ALTERNATIVA

Vereadora denuncia demora para compra de mamógrafo pela Prefeitura

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 29/12/2022 às 20:19Atualizado em 30/12/2022 às 21:41
Compartilhar

ANDANDO PARA TRÁS
Um misto de frustração com indignação. Esse é o sentimento da vereadora Denise Max em relação à forma como a causa animal vem sendo tratada. Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, ela desabafou: Uberaba está regredindo. Dentre outras queixas, a vereadora contou que a farmácia animal que existia na rua 13 de Maio simplesmente acabou no governo atual. Segundo ela, foi uma luta enorme para conseguir os recursos para montar a farmácia, que foi viabilizada graças ao empenho pessoal do Promotor de Justiça Carlos Valera, do Meio Ambiente, ainda na gestão de Paulo Piau. “Estava funcionando muito bem. De repente mudou o governo e desmontaram a farmácia. Quem precisa de um remédio para o animal e não tem dinheiro pra comprar, acaba deixando o animal morrer” - queixou-se a vereadora.

MELHOR FECHAR
Ainda de acordo com a vereadora Denise Max, a Superintendência do Bem-Estar Animal não tem estrutura para cumprir a sua missão. Melhor fechá-la.

Aliás, Denise denuncia que o atual superintendente bloqueia as “cachorreiras” que ligam para ele fazendo reclamação…

POLÊMICA BUROCRACIA
Menos burocracia e mais acolhimento. É o que Denise defende para melhorar a prestação de serviços à população que recorre ao Hospital Veterinário da Uniube com um animal doente, ou atropelado. “Quem está com um cachorro à morte quer salvar seu animal. Não tem cabeça e às vezes nem tempo para preencher papelada, nem falar num telefone atendido por uma máquina. Se o cidadão atropela um cachorro na rua e presta socorro, levando ao Hospital Veterinário, ele tem de assinar um termo de responsabilidade e dar o telefone para ser chamado a buscar o animal depois. Está errado.”

SAÚDE ANIMAL
A propósito, o convênio firmado entre a Prefeitura e o Hospital Veterinário da Uniube resultou em mais de 1.300 atendimentos a animais como cães, gatos e cavalos este ano, segundo balanço do governo municipal de 2022. Paralelamente, nos 9 mutirões realizados este ano, foram castrados 1.297 animais, entre cães e gatos. Para 2023 estão programados mais 3 mutirões de castrações.

Dados oficiais da PMU revelam, ainda, que o governo municipal também promoveu a aplicação de 47 mil doses de vacina antirrábica e instalou microchip em 1.351 animais.

ACELERA, PESSOAL!
Valor de R$ 1,3 milhão destinado à compra de um mamógrafo para ao Caism entrou em junho no “caixa” da Prefeitura de Uberaba. Mas o processo de aquisição enfrenta aquela famosa e morosa burocracia. Vereadora Denise Max tem razão: sete meses já se foram e nem sinal do aparelho para mamografias…

ALÔ, ALÔ!
Coordenadora do Programa Todos por Uberaba, Daniela Arantes conta que as reclamações de buracos nas ruas são as campeãs do ranking de ligações recebidas pelo Cidade Ativa (0800 940 0101). Das 250 ligações recebidas em novembro, a maioria foi motivada por buracos. Na sequência aparecem mato, pedidos de instalação de quebra-molas (socorro!!!), denúncia de animal morto na rua ou no terreno ao lado da casa do reclamante e falta de medicamentos. Mas há casos inusitados também, como brigas de vizinhos em que um deles pede para a Prefeitura “mandar alguém” lá para resolver a parada.

VARRIÇÃO SOCIAL
Depois de implementar o cartão magnético em substituição aos talões de 5 tickets, o governo municipal estuda propor uma revisão dos critérios para ingresso de voluntários no programa “Uberaba limpa todo dia”, ou “Varrição Social”, como é mais conhecido. Hoje o programa contempla 405 pessoas em situação de vulnerabilidade, que recebem R$ 350 por mês. Não há vínculo empregatício e as pessoas têm de ser desligadas ao final de 12 meses de serviços. Pois bem. Daniela Arantes defende a revisão desse prazo, assim como a oferta de cursos de qualificação profissional para que essas pessoas possam ter uma oportunidade melhor no mercado de trabalho quando deixarem o programa. 

CULTO ECUMÊNICO
O culto ecumênico promovido pela Fundação Cultural de Uberaba na virada do ano será na Paróquia de São Paulo Apóstolo, neste sábado, às 19h, com participação da excelente Orquestra Municipal.

MÚSICA, MAESTRO!
De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facury, a Orquestra de Viola deve ser reestruturada em 2023. Também na programação da fundação está a criação da orquestra municipal jovem, que contará com instrumentos a serem doados pelos vereadores.

REDOMA NECESSÁRIA
Cássio Facury revela que a Maria Fumaça da Praça da Mogiana vai precisar de cercamento mais resistente. A restauração da locomotiva ficou pronta em março deste ano, depois de dois anos de obras de revitalização total da praça. Porém, de lá pra cá, ainda tem gente teimando em danificar uma das peças mais interessantes do circuito turístico da cidade. 

GRAFITE
Por falar em vandalismo, basta a Funel pintar as paredes externas do estádio Uberabão para os desocupados picharem cada uma delas. O que essa turma não sabe é que o local será entregue aos grafiteiros da cidade para trabalharem ali os temas do esporte e dos 50 anos do estádio. 

DOR DE CABEÇA
Destinação de recursos públicos a entidade filantrópica pode gerar uma nova dor de cabeça para a prefeita Elisa. Responsável pelo setor já deixou os quadros da Secretaria de Desenvolvimento Social, mas consta que a informação sobre o caso teria chegado ao Ministério Público bem antes.   

LONGA HISTÓRIA
Esquema de fraudes envolvendo o Cisvalegran pode não ser recente, como muitos pensam. Segundo constam, a Polícia Civil está puxando o fio da meada, mas já trabalha com a hipótese de existência de irregularidades pretéritas, envolvendo muita gente…

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por