Vereador locutor Almir Silva participou da sessão legislativa desta terça-feira tendo propaganda de emissora de rádio como pano de fundo. Consultado a respeito, o presidente Ismar Marão alegou que no entendimento dele o vereador não poderia fazer merchandising em reunião oficial da Câmara, mas a Procuradoria não viu impedimento legal. Mas, se “a moda pega”, em breve vamos ter vereadores fazendo propaganda de cerveja, cachaça, pet shop, barbearia, restaurante e tudo mais que entenderem por bem divulgar e associar à própria imagem.
Ainda que não haja obstáculo legal, cabe à Mesa Diretora estabelecer as regras básicas de conduta para vereadores e seus assessores nas lives, de modo a preservar a imagem da Casa e o respeito que o Poder Legislativo deve ter. Não é pelo fato de estarem transmitindo as sessões pela internet, com vereadores em home office, que podem se apresentar em desconformidade com os princípios fundamentais da administração pública, dentre os quais o princípio da impessoalidade. Ademais, as sessões virtuais estão sendo transmitidas por emissora oficial, no caso a TV Câmara. Propaganda é propaganda em qualquer lugar do planeta. E não consta que vereadores, durante a atividade parlamentar, estejam autorizados por lei a atuar como garotos-propagandas do que quer que seja.
Festa clandestina no domingo termina com nervosinhos algemados e levados para Aisp
Enquanto o governo municipal “rebola” para conseguir aumentar os leitos para pacientes com Covid e conseguir insumos para tratar os doentes, a população continua ignorando as medidas preventivas mínimas. É incrível como ainda tem gente irresponsável! Para se ter uma ideia, entre os dias 15 e 22 deste mês a Guarda Municipal lavrou 92 autuações por descumprimento das normas sanitárias ditadas pelo Decreto 378. Desse total, 45 autuações foram registradas pela Patrulha Mista, entre 18h de sábado e 6h de domingo. As festas clandestinas continuam “bombando” por toda a cidade: foram 34 só neste fim de semana. Socorro!
SÓ COM ALGEMA
Uma das ocorrências registradas no fim de semana chama a atenção. A partir de denúncia, a Patrulha Mista foi até um imóvel no Morumbi, local onde funciona uma casa de festas. Lá chegando, por volta de 18h de domingo, os agentes levaram mais de uma hora para convencer os festeiros a abrir o portão. Eles haviam até improvisado uma espécie de barricada para impedir o acesso da polícia. Quando abriram o portão, os agentes observaram cerca de 15 pessoas no local. Os mais nervosinhos tiveram de ser algemados, porque estavam muito agressivos, segundo a ocorrência policial. E foram conduzidos à AISP para “esfriar a cabeça”. Além de estarem errados, ainda criaram caso com a polícia...
MEDIDA PREVENTIVA
É óbvio que a população deve denunciar a ocorrência dessas festas clandestinas. Mas é muito importante também o trabalho de inteligência, para evitar que esses eventos aconteçam. A população pode e deve ajudar nesse trabalho, alertando a Guarda Municipal ou Posturas quando observar movimentação de veículos transportando mesas e cadeiras próprias para festas, por exemplo.
LUZ NO FIM DO TÚNEL
Em que pesem os números ainda continuarem altos, tanto de óbitos quanto de novos infectados, é digna de comemoração a queda na taxa de transmissão da Covid-19 (Rt). Na última medição feita na sexta-feira pelo Observatório Covid, da UFTM, essa taxa despencou finalmente de 1,17 para 0,91 em Uberaba. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 91, sendo que antes essa proporção estava em 100 para 117 pessoas. Essa queda já pode ser um primeiro reflexo das medidas restritivas impostas pela Onda Roxa. Mas nem por isso é hora de achar que está tudo bem e todos já podem “liberar geral”. Nada disso. Ainda há muito chão pela frente, até podermos todos respirar aliviados.
TENDÊNCIA DE QUEDA
Segundo explicação da professora Michelli Maldonado, do Observatório Covid da UFTM, quando essa taxa de transmissão, o tal Rt, é maior que 1 significa tendência de aumento acelerado dos casos. Quando cai, o raciocínio é inverso. Portanto, há perspectivas de que a partir de agora Uberaba poderá vivenciar o início da queda no número de novos casos diários de Covid. Oremos!
NA PRÁTICA
Apesar do Rt estar caindo, nas últimas 24 horas Uberaba registrou 154 novos casos positivos de coronavírus e 5 óbitos. No domingo foram 112 novos casos e 4 óbitos. Em 48 horas tivemos 266 novos casos positivos e 9 óbitos. Detalhe, as vítimas fatais nos dois últimos boletins divulgados pela Prefeitura são mais jovens, com idades de 35 anos, 41 anos, 52 anos...
( )
( )
( )
( )
QUE SUJEIRA!
Com óbitos em série em Uberaba, era de se esperar que o Cemitério São João Batista estivesse em melhores condições. O mato cresce por todo lado entre os túmulos, causando muita revolta naqueles que ali sepultam seus entes queridos. Segundo consta, o contrato com a antiga responsável pela limpeza e manutenção do cemitério venceu em 31 de dezembro e não foi renovado, nem prorrogado.
LIMPEZA MOROSA
Por falar em limpeza, o ritmo da capina nas ruas e praças da cidade precisa ser acelerado, em que pesem as restrições decorrentes da Onda Roxa. E não são apenas logradouros públicos centrais que carecem de capina. Nos bairros, nos distritos industriais, para todo lado é mato que não acaba mais. Sem contar pés de milho crescendo nos canteiros, como na avenida Lucas Borges, por exemplo. Alô Sesurb! Vamos pegar a “enxada” pra valer?
COMO ASSIM?
Superintendente do Transporte Coletivo, Cristiano Melo da Silva, ainda não tem uma posição sobre fiscalização para evitar aglomerações no ponto de ônibus da Praça Rui Barbosa. Em entrevista à Rádio JM na manhã desta segunda-feira, ele disse desconhecer que esse problema esteja ocorrendo ali.
PLANEJAMENTO URGENTE
O desafiador problema do transporte público em Uberaba só terá solução quando os responsáveis pelo planejamento e controle do sistema passarem a enxergá-lo de forma técnica e profissional. As reclamações se arrastam há meses em algumas linhas, com evidente superlotação, como no caso das linhas do Valim de Melo e Boa Vista, nas primeiras horas do dia. Além dos veículos superlotados, os pontos de ônibus reúnem multidões todas as manhãs. E, obviamente, não tem motorista que possa controlar a entrada de novos passageiros, como quer a Prefeitura. Missão impossível dada a eles, tanto quanto pedir que os usuários esperem o próximo ônibus, ficando mais 40 minutos, em pé, no ponto.
ACELERANDO
Processo de vacinação da população deve ganhar um bom fôlego esta semana, com a mudança de orientação pelo Ministério da Saúde, possibilitando a utilização de todas as doses de uma vez. Até aqui os municípios eram obrigados a usar só a metade das doses, reservando a outra metade para a segunda dose nos mesmos pacientes. Agora, as 10.590 doses entregues pela Superintendência Regional de Saúde à Prefeitura poderão ser usadas em 10.590 pessoas. Aleluia!
DE OLHO
De acordo com a programação divulgada oficialmente pela Prefeitura, nesta terça-feira serão vacinados os idosos com 78 anos. Na quarta-feira será a vez do público com 77 anos, enquanto a quinta-feira será reservada para os idosos com 76 anos. Finalmente na sexta-feira a vacinação contemplará as pessoas com 75 anos. O horário será o mesm das 8h às 16h, nos mesmos drives, da ABCZ e da Funel. Profissionais de saúde também receberão a segunda dose esta semana, nos dois drives.
BOA AÇÃO
A Ambev, dona das marcas de cerveja Brahma, Antarctica, Bohemia e Skol, começou a adaptar sua fábrica da marca Colorado, em Ribeirão Preto, para produzir e envasar oxigênio hospitalar. No primeiro momento, a produção vai ser de até 120 cilindros de 10 mil litros por dia, a partir de abril, volume suficiente para manter até 166 pacientes por dia com oxigênio. Pois é. Depois de conquistar o paladar dos brasileiros, agora a Ambev conquista também o coração.