Sarna para se coçar
Quando o vereador Marcelo Borjão usou a tribuna da Câmara Municipal para denunciar o “cemiterioduto” não imaginou o tamanho do problema que estava criando para si próprio. Embora no âmbito do Legislativo as investigações tenham terminado em pizza, na esfera do Judiciário a dor de cabeça para o vereador poderá ser grande. Ontem a também vereadora Denise Max protocolou denúncia no Ministério Público, pedindo que o tal “cemiterioduto” seja investigado de verdade. Denise quer que sejam ouvidos todos os vereadores, o prefeito Paulo Piau e todos os interessados na concessão desse terceiro cemitério em Uberaba para saber e punir, se for o caso, quem tiver pago ou recebido propina.
Soltando os cachorros
Denise Max anda indignada com o colega Marcelo Borjão desde que essa história do “cemiterioduto” veio a público. Esta semana, ela “soltou os cachorros” na sessão da Câmara, argumentando que não aceita ter sua honra colocada em dúvida por conta de denúncias levianas, já que o colega não citou os nomes daqueles vereadores que, supostamente, teriam recebido propina para aprovar a criação de um cemitério privado em Uberaba. Denise disse que tem um nome a zelar e luta por uma causa que todos conhecem, a dos animais, enquanto Borjão, segundo ela, “dá tiro para todo lado” para “aparecer”. Tempo fechou!
Puxão de orelhas
No âmbito do DEM, partido ao qual Marcelo Borjão está filiado, não haverá qualquer tipo de censura pública ao vereador que falou demais. Mas a presidente Eclair Gonçalves lembrou que o DEM integra a base aliada do prefeito Paulo Piau e o mandato de vereador pertence ao partido. Para bom entendedor, isso resume tudo.
Vozes dissonantes – A decisão do presidente Luiz Dutra de transferir os gabinetes dos vereadores para imóvel na esquina da Vigário Silva com Segismundo Mendes não agradou a todos. Nos corredores do Legislativo desde quinta-feira podem ser ouvidas críticas veladas, sobretudo ao preço do aluguel que a Câmara vai pagar: R$ 35 mil.
Vice – Prefeito Paulo Piau confirmou a criação do cargo de vice-presidente da Cohagra, embora sem revelar quem será o seu primeiro ocupante. Nos bastidores comenta-se que o nome mais cotado é o de Ildeu Menezes, ex-candidato a vereador e coordenador da campanha de Aelton Freitas a deputado federal. Vale lembrar que Idalmo Menezes, irmão de Ildeu, foi nomeado para ocupar cargo de confiança na Câmara, em janeiro deste ano.
Fim específico
O presidente do Codau rebateu ontem a queixa do leitor Enio Finholdt, aqui publicada, contra a cobrança da tarifa de esgoto, correspondente a 70% do valor da tarifa de água. Segundo Luiz Guaritá Neto, a tarifa de esgoto destina-se às manutenções e implantações de novas redes, emissários e interceptores de esgoto. Ela também custeia o tratamento do esgoto na ETE – Francisco Veludo/Rio Uberaba e as obras de ampliação e modernização da ETE Filomena Cartafina (com previsão de inauguração para os próximos meses) e as contrapartidas da construção da ETE Conquistinha.
Retorno
Por outro lado, Luiz Neto lembrou que a tarifa de esgoto cobre outros casos também, como aqueles em que há retorno de esgoto para as residências, necessitando de reparos pelo Codau.
Segurança
Aciu e CDL promovem reunião com o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar nesta segunda-feira, para tratar da segurança pública na cidade. Os casos de assaltos praticados no centro, sobretudo ao comércio, têm preocupado as lideranças empresariais.
Fora do compasso
Ainda não ficou 100% a semaforização da avenida Leopoldino de Oliveira. Entre a Oswaldo Cruz e a esquina da rua 13 de Maio a sincronização funciona bem. Mas, dali pra frente, o motorista continua parando de esquina em esquina. Precisa de ajuste.
Buraco
Falta de sinalização levou muitos motoristas a enfrentar danos materiais nos veículos nesta semana. Uma cratera se abriu no asfalto, bem na rotatória de acesso à rua Cândida Mendonça Bilharinho. À noite, com a iluminação precária do local, é fácil cair naquele buraco.
Reta final
Muitas novidades estão chegando com a primeira edição da JM Magazine em 2015. A começar pela apresentação gráfica, que será totalmente diferente das edições anteriores, mais leve e charmosa. Com suas mais de 250 páginas, a revista está ficando um luxo! E, como de costume, a JM Magazine prima por valorizar nossos conterrâneos, desde a escolha das garotas que brilham na capa até as reportagens que compõem as diversas editorias da revista. É isso que faz da JM Magazine a revista preferida pelos uberabenses.
Mais morte
Está confirmada a terceira morte por dengue em Uberaba. Desta vez, a vítima foi uma mulher de 46 anos. Diante desse quadro, todo cuidado é pouco. Se tem mato e água parada em terrenos baldios espalhados pela cidade, precisamos denunciar. E, em casa, cada um tem de fazer sua parte e eliminar os focos do mosquito. Sem essa ação conjunta, a dengue vai continuar matando nossa gente, infelizmente.
Abaixo a corrupção
Brasileiros de Norte a Sul do país voltam às ruas amanhã para dizer que a presidente Dilma não entendeu nada. A luta contra a corrupção continua. E tem que continuar.