DI-III Uberaba (Foto/Reprodução)
PROPOSTA
Na reunião marcada para o dia 14 de abril com os representantes das indústrias instaladas no DI 3, o Promotor Carlos Valera deverá propor o rateio do custo da obra de revitalização daquele distrito industrial de acordo com a metragem quadrada dos respectivos terrenos. Assim, uma indústria maior, que ocupa área maior, arcará com uma quota maior do que a vizinha de menores proporções em metragem quadrada. Mas, de acordo com o Promotor, “a discussão ainda está em aberto. É uma mera proposta.”
Valera ressalta que pretende ouvir todos os interessados, até chegarem a um consenso.
SEM VANTAGEM
Pelo menos por enquanto não há qualquer sinalização por parte do governo do Estado no sentido de autorizar a compensação dos recursos que as indústrias irão aportar na revitalização do DI III. Ou seja, o desembolso para o custeio da obra não poderá ser abatido no ICMS.
MAIS UM PASSO
“Demos mais um passo para consolidar Uberaba como o primeiro pólo gás-químico e de biocombustíveis do Brasil, com a proposta de criação de uma frente nacional de coalizão”. Foi o que disse a prefeita Elisa, direto de Belo Horizonte, onde cumpriu agenda nesta quarta-feira especificamente para tratar de assuntos relacionados ao gasoduto e aos investimentos que virão na sua esteira. Sem entrar em maiores detalhes, em razão do sigilo que envolve as tratativas na área de investimentos, a prefeita ressaltou que essa frente de trabalho já tem o apoio assegurado da Federação das Indústrias de Minas Gerais e do governo do Estado.
É certo, porém, que essa estrada ainda demandará uma longa caminhada.
Prefeita Elisa em Belo Horizonte (Foto/Reprodução)
SÓ NO SAPATINHO
Prefeita ficará até sexta-feira em Belo Horizonte. Nesta quinta-feira Elisa vai peregrinar por gabinetes de deputados estaduais, na Assembleia Legislativa, e na sexta-feira terá audiência com o cônsul dos Estados Unidos.
NUVEM DE FUMAÇA
Já existe movimento no sentido de convencer a prefeita Elisa a efetivar o interino Beethoven Oliveira na Secretaria de Saúde. Os defensores dessa ideia argumentam que é mais fácil conseguir um secretário de Governo do que alguém disposto a comandar a problemática secretaria de Saúde. Ainda mais considerando que falta pouco mais de um ano e meio para encerrar o mandato da prefeita.
NA BRONCA
Vereador Túlio Micheli distribuiu nota de repúdio contra a ausência de representantes do governo municipal na audiência pública por ele convocada para discutir o piso dos enfermeiros. Nem o líder na Câmara participou das discussões. Com isso, a audiência acabou se transformando num momento para o desabafo do pessoal, que esperava reajuste salarial.
DEIXEM ASSIM
Os enfermeiros da Prefeitura não vão obstaculizar a aprovação do projeto que propõe atualização no Plano de Cargos e Salários da categoria. Ouvido pela Rádio JM nesta quarta-feira, o enfermeiro Sander Carlos argumentou que a categoria não vai lutar contra o projeto, por entender que contempla um aumento salarial importante para técnicos e auxiliares de enfermagem, que têm salários menores.
Na prática significa que o projeto do Executivo será aprovado, tal e qual enviado à Câmara.
DIÁLOGO SIM
Diante das críticas dos enfermeiros à “falta de diálogo” do governo municipal com a categoria, a secretária de Administração salienta que foram realizadas várias reuniões com eles. “Recebi os representantes da enfermagem e inclusive disse a eles que iríamos buscar entendimentos para que eles tivessem um representante na Comissão de revisão do plano de carreira. Foi uma reunião muito respeitosa, na qual ficou clara nossa disposição para o diálogo” - destacou a secretária Eclair Gomes.
TATEANDO NO ESCURO
Ainda segundo Eclair, a lei do piso salarial da enfermagem está suspensa, mas uma Medida Provisória deve ser editada pelo Governo federal a qualquer momento. “Precisamos aguardar, pois acreditamos que ela irá dar maior clareza aos pontos obscuros. Além disso, nossos enfermeiros já ganham acima do piso estabelecido na lei suspensa” - completou.
POR QUE UM PROJETO SÓ?
Questionada, mais uma vez, sobre as razões da apresentação de um só projeto para revisão do plano de carreira da Guarda Civil Municipal e da Enfermagem, a secretária de Administração disse que a lei que estabelece o plano de carreira para os servidores municipais é uma só, exceto no caso do magistério. “Já pensou se tivesse de enviar um projeto para cada uma das mais de 40 carreiras no município?” - indagou Eclair.
NOME LIMPO
Mutirão do Procon para renegociação de dívidas encerrou o primeiro dia com mais de 250 atendimentos pelas empresas participantes. Os principais alvos foram os bancos e as empresas de telefonia. Nesta quinta-feira tem mais uma rodada de renegociações, das 9h às 17h, no Praça Uberaba Shopping. Detalhe que chamou a atenção: a maioria dos consumidores endividados que procurou o Mutirão para renegociação de dívida era formada por idosos de cabeça branca, muitos dos quais enrolados até o pescoço com empréstimos consignados. Além disso tem aqueles que se atrapalham com as novas tecnologias e acabam sendo vítimas de golpes pela internet.
BOM EXEMPLO
Parcialmente destruída pelas chuvas de fevereiro, a rodovia que liga Bertioga a Mogi foi recuperada e devolvida ao tráfego de veículos no prazo de 15 dias, graças ao empenho do governador Tarcísio de Freitas. A rodovia é federal, mas o governo Lula disse que levaria no mínimo seis meses para a recuperação. Tarcísio dispensou o governo federal e fez a obra em duas semanas. Veja o vídeo abaixo e segure o queixo, para não cair…