Gê Alves - redatora interina
gealves13@gmail.com
Atiraram no que viram - Vereadores oposicionistas Paulo César “China” Soares e Cléber Ramos “Cabeludo”, que cobram da Prefeitura de Uberaba informações sobre o lixo proveniente de Ituverava (SP) que estaria vindo para Uberaba, podem ter dado um tiro no pé. Ocorre que a empresa que recebe o lixo de fora foi inaugurada na gestão passada, do então prefeito Anderson Adauto, dos quais os dois vereadores são aliados. O lixo não vem para o aterro municipal e sim para essa empresa privada.
Acertaram no que não viram - Aliás, é muito curioso o fato de uma empresa privada da área se instalar em Uberaba quando já se sabia que o aterro municipal estava com a capacidade quase esgotada, isso já em 2012. Ou seja, sem solução para o lixo, a Prefeitura teria que enviar todos os resíduos para a empresa ao custo por tonelada. Ela - Soma Ambiental - seria a única habilitada para receber todo o lixo da cidade, portanto, lucro certo. É ou não sintomático?
Pela culatra - Só que não contavam que um novo aterro fosse construído em tempo recorde, apenas cinco meses, pela Prefeitura, sem necessidade de licitação, já que foi feito com maquinário e recursos próprios ao custo de R$500 mil, contra os mais de R$2 milhões estimados pelo governo passado.
A volta dos que não foram - O TSE concedeu quinta-feira à noite efeito suspensivo solicitado pelo prefeito de Araxá, Jeová Moreira, condenado por unanimidade em segunda instância à perda de mandato por abuso de poder econômico eleitoral. Mas, Jeová tem ainda que garantir outra liminar, já que contra ele pesam dois acórdãos condenatórios. Se cabe recurso, penso que prevalece, neste caso, a prudência da Justiça. Ora, vai que por um acaso (remoto eu diria) o prefeito eleito consegue reverter tudo, como fica(ria) o segundo colocado nas eleições, Aracely de Paula, que para assumir a cadeira de prefeito tem que renunciar ao cargo de deputado federal? O presidente da Câmara, vereador Miguel Júnior, continua como prefeito interino até que segundo pedido de liminar seja apreciado.
Atenção - Pode ser que – porque quando se trata de Judiciário tudo é possível – que antes que o JM ganhe as ruas, novas informações já tenham ocorrido. Estava prevista para ontem à noite decisão sobre liminar pedida acerca do segundo acórdão condenatório. Até o fechamento da coluna ainda não havia novas informações. O jeito é aguardar as cenas do próximo capítulo.
Contínuo - Enquanto anuncia disposição de melhorar a relação com a clientela de Uberaba e região para depois da Copa do Mundo, a Azul Linhas Aéreas continua fazendo vítimas. Uma das últimas foi o conselheiro de Saúde Jurandir Ferreira. Na quinta-feira, atrasaram tanto o voo de Belo Horizonte para Campinas, marcado para 19h47, que não seria possível obter a conexão para Uberaba às 22h28. O passageiro foi mandado para Ribeirão Preto e acabou de chegar por terra em táxi fretado pela companhia. Não está fácil, não.
Água gelada - Em ano eleitoral, festas que reúnem massas se tornam de alto interesse de políticos. Na exposição de Santa Juliana, quinta à noite, nada menos que quatro pré-candidatos a deputado estadual passaram por lá: Deiró Marra, Antônio Lerin, Zé Maia e Almir Silva. Esperto que é o prefeito Oscar Carneiro “ Kiko” Filho, chamou para falar em nome de todos os políticos visitantes o prefeito de Sacramento, Bruno Cordeiro, que não é candidato a nada em 2014 e domina como poucos o dom da oratória.
Vem novidade por aí - A presidente do Democratas (DEM), Eclair Gonçalves Gomes, não me confirma o nome (que já tenho), acho que mais no suspense que na negativa, mas admite que prepara reunião para uma nova filiação de peso. Conforme minhas informações, o rapaz, com menos de 40 anos, pode se cacifar para as eleições de 2016. É um nome novo, nunca disputou cargos eletivos, embora tenha história estreita com a política. O DEM se mantém em Uberaba como o partido com maior densidade de filiados, com cerca de cinco mil nomes.
Bota-fora - Alegando “alergia aos políticos corruptos” e tendo-se em vista as eleições de 5 de outubro, o coronel PM da reserva Hely Araújo Silveira idealizou a “Campanha Voto Tiradentes”. Ele conta ser esta uma tentativa de conscientização sobre a maior arma da democracia: o voto. “Só ele poderá destruir o maior dos bandidos que é o político corrupto. Será através dele que nós, brasileiros, poderemos alijar este verme nacional”, comenta.
Aos bois - Depois de discorrer sobre a situação do Brasil hoje, onde, diz Hely, a segurança pública e a saúde principalmente estão falidas, depois de mostrar a incompetência do Poder Legislativo hoje, principalmente no Congresso Nacional – “tudo com dados que vem arquivando há anos” –, ele encerra sua campanha sempre com pelo menos cinco nomes e fatos de políticos corruptos, tentando assim refrescar a memória fraca do brasileiro. Posso assegurar que tem nome local/regional citado. No entanto, Hely garante que sua ação não tem qualquer conotação político-partidária/religiosa ou outro fator discricionário.
Talento - Médico oftalmologista em Uberaba, Ramiro Neto bateu um bolão em composição da música “Coração Verde Amarelo”, alusiva à Copa. Mas tão bom quanto foi o vídeo que produziu e jogou na rede. Superbacana, merece veiculação nacional.
Um belo fim de semana a todos nós! Até terça!