Viva!!!! Finalmente ficou pronta a documentação do seguro da frota das novas ambulâncias do município. Nesta quinta-feira, começaram a circular as três ambulâncias zero quilômetro, sendo uma do SAMU e duas tipo A para transporte de simples remoção de caráter eletivo, além de uma van adaptada para cadeirante e uma motolância. Esses veículos ficaram mais de um ano parados no pátio da Saúde à espera da licitação para contratação de seguro. Agora a secretária Valdilene Rocha conseguiu desatar esse nó de marinheiro e colocar as ambulâncias para atender à população.
OUTROS NÓS
Esta semana a secretária Val ainda conseguiu desatar outros “nós de marinheiro” da Saúde. Saíram da gaveta mais três processos de reforma de postinhos, que estavam emperrados também. Um deles é a Unidade Matricial Luiz Meneghello, cujo valor estimado da obra (incluindo ampliação) está estimado em R$ 897 mil. A sessão de disputa de preços, nesse caso, está marcada para o dia 11 de outubro. Alô empreiteiras de Uberaba!
AGORA VAI!
Na lista das unidades de saúde que serão reformas e ampliadas estão também a da Serrinha e a Lecir Nunes Ramos, no Parque das Américas. As obras da primeira estão estimadas em R$ 922 mil e uns quebrados, enquanto a outra, em pouco mais de um milhão de reais.
EFICIÊNCIA
Nesta sexta-feira, ao meio dia, o secretário da Fazenda Roberto Tosto vai reunir os servidores da Prefeitura no auditório do Centro Administrativo para apresentar um programa, o PPR, que pretende dar mais dinamismo e eficiência à máquina pública na prestação de serviços à população. Segundo Tosto, esse programa vai englobar todas as secretarias mirando o mesmo foco, e benefícios aos servidores também. Os detalhes serão revelados somente na reunião.
NOME DISPUTADO
Ex-presidente da CDL/Uberaba, o empresário Ângelo Crema tem sido cortejado por vários partidos que querem sua filiação, com vistas às eleições de 2024. Indagado sobre o assunto, Ângelo disse que está pensando. É o tal negócio: quem não quer um nome de peso, como ele, em seus quadros de filiados?
EU NÃO
Já o presidente da Comissão Provisória do Novo em Uberaba, advogado Richard Maciel, descarta totalmente a possibilidade de vir a disputar cargo na eleição do ano que vem. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota, ele revelou que fez um compromisso com o governador Zema e com o vice, Mateus Simões, de apenas comandar o processo eleitoral do partido em Uberaba.
QUEM VAI?
Embora Richard diga que não será candidato em 2024, ele adianta que o Novo vai trabalhar para eleger de dois a três candidatos para a Câmara municipal. E já tem três nomes pré-aprovados para a disputa majoritária, que ainda estão sendo guardados a sete chaves. Mas, como é praxe no Novo, os interessados em participar das eleições têm de se submeter ao polêmico processo seletivo do partido. Essa seleção é feita por etapas, sendo que alguns nomes já foram aprovados na primeira fase, como no caso do Professor Maurício Ferreira e de Carlos Assunção. O vereador Caio Godoi, atualmente filiado no Solidariedade, é considerado nome certo do Novo, assim que a janela partidária for aberta.
NADA CERTO
Já em relação à eleição majoritária, o Novo tende a lançar um candidato próprio. Mas admite apoiar uma candidatura de outro partido, fazendo composição. Indagado se o caminho natural seria subir no caminhão da prefeita Elisa em 2024, o presidente Richard Maciel disse que não há nada definido. Aliás, admitiu até mesmo apoiar Tony Carlos, candidato de oposição. Segundo ele, tudo vai depender de conversas, uma vez que o cenário ainda está muito nebuloso.
SEM CACIQUISMO
Esta semana, o presidente Richard Maciel conversou longamente com Paulo Piau, tendo na pauta as eleições de 2024. Além de tecer elogios ao ex-prefeito, ressaltando que aprendeu muito com o que ouviu, o presidente do Novo ponderou que Uberaba perdeu muita representatividade com a derrota eleitoral dos candidatos a deputado em 2022. Para ele, agora é hora de arrumar a casa e organizar politicamente a cidade para as próximas eleições, de modo a não repetir o fiasco do ano passado. “Precisamos parar de caciquismo em Uberaba” – sentenciou.
TROCA TROCA
Por falar em troca de partidos, o vereador Professor Wander está com um pé no Podemos, partido comandado em Uberaba pelo colega Elias Divino. Janela partidária de 2024 promete um troca-troca “daqueles” entre os vereadores. Pode apostar.
LADO B
Diretoria atual do CREA-MG contesta as declarações dadas pelo candidato de oposição a presidente do Conselho, e publicadas nesta coluna, no dia 19. Pra começar, garante que “a inspetoria de Uberaba nunca esteve subordinada à inspetoria de Uberlândia, mantendo sempre a sua autonomia, respondendo hierarquicamente apenas à sede, em Belo Horizonte”. Vai além afirmando que, em 2018, foram extintas todas as delegacias regionais, tanto a Rio Grande (de Uberaba), quanto a Triângulo (de Uberlândia), por opção da atual gestão, que assumiu em 2017. Essa opção teria sido motivada pela intenção de “nivelar todas as inspetorias em grau de importância, pois as demais inspetorias eram subordinadas a Regionais, o que criava mais uma barreira para o acesso à sede.”
TEM MAIS
Em nota endereçada à coluna, a atual gestão do CREA-MG ainda acentua que “hoje prioriza a rotatividade da fiscalização. Em Uberaba, especificamente, atuam três fiscais de forma rotineira e dezenove fiscais de forma rotativa”. E ressalta que “todos os serviços do Crea-MG estão disponíveis online”, o que tem permitido inclusive “a liberação de uma ART quitada em tempo médio de 30 minutos, quando antes demorava entre 24 e 48 horas para ser liberada.”
PRODUÇÃO LITERÁRIA
“A febre de criar baú de letras” é o novo livro da querida professora Arahilda Gomes Alves que será lançado nesta sexta-feira, às 19h30, no Centro de Cultura Cecília Palmério (Uniube), o point mais concorrido da cidade para os eventos culturais na cidade, desde que Jorge Alberto Nabut assumiu sua curadoria.