ALTERNATIVA

Vereador espalha outdoors para pedir mudança na cobrança da conta de energia

Lídia Prata
Larissa Prata
lpciabotti@gmail.com
Publicado em 16/02/2022 às 19:34Atualizado em 18/12/2022 às 23:52
Compartilhar

Zema na JM

O governador Romeu Zema é o entrevistado desta quinta-feira (17) no Pingo do J, ao vivo pela Rádio JM FM 95,5 e também em JMONLINE.com.br. Você pode acompanhar também pelo aplicativo da Rádio JM no seu smartphone ou a live na página do Jornal da Manhã no Facebook e também no YouTube. Não perca! Time de jornalistas do Grupo JM de Comunicação elaborou pauta especial com o governador para levar informação com credibilidade (e qualidade) para você. A partir das 8h30 da manhã.

Filme de terror

Com ares hitchcockianos, o vereador Marcos Jammal distribui nas redes sociais um vídeo com a pergunta de um milhão de dólares: por que a conta de energia está tão cara? Apontando que Uberaba tem uma das taxas de iluminação pública mais caras do Estado, Jammal endurece a cobrança à Prefeitura, citando o Decreto 10.710/08, que estabelece o cálculo tarifário de acordo com o consumo de energia. O comparativo feito pelo vereador cita Uberlândia, onde os mesmos 2.752 kWh custam R$ 51,28, menos de 25% do valor de Uberaba, que seriam R$ 216,26. O vereador enviou ofício à Prefeitura para mudar esse cenário, mas à coluna contou que não recebeu nem sinal de fumaça como resposta.

Aproveitando a visita de Zema a Uberaba, vereador Marcos Jammal espalhou outdoors na cidade sobre a cobrança do cálculo tarifário na conta da Cemig; “Por onde Zema passar ele vai ver um outdoor meu”, brincou o vereador. Quem sabe ele dá a dica para Elisa olhar com carinho o ofício enviado pelo vereador…

Para onde vais tu?

A propósito, Jammal ainda está avaliando a possível troca de partido. Corre à boca miúda que o escolhido seria o PTB, mas o vereador garante que ainda não bateu o martelo e avalia propostas, levando em consideração o que teria maior chance de sucesso nas urnas como candidato à Assembleia Legislativa. À coluna, ele garante que só tem uma certeza: que vai caminhar com o ex-prefeito Paulo Piau, que é nome dado como certo para as eleições em outubro.

Mato para todo lado

Com seu habitual tom crítico, o vereador China voltou a sugerir que Elisa “jogue a toalha”. Repercutindo a entrevista do deputado Aelton Freitas à Rádio JM, o parlamentar disse que a cidade parece estar sem governante e citou o mato alto pra todo lado, visível em Uberaba inteira. Cá pra nós, tempo de chuva é um desafio e tanto para a limpeza urbana, mas usar isso como resposta já furou o disco há muito tempo…

Supitando

Impressionam as imagens de pessoas à espera de ônibus no Terminal Oeste na manhã desta quarta-feira (16). Segundo apurou a coluna, a aglomeração de gente — em sua maioria alunos do IFTM — é constante por lá nas primeiras horas do dia. O problema da lotação dos ônibus já é figurinha repetida, mas a situação tem repercutido bastante (e sempre de forma pra lá de negativa) nas redes sociais. Mas a Superintendência de Transporte Coletivo tomou uma providência com relação à questão dos veículos que atendem o IFTM e prometeu mais ônibus a partir desta quinta. Oremos!

Filas e mais filas

Onde também estava transbordando gente em filas intermináveis era o Ambulatório Maria da Glória. A exemplo dos ônibus sempre lotados, a alta concentração de gente nas proximidades do HC-UFTM também é problema antigo e se repete diuturnamente. Com medidas tapa-buracos, mas sem muita solução efetiva. Segundo informou a assessoria de imprensa da instituição ao Jornal da Manhã, a situação da manhã desta quarta é pontual e acontece porque houve a abertura de grades para marcação de consultas, como acontece trimestralmente. Pois é, se é algo que acontece trimestralmente, em teoria, dá tempo de pensar numa solução até a próxima, que tal?

Na bronca

O que também já não é novidade há anos (arrisco dizer décadas) é a insatisfação dos professores com o governo de Minas. Após reunião realizada esta semana, a categoria deliberou por nova manifestação no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, já com indicativo de greve, e promete cruzar os braços se o piso salarial não for pago. À Rádio JM, a líder sindicalista Maria Helena Gabriel fechou questão e disse que a categoria não aceitará nada menos do que o piso, prometido por Pimentel — e que nem ele próprio pagou, diga-se de passagem. “A gente sabe muito bem que o Zema não paga por falta de vontade. Provado por A + B que o dinheiro existe. O dinheiro está lá para pagar o piso e pagar a categoria, e ele não faz”, disse Maria Helena. Questionada pelos jornalistas Márcio Gennari e Marconi Lima sobre a sinalização de Zema para o pagamento do reajuste concedido pelo presidente Jair Bolsonaro, a líder sindicalista deixou claro que não há negociação. “Não houve nada de concreto, mas nós não aceitamos reajuste, não aceitamos proporcional, nada disso, nós queremos o piso”, decretou. Em ano eleitoral já é de se esperar greve…

Enquanto isso…

Em meio a essa promessa de braços cruzados, quem esteve em Uberaba foi a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’Anna. Além de Uberaba, a titular da pasta esteve em Uberlândia e também em Ituiutaba, onde, inclusive, acompanhou uma grande movimentação do Sind-UTE na terça-feira. Especificamente sobre a pauta do piso dos professores, a nota enviada à coluna se restringiu a informar que “estão sendo discutidas as providências necessárias para cumprir o pagamento do novo piso salarial para os servidores da Educação, a partir do reajuste publicado pelo Governo Federal. Sobre o indicativo de greve da categoria, convocada pelo sindicato em assembleia realizada nesta terça-feira (15/2), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reitera que tem mantido um diálogo franco e aberto com representantes sindicais e que os canais continuarão abertos para que as reivindicações da categoria possam ser apresentadas e debatidas”.

Cafezinho com diretores

Até então falava-se nos bastidores que a visita de Júlia Sant’Anna poderia ser para jogar água benta na relação dos educadores com Zema, já com vistas às eleições de outubro, teoria que certamente caiu por terra, já que os professores não foram atendidos pela secretária. San’Anna está em visita à região e, segundo informou sua assessoria de imprensa, a vinda dela ao Triângulo Mineiro “faz parte da agenda de trabalho da pasta, que, desde o início desta gestão, vem promovendo encontros presenciais e híbridos com os gestores escolares e diretores das regionais para discutir os desafios enfrentados e avanços alcançados nos últimos anos na rede estadual de ensino”. Entre as visitas em Uberaba, a secretária esteve na E.E. Anísio Teixeira, que foi escolhida a dedo pela própria Superintendência Regional de Ensino, considerada uma escola completa e organizada. Na sequência, ela conversou com diretores e visitou a SRE.

Entre as escolas estaduais em Uberaba, a EE Anísio Teixeira foi a escolhida para a visita da secretária Julia Sant’Anna, considerada modelo na cidade

Novo tom

Uma resposta mais efetiva com relação aos professores deve ser dada por Zema em sua visita a Uberaba, nesta quinta. Afinal, se o Sind-UTE fechou questão e a SEE ainda quer dialogar, caberá ao chefe do Executivo acender o cachimbo da paz, se quiser evitar nova greve da categoria.

Estradas

Outra pauta que será levada a Zema será a situação caótica das estradas que passam por Uberaba. À Rádio JM, o deputado estadual Heli Grilo enfatizou a situação da BR-262, que é de concessão federal, mas que com um empurrãozinho de Zema pode mudar de figura. “Não podemos admitir que uma rodovia onde pagamos cinco pedágios estar a buraqueira que está. Temos que unir a bancada mineira, estadual e federal, para cobrar do ministro (da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas) uma solução para esse problema. Porque o grande problema aí é jurídico. Agora tem que fazer uma relicitação”, disse o deputado, que tem defendido a pauta das rodovias com unhas e dentes nas redes sociais. A propósito, Grilo está otimista quanto à vinda de Zema com relação às cobranças de infraestrutura. “Esperamos que o governo faça algum anúncio importante para nós, tenho certeza que ele fará”, aposta.

Ressaca de Momo

A propósito, Grilo também está em franca campanha por Uberaba para viabilizar a vinda da Heineken. Segundo contou à Rádio JM, o deputado buscou interlocução com a cervejaria para reiterar sobre a quantidade e a qualidade da água da nossa região, em mais uma tentativa de transformar Uberaba em um polo cervejeiro, bandeira defendida quase que com unanimidade por todos que entraram na campanha pela cidade. Uma nova rodada de conversa está pré-agendada para após o Carnaval entre Grilo e interlocutores da Heineken, que teriam garantido a ele o reconhecimento da importância de Uberaba no cenário econômico do Estado.

Cavalheiros

A fase de adversários políticos ficou no passado, disse Grilo sobre a prefeita Elisa Araújo, com quem garante ter uma excelente relação, desde antes da entrada dela na política. “Eu disputei uma eleição com ela, então fica chato a gente ficar interferindo. Eu torço muito para que seja muito bom o governo dela e estou à disposição de Uberaba, sempre estive e não vou mudar. Minha vida foi dedicada a Uberaba. Então não é porque eu fui adversário político dela que torceria contra. Estou torcendo para que ela faça o melhor governo da história e estou disposto a ajudar naquilo que for demandado. Para o que ela precisar eu estou aqui. Meu relacionamento com ela é muito bom. O bom relacionamento que sempre tive com o pai, com ela. Acho que nós precisamos nos unir para melhorar as condições de vida do povo uberabense”, declarou.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por