ALTERNATIVA

Veritá aponta Elisa em primeiro lugar nas intenções de voto

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 20/09/2024 às 00:28Atualizado em 24/09/2024 às 21:56
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Se a eleição fosse hoje, Elisa Araújo seria teria 43,5% dos votos, contra 32,7% de Tony Carlos, segundo colocado. É o que revela a nova pesquisa de intenção de votos feita pelo instituto Veritá, a pedido do Sindicato da Indústria da Construção Civil – Sinduscon.  Esse percentual se refere à pesquisa com respostas espontâneas, em que o pesquisador faz a pergunta e o eleitor fala o nome que prefere, sem qualquer indicação. Faltando cerca de duas semanas para a votação, Elisa abre quase 11 pontos de vantagem sobre Tony. A pesquisa do Veritá foi realizada entre os dias 13 e 17 deste mês e registrada junto à Justiça Eleitoral sob nº 07694/2024, tendo ouvido 810 eleitores. A margem de erro é de 3,5 %.
 
POUCA DIFERENÇA
No quadro da pesquisa estimulada, Elisa se mantém na frente em relação a Tony Carlos. A prefeita tem 42,2% das citações, contra 25,8% de Tony. Nas duas modalidades o terceiro colocado é Anderson Adauto, sendo 17% na estimulada, e 16,6% na espontânea. Diferença de números, porém, ocorre com os demais candidatos. Samir tem 4,6% e Paulo Piau 1,8% na espontânea, saltando para 8,8% e 5% na estimulada, respectivamente.  
 
SEGUNDO TURNO
Se os números da pesquisa Veritá se confirmarem nas urnas, é certo que  Uberaba terá eleição em dois turnos, com repetição do duelo de 2020, quando Tony e Elisa se enfrentaram no segundo turno.
 
BOA AVALIAÇÃO
De acordo com a pesquisa Veritá, o governo Elisa tem 73,8% de aprovação, considerando que 9% dos entrevistados consideraram a administração “ótima”, seguida por 32,3% que responderam que é “boa”, e 32,5% que disseram ser “regular”. Para outros 10,8% dos eleitores ouvidos pelo Veritá, o governo Elisa é ruim, enquanto 15,5% o avaliaram como “péssimo”.
 
TUDO PRONTO
Contagem regressiva para o mais aguardado debate entre os prefeitáveis de Uberaba. Neste sábado, a partir das 8h30, você vai acompanhar o duelo de ideias e propostas dos seis candidatos que disputam as eleições majoritárias. A transmissão terá início pontualmente às 8h30, direto do plenário da Câmara Municipal. O debate será mediado pelo jornalista Marcio Gennari e deverá ter três horas de duração.
 
OS BLOCOS
No Debate JM, os candidatos vão responder a perguntas de jornalista do Grupo JM e Comunicação e convidados, sobre temas diversos. Em seguida, vão responder aos questionamentos de leitores e ouvintes do JM, e, por último, poderão trocar perguntas entre si. Acredito que este último bloco será o mais eletrizante.
 
DIREITO DE RESPOSTA
Para analisar os eventuais pedidos de direito de resposta, a Rádio JM convidou os advogados Carlos Bracarense, Rodrigo Souto e Eduardo Jardim, presidente da 14ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. A eles caberá a análise, também, sobre quaisquer outros questionamentos sobre o regulamento.
 
PONTO A PONTO
O debate JM com os prefeitáveis poderá ser acompanhado pela Rádio JM, assim como pelo canal do Jornal da Manhã no YouTube e pelo jmonline.com.br. Outra opção é sintonizar a Rádio ou a TV Câmara, nossos parceiros nesse evento. O Debate JM tem patrocínio da Unimed Uberaba, Delta Sucroenergia, Barbosa Materiais para Construção e Oxfor. Seguramente esta será a melhor oportunidade para os indecisos conhecerem melhor cada candidato.
 
INDECISOS
A propósito, a pesquisa Veritá aponta que 55,8% dos eleitores uberabenses já decidiram seu voto, contra 44,2% que ainda estão indecisos.
 
PODE ISSO?
Candidato à reeleição, vereador furou o passeio da avenida João XXIII para fincar seus bandeirolas de propaganda, as tais Wind banners. Não bastasse, danificou também a rua Edmundo Carlos. Francamente! Será que após a eleição ele irá reparar os logradouros públicos? Ou vai deixar os buracos lá, para encherem de água da chuva?
 
NA URNA
Conforme prometido, Anderson Adauto terá seu nome na urna no dia 6 de outubro. Isso mesmo. Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, o chefe do cartório eleitoral Alexandre Petterman revelou que o registro dos candidatos foi fechado nesta quarta-feira, incluindo aqueles que ainda estão sub judice, como é o caso de Anderson. Nos dias 22 e 23 a Justiça Eleitoral fará a geração das mídias, em sessão pública, a partir das 8h, no Cartório Eleitoral, na rua Lauro Borges. E nos dias 28 e 29 serão lacradas as urnas. Dificilmente as mídias serão reabertas antes do dia da votação. Não haverá tempo hábil para refazer todo o processo.
 
VAPT VUPT
Alexandre Petterman acredita que a apuração dos votos será bastante rápida e o resultado das urnas deverá ser conhecido na noite do próprio dia 6 de outubro. Ele inclusive arrisca dizer que o resultado poderá sair antes das 21h. A conferir.
 
SURPRESA!!!
Além dos 3.600 mesários convocados para trabalhar no dia da eleição, outros 1.800 uberabenses serão chamados para ficar de stand by, ou seja, de prontidão para eventuais emergências, como falta dos mesários titulares e necessidade de substituição.
 
POUCA MUDANÇA
Poucas seções eleitorais serão alteradas este ano em Uberaba. Aquelas que funcionavam na Fundação Cultural, no entanto, foram extintas. Em compensação, a Justiça Eleitoral abriu novas seções na FETI, que funciona no prédio do antigo Clube Sírio Libanês.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por