Com a colaboração de Larissa Prata
Ringue para 21?
Adotando o mesmo tom da campanha eleitoral que o consagrou como o vereador mais votado das Eleições 2020, Celso Neto colocou as cartas na mesa e confirmou o que nos bastidores já se sabia há tempos. O vereador agora diplomado já havia ido às redes sociais logo após o primeiro turno para denunciar reunião capitaneada pelo atual presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), para articular união de grupo de 14 vereadores eleitos na composição da Mesa Diretora. Desde então, as denúncias de Celso Neto davam pistas da sua intenção de assumir a presidência da Casa. Mas somente nesta quarta-feira que o vereador tornou efetivamente pública sua intenção.
Faça o que eu digo...
E para tentar se afastar da conduta de Marão, que ele desaprovou, Celso Neto optou por se reunir em local público com seus colegas, recentemente eleitos. Em entrevista ao programa Pingo do J desta quinta-feira, ele contou que depois da cerimônia de diplomação pretendia bater um papo com a turma, passando, claro, pela eleição para a Mesa Diretora.
Mais uma “gelada”?
O que causou estranheza foi a escolha do local para a reunião capitaneada por Celso Neto para a tal reunião amistosa com os futuros colegas de plenári um barzinho no bairro Santa Maria. Primeiro porque o decreto municipal vigente rechaça aglomerações. São só seis em cada mesa, e olhe lá! Seria mera coincidência que Celso Neto e os “francos companheiros” sejam exatamente seis? (Celso, Rochelle, Alessandra do Abrigo dos Anjos, Cabo Diego Fabiano, Varciel Cabeleireiro e Elias Divino). Ademais, mesmo que seja interessante a ideia de chamar a população a debater suas ideias, dificilmente ele conseguirá reunir tanta gente sem aglomerar. Ainda mais em um ambiente onde é possível presumir que poucos estejam de máscara. Afinal, estão ali para debater, mas também para comer e beber, e o item de segurança pessoal pode ser retirado em bares e restaurantes para tal finalidade.
Tchau e bênção
E por falar em eleição para a Mesa Diretora, o “Grupo dos 14” já teve a primeira baixa. O vereador eleito Tulio Micheli deixou o bloco, depois de ter sido derrotado em votação para definição da divisão entre veteranos e novatos na composição da chapa para a próxima Mesa Diretora da Câmara. A proposta defendida por Tulio era de um veterano e 4 novatos. Mas aí o vereador Almir Silva propôs dois veteranos e 3 novatos. O caldo entornou.
Vai dar BO
A julgar pelos últimos acontecimentos, a disputa pelo comando do Legislativo vai ser acirradíssima, com direito a interferências externas de padrinhos políticos dos dois lados.
Fiscalização
Um verdadeiro absurdo tem sido constantemente flagrado por uberabenses e, felizmente, muitos deles também pelos guardas municipais, que interditaram loja de conveniência localizada na avenida Nenê Sabino onde, pasme!, tinha gente até na rua, todo mundo sem máscara. À colega jornalista Michelle Rosa, o comandante da GM, Marcelo Neves, explicou que é responsabilidade de comerciantes, donos de bares e restaurantes o controle de pessoas no estabelecimento e também próximo a ele, apesar de ter muito “Joãozinho sem braço” pronto a alegar que “não sabia”. “O fiscal de Posturas fez autuação de mil reais e o local permanecerá interditado até o proprietário comparecer à Secretaria de Defesa Social, pessoalmente”, disse.
Vem cá
O mau exemplo da conveniência interditada ecoa em diversos bares da cidade, inclusive um deles, localizado na avenida Santos Dumont, vira e mexe está “entupido” de tanta gente. Miudinho, o estabelecimento não comporta o elevado número de consumidores que tem atraído e o resultado é o mesm gente em pé, na rua. Outra “moda” que pegou em Uberaba e precisa urgentemente ser vista com carinho pelas equipes de fiscalização são as filas que andam se formando em frente aos restaurantes, de pessoas aguardando mesas. E nem todas as filas têm respeitado o distanciamento social, principalmente quando chove. Todo mundo se junta embaixo de coberturas para não se molhar, enquanto espera.
Santa Ceia
Pelo jeito o “precinho” dos produtos da Ceia de Natal veio ajudar a reunir o menor número possível de pessoas. Pesquisa realizada pelo Procon Uberaba entre os dias 14 e 16 de dezembro aponta as assustadoras variações e os mais assustadores ainda preços de alguns dos itens que estão sempre presentes na mesa dos brasileiros. Não só as aves e carnes suínas desafiam o cartão de crédito, como também as bebidas, castanhas e até mesmo os frios estão dignos de banquete do Tio Patinhas... já reparou quanto está custando o quilo da muçarela? Quase R$50! O ideal é pesquisar antes de aproveitar o pagamento da segunda parcela do 13º para garantir a ceia.
Expectativa a mil
Depois da verdadeira enxurrada de críticas e descontentamento pela falta de uma data precisa para o início da vacinação contra a Covid-19, general Eduardo Pazuello informou que a pretensão do Ministério da Saúde é começar a distribuir os imunizantes em janeiro. O ministro participou de uma sessão de debates sobre o tema no Senado. Ele detalhou que, “em tese”, serão 9 milhões de doses da Coronavac, 15 milhões da Astrazeneca em parceria com a Fiocruz, e 500 mil da Pfizer, para o primeiro mês de 2021, mas que a data exata depende do que chamou de “processo diário” e também do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).