ALTERNATIVA

Vereadores criticam demora da PMU para liberar dinheiro da Saúde

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 02/05/2022 às 22:40Atualizado em 18/12/2022 às 23:00
Compartilhar

Na sessão da Câmara desta segunda-feira, a vereadora Rochele Bazaga denunciou que a Prefeitura está retendo há 298 dias os recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Franco Cartafina para o Hospital Mário Palmério, visando o custeio de mamografias para aliviar a fila de espera de mais de 3 mil mulheres.

ERRO GROSSEIRO

Segundo a denúncia da vereadora Rochele Bazaga, houve uma série de erros no preenchimento dos formulários pela Secretaria de Saúde e todo o processo para a liberação dos recursos das mamografias terá de ser reiniciado, do zero. Foi além: acusou o governo municipal de travar a liberação de outros recursos de emendas parlamentares destinados à saúde.

PLAQUINHAS

No embalo das denúncias de Rochelle, outros vereadores também reclamaram da demora na liberação das emendas parlamentares para o Hospital Hélio Angotti e para a realização de cirurgias de catarata, dentre outras. Prometem colocar plaquinhas de cobrança mostrando os dias de atraso na liberação dos recursos de emendas parlamentares para a área da saúde, tal como fez Rochelle.

NO PAREDÃO

Vereadora Denise Max, por sua vez, sugeriu que a prefeita Elisa coloque pessoas competentes para fazer as licitações deslancharem. Na avaliação de Denise, “o governo tirou peças que jamais poderiam ser tiradas desse setor”, atribuindo a morosidade às mudanças de pessoas na pasta. “Isso é uma crítica construtiva: se o setor de licitação não funciona, a Prefeitura não anda” - desabafou.

AGORA VAI

Novo secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, quer se reunir ainda esta semana com os permissionários do Mercado Municipal para resolver, de uma vez por todas, o imbróglio da reforma do prédio. O tempo está passando e, se a obra não for viabilizada até o dia 30 de junho, o município não poderá usar os recursos federais este ano. Por isso, Agnaldo tem pressa e vai propor que parte dos permissionários seja instalada no prédio do antigo supermercado da Copervale, e outra parte use a estrutura de contâineres na parte externa do Mercado.

RECORDISTA

A vaca Viatina-19 FIV Mara Móveis, de 39 meses de idade, bateu recorde de preços na Expozebu 2022. Até agora é o animal mais caro vendido nos remates oficiais, façanha essa alcançada no prestigiado leilão Elo da Raça. Viatina saiu por R$ 7,98 milhões, tendo sido vendida pela Casa Branca Agropastoril, do empresário Paulo de Castro Marques, atuante no setor farmacêutico, e pelo Nelore Mara Móveis, sendo 75% do primeiro e 25% do outro proprietário.

NADA FELIZ

Senador Carlos Vianna usou as redes sociais para reclamar do cerimonial na Expozebu, que o teria deixado em segundo plano. Na verdade, o Presidente Bolsonaro só teve olhos para o governador Romeu Zema, a quem elogiou no seu discurso e ainda levantou as mãos dele num gesto típico de união.

Em tese, o candidato de Bolsonaro ao governo de Minas é Vianna, mas no palanque estava nítido que o Presidente ainda insiste em ter Zema no seu “caminhão”. Ou vice-versa.

MESA DIVIDIDA

Embora não tenha conseguido a visibilidade desejada no palco da Expozebu, o senador Carlos Vianna dividiu a mesa na feijoada oferecida pela ABCZ ao Presidente da República. Mas, ao contrário de Bolsonaro e do ministro Marcos Montes, Vianna não foi assediado pelos convidados para fotos durante o evento. Perdeu até para os ministros africanos, desconhecidos de boa parte dos presentes.

Será que sua eventual candidatura a governador vai decolar? Façam suas apostas.

SEM MEDALHA

Vereador Pastor Eloísio explicou na sessão legislativa desta segunda-feira que fará a entrega da Medalha Major Eustáquio ao Presidente da República, futuramente, em Brasília. “Um vereador, negão, da direita, conservador, Bolsonaro ‘roxo’, vai ser recebido no gabinete do Presidente da República, para colocar a medalha no pescoço dele” - disse, textualmente, o vereador Pastor Eloísio, ocupando a tribuna da Câmara já no encerramento da sessão.

VÁ ENTENDER!

Único a votar contra a entrega da Medalha Major Eustáquio ao Presidente da República, o vereador China disse ter ficou muito “sentido” porque o colega Pastor Eloísio não conseguiu colocá-la no pescoço de Bolsonaro na festa da Expozebu. “Ele levou a maior comenda desta cidade junto com queijos”, reclamou China.

EU NÃO!

Prefeita Elisa garante que não tentou subir na carroceria da caminhonete que transportou o Presidente Bolsonaro do aeroporto ao Parque Fernando Costa, ao contrário do que foi divulgado. “É de praxe que a carreata aconteça com as figuras do governo dele. Eu segui junto a outros prefeitos e autoridades nas vans que o acompanhavam. E o tumulto estava muito grande na feira gastronômica. Eu segui para área no palanque e imaginei que a inauguração do ABCZ Mulher ficaria pra depois. De toda forma, a estrela era a Ministra Tereza Cristina, que deu o nome ao prédio” - disse Elisa, explicando por que não participou dos eventos que antecederam a cerimônia de abertura oficial da Expozebu.

PASSANDO A VEZ

A propósito, a prefeita explica também que abriu mão de discursar na solenidade da ABCZ, porque o público ali presente queria ouvir o Presidente.

CONFUSÃO

Justiça seja feita: a confusão das cadeiras no palanque de autoridades não ocorreu por culpa do cerimonial da ABCZ. A equipe da associação havia identificado nominalmente as cadeiras, mas, depois, a poucas horas da Expozebu, foi surpreendida por trocas feitas pelo cerimonial da Presidência da República, o que causou alguns constrangimento

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por