Última hora
A fila de usuários na loja da Transube do Elvira Shopping incomodou os lojistas vizinhos ontem. Movimento intenso durante todo o dia. Tudo porque a partir de segunda-feira não será possível mais usar dinheiro para andar de ônibus, pelo menos para quem for utilizar o Vetor. Só será aceito cartão. Embora as concessionárias do transporte coletivo urbano estejam em campanha desde o ano passado, alertando o usuário sobre a necessidade de fazer o cartão, a maioria deixou para a última hora. E aí o tumulto se instalou ontem e deve piorar hoje e amanhã.
Posso ajudar?
Equipes da Prefeitura de Uberaba já estão espalhadas ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira para orientação aos usuários do transporte coletivo urbano sobre as alterações no sistema a partir deste sábado. “Posso ajudar?”, perguntam as moças uniformizadas que foram destacadas para prestar informações sobre as mudanças. O trabalho será intensificado na semana que vem, quando aí, sim, o usuário vai ter de usar as estações tubulares e os terminais da Leopoldino. Aqui vai um alerta: quem depende de ônibus para ir ao trabalho ou escola deve estudar no fim de semana as mudanças no sistema viário para não ser surpreendido na segunda-feira. As cartilhas estão sendo distribuídas em vários pontos da cidade.
Flagra
Secretaria Municipal da Fazenda está licitando novo serviço de georreferenciamento da cidade. O último trabalho nesse sentido foi feito em 2011, ainda no governo Anderson Adauto. Agora será atualizado. Objetivo é flagrar construções clandestinas, principalmente.
Lista enxuta – No frigir dos ovos, apenas quatro vereadores acabaram assinando o ofício a ser encaminhado ao prefeito sugerindo o nome do médico Antônio Fernando Hueb para a Secretaria de Saúde. Os outros “pularam fora”!
A galope – Inauguração da Havan em Uberaba está prevista para o dia 28 de fevereiro. Construção ligeiríssima, como poucas vezes se viu por aqui, para abrigar a megaloja de departamentos que tem a réplica da famosa Estátua da Liberdade na fachada.
Destino incerto
Ninguém está entendendo a lombada física construída a poucos metros de distância do radar eletrônico, instalado próximo à Settrans, na avenida Santana Borges. Para que dois redutores de velocidade tão próximos? Acionada pela coluna, a Settrans explica que a lombada eletrônica não está funcionando e será transferida para outro local. Por isso a colocação da passagem elevada.
Pra quê?
A propósito, leitores acionaram a coluna para reclamar do sinaleiro instalado na esquina das ruas Governador Valadares e Jaime Bilharinho, a um quarteirão apenas do sinaleiro da avenida Leopoldino de Oliveira. Como o movimento da Governador Valadares é pequeno e o sinaleiro lento, formam-se filas imensas de carros à espera do sinal verde para seguir pela Jaime Bilharinho rumo ao bairro Fabrício.
Devagar com o andor...
Em recente reunião com gente de cores variadas, o deputado federal Marcos Montes (PSD) saiu em defesa de Paulo Piau (PMDB), quando alguém citou que o prefeito está com problemas de popularidade. Apesar de adversário político, o ex-prefeito lembrou que uma série de problemas caiu de paraquedas no colo de Piau, e que, além disso, as dificuldades econômicas por que está passando o Brasil, e, em especial as prefeituras, vêm impactando negativamente a opinião popular. Todos os prefeitos, segundo ele, estão enfrentando esta reação.
Sem controvérsias
Corre à boca pequena que, ao ouvir do vereador João Gilberto Ripposati (quase ex-PSDB), seu aliado, de que teria sido sondado para ocupar uma pasta de 1º escalão no governo municipal, o deputado Marcos Montes não apresentou a menor objeção. E teria deixado isso bem claro na conversa com o vereador. Vale lembrar que Ripposati e o vereador Ismar Marão (PSB), também aliado de MM, estão colhendo assinaturas de apoio à criação do PL - partido que está ressurgindo pelas mãos do presidente nacional do PSD de MM e ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Marcos Montes apoia a ideia como saída para aliados, como no caso dos dois vereadores, que estão querendo mudar de partido, mas só podem fazer isso se for para uma legenda nova.
Lerin presidente?
O deputado Antônio Lerin pode chegar à presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O PSB está tentando viabilizar o lançamento da candidatura do deputado estadual reeleito por Uberaba. A eleição da nova Mesa da Assembleia será neste domingo e, como se sabe, muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte.
Batendo firme
Continuam repercutindo as declarações do prefeito Paulo Piau durante encontro político na Aciu, segunda-feira. A certa altura, Piau disse que “o Brasil é um país metido a chique”, que quer trazer tudo de bom que existe lá fora, mas nem sempre cuida de estruturar a base interna. E bateu pesado na legislação brasileira, citada por ele como exemplo dessa importação de "chiqueza". Segundo Piau, a Constituição Federal é “um cipoal que leva à insegurança jurídica dos cidadãos”. Pregando a simplificação das leis e uma reforma política urgente, o prefeito criticou ainda o excesso de partidos políticos: “Mais de 30 partidos é uma verdadeira farra”. E ainda querem criar mais partidos...