ALTERNATIVA

Vereador diz que falta projeto para mais casas do MCMV

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 10/02/2025 às 22:36Atualizado em 11/02/2025 às 21:48
Compartilhar

SEM PROJETO, SEM CASA
Falta de projetos impede a construção de novas unidades do Minha Casa Minha Vida em Uberaba. Avaliação é do vereador Marcos Jammal, que já presidiu a Cohagra e foi secretário executivo do Ministério das Cidades na gestão de Alexandre Baldy. Segundo ele, o problema não é exclusivo do Poder Público, mas também das construtoras, que parecem ter se desinteressado desse programa habitacional. O último projeto do MCMV, segundo Jammal, foi da Construtora Laterza, que deve entregar em breve 192 unidades habitacionais.

POR QUE NÃO?
Ainda a respeito do programa Minha Casa Minha Vida, Jammal considera uma injustiça que as famílias selecionadas para o conjunto Alfredo Freire 4 tenham de esperar a solução do imbróglio. Para ele, essas famílias deveriam ser remanejadas para outros conjuntos habitacionais, porque estão na fila há muitos anos. Outras pessoas selecionadas depois daquelas famílias já estão morando na casa própria, em outros locais.

CONVICÇÃO
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, Jammal disse estar tranquilo com relação ao desfecho das ações de investigação judicial eleitoral (AIJE) envolvendo possíveis fraudes à cota de gênero na formação das chapas de vereadores no ano passado. Seu partido, o PSDB, não responde a processo, mas há quem entenda que poderá ser atingido, caso as ações sejam julgadas procedentes. Neste caso, mudaria o quociente eleitoral e, consequentemente, a composição da Câmara nesta legislatura. Jammal não acredita na possibilidade de vir a perder a cadeira de vereador, embora reconheça que as denúncias são graves.

INDEPENDÊNCIA É VIDA
“Aprendi muito nos quatro anos de mandato” – disse Jammal, argumentando que não pretende cometer os erros do passado. Mais comedido, ele garante que manterá a independência na Câmara, mas está gostando da abertura do governo para o diálogo. “Muitas coisas na legislatura passada poderiam ter sido resolvidas se houvesse diálogo”, reforçou, citando o dramático episódio em que ele travou a votação do projeto que transferia prédio do município para sediar unidade da Marinha em Uberaba, até que as emendas fossem pagas às instituições filantrópicas. “A presença do Netão na Segov é muito importante para fazer essa interlocução com os vereadores” – destacou.

QUE SUJEIRA!!!
Jammal ainda frisou que a Secretaria de Saúde também está mais aberta ao diálogo neste segundo mandato de Elisa. Tanto assim que recentemente ele encaminhou denúncias de mato alto e vários defeitos de construção da unidade de saúde do Girassóis 3 e soube que a Secretaria notificou a construtora para tomar providências. Eram problemas com pia solta, sifão solto, rachaduras e por aí afora. Como a obra é nova, a responsabilidade pelos reparos é da empreiteira. Mas, em relação ao mato no entorno da UBS, Jammal não esperou pela providência da Prefeitura: alugou um trator e mandou limpar o terreno, com recursos próprios.

PANE
Sistema municipal de controle de pagamentos de IPTU precisa urgentemente de ajustes. Está cobrando débitos de contribuintes que quitaram o tributo na época certa. Isso ainda pode acabar dando problema judicial para o município, caso o nome do contribuinte seja levado a protesto e inscrito indevidamente no SPC.

FESTÃO
Vice-presidente executivo da Cemig, o ex-ministro Marcos Montes está com “moral” no governo. Tanto assim, que no sábado à tarde, ele conseguiu reunir o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões em Santa Juliana, para o lançamento do programa Cemig Agro. A ida do governador e do vice a um mesmo evento é algo raro e difícil de acontecer. Mas neste caso, Marcos Montes alcançou essa proeza. Além das duas autoridades máximas do governo do Estado, a cerimônia reuniu prefeitos da região, deputados estaduais e federais, vereadores... em plena tarde de sábado.

CADÊ VOCÊ?
Ausência da a prefeita Elisa Araújo no lançamento do Cemig Agro em Santa Juliana foi sentida. Mas Elisa foi representada no ato pelo vice-prefeito Mauricinho de Sá e pelo adjunto de Governo, Netão.

MARCANDO PRESENÇA
Por outro lado, quem marcou presença no evento da Cemig Agro foi o presidente da Câmara, Ismar Marão, nome cotado desde já para disputar cadeira na Assembleia Legislativa de Minas. Marão levou consigo outros vereadores, como Almir Silva, Anderson Dois Irmãos e Ripposati Filho (foto). É o tal negócio: se Ismar realmente vier a disputar eleição para deputado, vai precisar dos votos da região para se eleger. E nada melhor do que esses eventos para estreitar relacionamento político.

DE OLHO
Enquanto 2026 não chega, Romeu Borges está de olho nas eleições do Sindicato Rural de Uberaba. Nem bem acabou a campanha ao lado de Samir Cecílio pela Prefeitura, no ano passado, Romeu já começou a articular chapa para disputar a presidência da entidade ruralista. Romeu gosta de disputar eleição como poucos. Sindicato Rural em 2025, Câmara Federal em 2026, talvez Prefeitura em 2028...

DISPUTA
A propósito, no Sindicato Rural vai ter disputa este ano, já que o atual presidente, Marco Túlio Prata, é candidatíssimo à reeleição.

NOVO ESPAÇO
Centro Infantil Unimed Uberaba está de casa nova, agora na unidade da Unimed na rua Rio Grande do Norte, esquina com avenida Santos Dumont. Segundo o presidente Djalma Abrão Junior, a mudança foi necessária, devido ao aumento da procura por atendimento a casos que exigem avaliação mais rápida.

MESA BRASIL
O Sesc Mesa Brasil alcançou novos marcos em Minas Gerais no ano de 2024. O programa do Sistema Fecomércio MG distribuiu quase 12 milhões de quilos de doações no total, sendo 10,9 milhões de quilos de alimentos, além de itens de higiene e limpeza, mobiliário e vestuário. Foram beneficiadas 1,3 milhão de pessoas em todas as regiões do Estado. Olha que bacana!

NOVAS LOJAS
Luís Fernando Gobbo (foto abaixo), gerente comercial do Shopping Uberaba,  administrado pela Alqia, comemora a assinatura de contrato com a Livraria Leitura, depois de confirmar também a vinda da Bacio di Latte. Paralelamente, a Wepink também confirma suas operações no shopping. As expectativas são muito positivas, inclusive porque muitas novidades ainda estão programadas para este ano.  Gobbo antecipa que está em fase adiantada de negociações a vinda de uma loja de material para construção.

(Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por