Interina: Larissa Prata
Fazendo as contas
Papo de corredor em dia de sessão plenária esta semana entre os vereadores Marcos Jammal e Thiago Mariscal tinha o nome da advogada Morena Monallisa. Para quem não sabe, ela teve 350 votos nas eleições de outubro e é a primeira suplente da federação PSDB/Cidadania. Em determinado momento do papo, juntou-se a eles a também vereadora Ellen Miziara, com o papo de quociente eleitoral. O suplente do PL, partido de Ellen, é o ativista Zander Morais, que teve 849 votos. É bem verdade que 2026 é logo ali, e todos os três protagonistas da conversa têm aspirações a deputados, mas seria esse mesmo o pano de fundo agora?
Lado a lado
A prosa reforça mais o burburinho de que Jammal estaria com o pé na Cohagra, o que ele negou de pés juntos em recente entrevista ao Pingo do J. Para quem não lembra, o outro interlocutor do papo, Thiago Mariscal, saiu da situação para a oposição a Paulo Piau para sair candidato a prefeito em 2020.
LGBT+
Repercute nas redes sociais projeto do vereador Fernando Mendes proibindo o uso de bloqueadores hormonais em menores de 18 anos para transição de gênero. A proposta do ex-presidente da Câmara atinge, inclusive, a rede particular de saúde, com multa pesada para o descumprimento da medida, no montante de R$ 50 mil. Assinaram o projeto junto com Fernando Mendes os vereadores Cabo Diego, Ellen Miziara, Lu Fachinelli, Anderson 2 Irmãos, Ripposati Filho, Jammal, Baltazar da Farmácia. O projeto ainda será apreciado em plenário.
(Foto/Divulgação)
Falando nisso...
Requerimento enviado ao Executivo, de autoria do vereador Diego Rodrigues, solicita informações sobre a existência de processo licitatório para aquisição de hormônios destinados a pessoas transgêneras. O pleito é antigo da comunidade LGBT+, com finalidade de minimizar (ou até cessar, num futuro não muito distante) os procedimentos clandestinos, que expõem as pessoas a riscos muitas vezes inimagináveis. O requerimento é datado de 14 de março e, ao que tudo indica, ainda sem resposta.
Indumentária
Parece que alguns vereadores têm se esquecido do regimento interno que exige uso de gravata e blazer aos vereadores durante as sessões plenárias. Na sessão desta quinta-feira, vereador Cabo Diego estava bem despojado, com seu "uniforme" militar. Liturgia do cargo pede outros trajes...
(Foto/Divulgação)
Geoparque
Que me desculpem os pessimistas, mas acredito que temos sim muito o que comemorar neste primeiro ano de Geoparque Uberaba. Claro, temos também muito trabalho ainda a ser feito e um caminho longo a ser percorrido para nos tornarmos uma cidade verdadeiramente turística. E esse é um trabalho de todos, não só da Prefeitura e da Associação Geoparque.
Conta pra mim!
Em entrevista ao Pingo do J, a presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, destacou a evolução do município nesse primeiro ano de trabalho chancelado. Ela contou que, inicialmente, o grupo de trabalho tinha que praticamente implorar nas escolas para falar sobre Geoparque e hoje o caminho é o oposto: as escolas estão interessadas e buscam a Associação para contar aos alunos de Uberaba sobre nossos Gigantes. E é assim mesmo que tem que ser! Dos pequenos aos grandes, é preciso ter orgulho da nossa Uberaba.
Adesivaço
Por falar em Geoparque, a Sedec vai distribuir adesivos para taxistas e motoristas de aplicativos para serem colocados nos veículos que transportam passageiros em Uberaba. Nesses adesivos estará um QR Code para direcionar ao aplicativo Conecta Uberaba (e quem ainda não tem no próprio smartphone, sugiro que baixe, porque ficou muito legal!). Completinho, ele tem muita informação útil, até mesmo a nós, sobre o que Uberaba tem a oferecer.
Para quê?!
Usuários reclamam a falta de respostas no canal de WhatsApp criado para atendimentos sobre o trânsito em Uberaba. Em 2023 foi divulgada pela Prefeitura de Uberaba a possibilidade de se acessar o número (34) 3331-2311 para pedidos de sinalização, solicitações de intervenções nas vias, pedidos de interdição, autorizações para estacionamento, informações, reclamações, entre outros. Pois bem, não é o que anda acontecendo, segundo leitora da coluna. Ela afirma tentar, sem sucesso, contato com o Departamento de Trânsito há semanas, mas o silêncio reina. Aí fica a pergunta: para que serve uma ferramenta que não funciona?
Nova jornada
Academia de Letras do Triângulo Mineiro empossa nesta noite o brilhante Gilberto de Andrade Rezende como presidente, sucedendo a João Eurípedes Sabino e tendo a titular desta coluna, Lídia Prata, como vice. Assumem também Olga Maria Frange de Oliveira e Iná Bittencourt de Sousa Barbosa como secretárias e Consuelo Pereira Rezende do Nascimento e Ilcea Sônia Maria de Andrade Borba Marquez como tesoureiras. A solenidade está marcada para 19h30, no auditório da Aciu. Vida longa à ALTM, que presta importante trabalho à sociedade uberabense!
Reverência
Por falar em mente brilhante, o advogado Paulo Salge completa hoje 70 anos. Além de já ter ocupado o cargo de procurador-geral do Município, é um grande conhecedor do Direito Administrativo e uma referência para Uberaba. Independentemente de ideologias ou posicionamentos políticos. A ele e sua honrosa família, nosso abraço!
Feliz Natal?
Em plena epidemia de dengue, algumas coisas precisavam ser revistas em Uberaba. Leitor enviou foto à coluna Alternativa de um enorme terreno localizado na avenida Leopoldino de Oliveira. O local tem muro (inclusive com uma mensagem atemporal desejando Feliz Natal a todos), mas o que guarda de mato lá dentro não está escrito. Alguns arbustos viraram até árvores, com mais de metro de altura... A grande preocupação é que tanto mato esconda, além de animais peçonhentos que vivem invadindo residências próximas, ali também, certamente, tem criadouros diversos do mosquito da dengue. Mesmo sendo privado e murado, o terreno carece manutenção e é forte candidato ao mapeamento por drones. E de uma visitinha da turma da Vigilância Sanitária...
(Foto/Divulgação)