maior índice desde o início do acompanhamento dos dados, no 2º trimestre de 2023. O Índice RGF de Recuperação Judicial mostra ainda que o número absoluto de empresas em recuperação judicial no país continua aumentando, saltando de 4.223 para 4.408, enquanto a base total de empresas cadastradas no país cresceu em aproximadamente 34 mil, passando de 2,29 milhões para 2,32 milhões. Ao todo, 433 empresas entraram em Recuperação Judicial no 3º trimestre, enquanto 247 saíram do processo. Pela primeira vez este ano, Minas Gerais registrou o maior aumento do número absoluto de empresas em recuperação judicial. Luz amarela está acesa!
ESQUERDA, VOLVER!
A esquerda está fazendo bem ao vereador China. Ele esteve com Gerente do FINEP Centro Oeste, o mineiro Wadson Ribeiro, e com Ministra de Ciência e Tecnologia do Governo Lula, Luciana Santos, em Brasília. Na oportunidade, ele destacou a necessidade de fortalecimento de apoio aos Projetos do MCTI para a região do Triângulo, especialmente Uberaba. E mais: China convidou a Ministra para agenda na cidade, com objetivo de divulgar os Projetos do FINEP e do MCTI, e se comprometeu a apresentar Projeto da Câmara Municipal de Uberaba concedendo título de cidadania a ela. (Foto abaixo).
(Foto/Divulgação)