Foto/leitor
Olha a altura do mato na calçada da rua Henrique Dias, no coração do bairro Estados Unidos. Quem consegue usar o passeio neste estado??? Alô, PMU! Se não vai limpar, pelo menos notifique o proprietário do imóvel para fazer o serviço
Dos abusos no trânsito
Pouco antes do meio-dia dessa quarta-feira, na porta do Marista em Uberaba, uma menina do 6º ano foi atropelada por uma motocicleta em alta velocidade enquanto atravessava a rua em frente ao colégio. Foi necessária a intervenção do Samu. Este não foi o primeiro caso de acidente em porta de escola em Uberaba, nem será o último provavelmente. Mas o caso serve para mostrar a necessidade de ação mais enérgica contra os motociclistas que andam feito loucos pelas ruas da cidade. É uma correria sem limite, um zigue-zague constante em meio aos carros, uma sucessão de abusos e desrespeitos. Não é possível continuar dessa forma.
E o semáforo?
Em frente ao Marista foi instalado um poste para semáforo, mas até agora não entrou em funcionamento. Nem a burocracia das licitações públicas justifica tanta demora. Há meses se fala nesse assunto, porém sem uma solução efetiva.
Na bronca
Vereador Samir Cecílio está por entender o que aconteceu com a emenda que mantinha os transportes públicos na Seplan. Segundo ele, o assunto foi previamente discutido e acordado com o Executivo, mas na hora da votação do “projetão”, terça-feira, essa emenda simplesmente sumiu. Ninguém sabe, ninguém viu. A propósito, o projetão de reestruturação organizacional da Prefeitura volta à pauta da sessão da Câmara hoje.
Independência ou morte! – Não é 7 de setembro, mas o vereador Marcelo Borjão está propondo um “grito de independência” do Legislativo municipal. Na sessão plenária dessa quarta-feira, Borjão conclamou os vereadores a agir “por um Legislativo forte e independente, como tem acontecido na Câmara dos Deputados, sob a presidência do peemedebista Eduardo Cunha. Temos de nos posicionar e vamos nos reunir com o presidente Dutra para tratar do assunto. Como Poder Legislativo precisamos ter autonomia e ser respeitados. Nossa obrigação é fiscalizar, mas o Executivo sequer responde nossos requerimentos”. Borjão também criticou a demora do Executivo em outra área: “continua a embromação das emendas parlamentares que não foram pagas. Não vamos aceitar isso!”.
Para depois – Dificilmente o Hospital Regional entrará em operação neste semestre. A obra em si não é tão problemática quanto dinheiro para custear as despesas do dia a dia. Secretário municipal de Saúde, Túlio Cury, corre contra o tempo para assegurar os recursos necessários junto ao Estado e à União, enquanto negocia com os municípios vizinhos como será feito o repasse dos pagamentos pelos pacientes de fora encaminhados para atendimento em Uberaba. Missão ingrata, sem a menor dúvida.
Preto no branco
Ex-prefeito Anderson Adauto pretende propor um debate amplo e sem partidarismo sobre a saúde pública em Uberaba, reunindo atual e ex-secretários da pasta. AA entende que o diálogo e a troca de experiências poderão resultar em grandes benefícios para o atendimento de saúde prestado à população pelo SUS. Se as vaidades não falarem mais alto, o debate certamente poderá ser valioso instrumento de avanço na área.
Marco certo
Técnicos do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC) fizeram ontem a demarcação das divisas do município de Uberaba, confirmando a denúncia do vereador Kaká se Liga de que estava tudo errado. Pela manhã, houve a colocação do marco na divisa entre os municípios de Delta e Uberaba. À tarde, outro marco foi colocado na divisa correta entre os municípios de Uberaba e Uberlândia. O vereador e representantes da MGO acompanharam todo o trabalho. Placa colocada no lugar errado foi finalmente retirada.
De fora
Com a crise instalada na economia, os pequenos ambulantes que movimentavam a exposição de gado zebu anualmente desta vez ficaram do lado de fora. Mas montaram barracas dos mais diversos produtos na rua mesmo, com iluminação puxada da rede pública. E tiveram um movimentaço durante a feira de gado, com a fiscalização provavelmente fazendo “vista grossa”.
No paredão
Empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC e apontado como o chefão da máfia da propina na Petrobras, abriu o bico ontem em mais um acordo de delação premiada. Dentre outras coisas, confessou ter “doado” R$ 7 milhões e meio à campanha de Dilma Rousseff no ano passado. E agora? Como é que a presidente Dilma vai continuar dizendo que não sabia de nada???
Tutela provisória
Hoje, a partir das 20h, o instituto Falando de Processo (www.falandodeprocesso.com.br) promove mesa-redonda on-line sobre tutela provisória no novo CPC, com a participação dos professores Lúcio Delfino e Eduardo José da Fonseca Costa. Basta acessar o site para participar.