Primeiros passos
Primeiro debate entre os cinco principais candidatos a prefeito de Uberaba foi marcado pela animosidade. À exceção de Públio Rocha, do PV, que pouco ou nada tinha a perder, todos os demais estavam com os nervos à flor da pele. Paulo Piau, o principal alvo dos adversários reunidos pela Rádio Sete Colinas, a certa altura não se conteve e desabafou: “Lamento que o eleitor esteja ouvindo este complô para só colocar defeitos em Uberaba, e justamente por parte de pessoas que querem administrar a cidade”.
Ficha suja
O candidato Públio Rocha não deixou barato nas vezes em que não “trocou figurinha” com Wagner Júnior. Logo na abertura do debate, ele foi direto ao ponto nevrálgico da adversária Angela Mairink. E tascou a pergunta certeira: “A senhora acabou de dizer que é advogada. Se for eleita, como se sentirá tendo um vice ficha suja, e justamente seu marido? Como vê isso à luz do Direito?” Angela tangenciou a questão, preferindo enaltecer o trabalho realizado pelo marido enquanto prefeito e arrematou dizendo que Anderson já conseguiu suspender os efeitos das condenações que sofreu em quatro dos cinco processos judiciais que tem. Mesmo assim, a candidata do PP não se safou dos comentários disparados por Públio, na sequência: “Crime administrativo é desonroso. Embora tenha mostrado trabalho, na administração pública tem que cumprir o requisito da moralidade administrativa.”
Chorumelas
Deixando evidente a mágoa que tem do atual governo, o candidato Wagner Júnior, a certa altura, despejou o que há muito parecia estar entalado na sua garganta: “Tive minha participação na área habitacional, mas não fui nem chamado para a entrega das casas do Minha Casa Minha Vida”. Wagner Júnior obviamente se referia aos conjuntos habitacionais construídos através da Cohagra e entregues aos moradores posteriormente à sua saída do cargo de presidente.
Pisou na bola – Por outro lado, Wagner Júnior comprou uma briga desnecessária com professores, supervisores, diretores de escolas municipais e demais envolvidos no processo de ensino quando disse que “a Educação em Uberaba está um show de horrores”. Podia ter passado sem essa...
Peraí! – Paulo Piau “rodou a baiana” quando Wagner Júnior criticou a Educação no seu governo. Lembrou que uma aluna da Escola Municipal Uberaba ganhou medalha de ouro na olimpíada nacional de Matemática. Destacou ainda o plano de carreira dos professores implementado no seu governo e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em constante crescimento no município. Piau literalmente “bufou de raiva”.
Vá trabalhar!
Apesar de toda a sua meiguice, a candidata Angela Mairink mostrou que também é boa de briga. Logo depois de Lerin ter-se gabado de ter trazido o Olho Vivo para Uberaba, ela disparou: “Segurança pública é responsabilidade do Estado em primeiro lugar. O que o senhor ficou fazendo esse tempo todo como deputado que não fez nada pra melhorar a situação em Uberaba?”
Fora
E por falar em Angela Mairink, ela prometeu categoricamente no debate de quarta-feira: “Com a mesma caneta que eu assinar minha posse vou rescindir o contrato com a Pró-Saúde.” Anotado.
Vereador Solidário
O Movimento Acorda Uberaba está pegando firme para obter compromisso dos candidatos a vereador com a segurança pública. Por isso, o Acorda Uberaba lançou na noite de quarta-feira o Projeto Vereador Solidário. A ideia é captar recursos para a formação de um Fundo de Segurança Municipal, através da redução de verbas destinadas à contratação de assessores, bem como mediante a destinação de parte dos salários mensais dos vereadores (por livre escolha de cada um) na próxima legislatura. Por menos que seja, já será possível reunir numerário para investimentos na área de Segurança, a serem decididos em conjunto com a sociedade civil organizada.
Modus operandi
Ainda que a segurança pública seja obrigação constitucional do Estado, não dá para ficarmos esperando a boa vontade dos governadores para a liberação dos recursos indispensáveis ao funcionamento das polícias, de modo a evitar essa onda assustadora de violência que enfrentamos hoje. O Projeto Vereador Solidário é altamente interessante. Primeiro, porque é evidente a desnecessidade de tantos assessores parlamentares, podendo cada vereador abrir mão de pelo menos a metade para destinar o valor dos salários da outra metade ao Fundo de Segurança Municipal. Vale ressaltar que a Câmara já disponibiliza aos vereadores uma megaestrutura nas áreas de comunicação, administração, jurídica, etc. Segundo, porque os vereadores terão oportunidade efetiva de fazer um trabalho de verdade em prol da comunidade, sem ficar presos ao tradicional varejinho de favores a uns e outros.
Placar
Daqui até as eleições, o Acorda Uberaba vai divulgar semanalmente o placar nominal mostrando a concordância ou não dos candidatos a vereadores com a proposta do Vereador Solidário, para que os eleitores acompanhem quem é quem e saibam quais os que estarão realmente comprometidos com a segurança da população nos próximos quatro anos. O Jornal da Manhã já se dispôs a publicar o placar, a título de utilidade pública.