Tem conserto?
Quando se pensa que as mudanças vão se consolidar no nosso país, surge mais um fato desalentador. Há poucos dias, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, apresentou mais de 70 sugestões para alterações no anteprojeto da nova Lei Orgânica da Magistratura. Veja quantos absurdos podem se transformar em direito concreto para os juízes brasileiros: para começar, o próprio STF quer fixar os salários dos seus ministros. Fux propõe também que juízes condenados por improbidade mantenham a função e seus respectivos direitos (e salários com penduricalhos), o que significa que não terão punição alguma. Vão poder “aprontar” à vontade. Tem mais: a cada 3 anos, os juízes terão direito a uma gratificação, que será incorporada aos salários. Para fechar com chave de ouro, o ministro Fux propõe que os feriados e dias santos não sejam computados no período de férias, mas acrescidos ao final dos 30 dias. Que tal?
Pés no chão
Enquanto nas altas esferas dos 3 Poderes as mordomias se multiplicam, na terra dos reles mortais como nós a crise bate pesado. Nesta terça-feira o Sindicomércio divulgou nota alertando que as vendas de presentes para as mães podem ser um fiasco este ano. Embora o Dia das Mães seja a segunda data de melhores vendas no calendário anual, o comércio varejista não está otimista. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio/MG indica que as vendas podem ficar abaixo das expectativas. Apenas 54,8% dos entrevistados afirmaram que vão comprar um presente para a mamãe, índice menor do que o registrado em 2007.
Avaliação
Para o presidente do Sindicomércio/Uberaba, Marcelo Carneiro Árabe, a retração nas vendas de presentes para o Dia das Mães está diretamente ligada à instabilidade econômica do país e ao aumento do desemprego. Mesmo assim, o comércio acredita que os presentes deverão ter preço médio de R$ 120, com destaque para o setor do vestuário. Já o segmento de eletroeletrônicos não deve repetir o mesmo fenômeno de vendas de 2014. Marcelo também faz um alerta: os comerciantes devem investir em vitrines atraentes e no bom atendimento para garantir as vendas.
Leitura curta – No programa do PT que foi ao ar pela TV nesta terça-feira, não tinha um livro sequer na estante que compunha o cenário para o blablablá de Lula.
Para inglês ver – A propósito, durante o programa de TV, o PT prometeu expulsar os filiados condenados (Zé Dirceu, Genoíno e Cia). Como se o partido não tivesse sido o maior beneficiado com o propinoduto da Petrobras, mensalão e outros mais...
É o cara
Raras vezes a PMU e o Codau prestam homenagens. Mas, na edição desta terça-feira, abriram uma exceção para o uberabense Murilo Ferreira, presidente da Vale (uma das cinco maiores empresas nacionais) e agora também guindado à presidência do Conselho de Administração da Petrobras, outra grande potência brasileira, apesar da operação Lava Jato. Nesta fase de renovação da estatal e reconquista de sua credibilidade, Murilo Ferreira foi escolha acertada. Aliás, a presença dele na Petrobras também reforça a confiança de Uberaba na manutenção do projeto da fábrica de amônia da Petrobras aqui.
Gargalos
Ainda precisa de ajuste o tempo dos semáforos instalados nas esquinas da Major Eustáquio com Manoel Borges e com Leopoldino de Oliveira. Aquele trecho em frente ao edifício Chapadão está engarrafando facilmente, a qualquer hora do dia.
Vai melhorar
A propósito, o superintendente do transporte coletivo, Claudinei Nunes, participou do programa Linha Aberta, da Rádio JM, na manhã dessa terça-feira. Desde a implantação do BRT e mudança radical no sistema de transporte coletivo, esta foi a primeira vez em que os ouvintes não ligaram para botar a boca no trombone. Mas as sugestões pontuais pipocaram o tempo todo.
Campainha de volta
Ainda segundo Claudinei Nunes, a campainha vai voltar a ter utilidade nos ônibus, especialmente BRT. A campainha será usada pelos usuários para indicar que querem descer na próxima estação, evitando, assim, paradas desnecessárias em pontos onde não há movimentação de passageiros. Quem diria que um sistema antigo e já abolido, como a campainha, voltasse a ser adotado como salvação para agilizar o moderno BRT!
Fumacê
Aleluia! Secretário municipal de Saúde, Túlio Cury, garante que o Fumacê vai voltar às ruas para dar cabo ao mosquito da dengue. Serão duas caminhonetes e seis motos circulando das 17 às 22 horas. Departamento de Zoonoses também vai intensificar as visitas aos pontos estratégicos (cemitérios, ferros velhos etc), recolhimento de pneus velhos e monitoramento das armadilhas instaladas na cidade para verificação do índice de infestação. Já não era sem tempo. O que tem de gente com dengue em Uberaba não está escrito!
Leia também: Vigilância descarta epidemia de dengue em Uberaba
Ministro aqui
Ministro Aldo Rebelo, da Ciência e Tecnologia, desembarca em Uberaba nesta sexta-feira e cumpre extensa agenda na cidade. Aldo deve percorrer as universidades e conhecer projetos de pesquisa, além, claro, de visitar a ExpoZebu