ALTERNATIVA

“Via-crúcis” para ser atendida na UBS

Em agosto passado paciente foi consultada rapidamente pelo médico, apresentando ...

Lídia Prata
Publicado em 25/10/2011 às 10:13Atualizado em 19/12/2022 às 21:42
Compartilhar

Maria Cândida Sampaio - redatora interina

 

Marcos legais do queijo

Acontece hoje, às 14h30, no plenário 6 da Câmara dos Deputados, audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para “Discutir e esclarecer os marcos legais condizentes com a produção, transporte e acondicionamento comercial do Queijo Minas Artesanal e Minas Frescal”. Confirmaram presença o coordenador-Geral de Inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Március Ribeiro de Freitas, e o

diretor-geral do Instituto Mineiro de Agricultura (IMA), Altino Rodrigues Neto; o representante dos Comerciantes de Queijo do Mercado Municipal de Uberaba/MG, Sérgio Henrique Manzan, entre outros.

Busca de soluções

A audiência solicitada pelo deputado Paulo Piau tem por finalidade discutir e esclarecer os marcos legais condizentes com a produção, transporte e acondicionamento comercial do Queijo Minas Artesanal e Minas Frescal. Tá certo, já que produtores e comerciantes ganharam dois anos para regularizar sua situação, mas o Ministério Público continua de olho.

Confirmação

Hoje a diretoria do Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba terá nova reunião de negociação na Prefeitura sobre a situação de 42 apostilados proporcionais na nova carreira e o decreto de posicionamento dos educadores no novo plano de carreira. A partir daí o Sindemu quer ainda pedir agilidade na publicação do decreto que reposiciona servidores. Em encontro anterior, o prefeito fez compromisso com o Sindicato, garantindo que o novo plano terá validade, mesmo que retroativo, em 1º de dezembro.

Celular Seguro

Ontem, a 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais apresentou à sociedade uberabense, autoridades e imprensa o programa Celular Seguro. Com ele a PM pode verificar em tempo real a procedência do aparelho. Caso tenha sido listado como perdido, roubado ou furtado na base de dados do programa, a pessoa que está em sua posse poderá ser conduzida por receptação e o aparelho será apreendido para restituição ao seu legítimo proprietário. O programa Celular Seguro é uma base de dados em constante construção, composta pelos IMEIs* dos aparelhos celulares, que são números de registro similares aos dos chassis dos automóveis. A adesão ao programa é totalmente gratuita: basta se cadastrar em qualquer posto policial de uma das 31 cidades da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais.

“Via-crúcis”

Moradora do Jardim Copacabana fez verdadeira “via-crúcis” para ser atendida na UBS Morumbi. Em agosto passado foi consultada rapidamente pelo médico, apresentando dores abdominais e encaminhada para fazer exames. Prontos os exames, a paciente procurou a UBS para marcar nova consulta para que o médico pudesse dar um diagnóstico, quando foi orientada a aguardar, já que seu prontuário estava em local incerto e não sabido.

Uma crônica...

Com o passar do tempo, ainda com muitas dores e se automedicando, voltou à UBS mais três vezes, quando descobriu, nesse mês de outubro, que não poderia ser atendida porque seu prontuário havia desaparecido misteriosamente. Vale lembrar que teve de pagar pelo menos oito passagens de coletivo, por causa dessa situação. Em total desespero e desalento, procurou a UPA São Benedito para tentar ser atendida como urgência, na última quinta-feira. Ficou das 15h45 até 19h30 esperando e passando mal. Na UPA sequer água havia para os pacientes e seus acompanhantes. Sem condições de esperar mais, ela foi embora, tomou dois analgésicos e desmontou na cama, rezando para acordar com menos dor.

...da absurda realidade

Dolorida, a usuária decidiu voltar a procurar a UBS Morumbi, no dia seguinte, quase implorando para ser atendida. Finalmente foi consultada por profissional de saúde. Esperançosa, ela mostrou seus exames, que o médico olhou, analisou e, sem passar qualquer receita para aliviar suas dores, pediu novos exames, não dando diagnóstico algum. Ela continua com dor. Ah, o prontuário continua desaparecido. Pior é que nesse meio-tempo a filha também adoeceu e a mulher teve de enfrentar outra “via-crúcis”. Até quando isso?

Levanta daí...

Gostaria muito que os burocratas, que ficam confortavelmente instalados nos seus gabinetes, frequentassem mais as unidades de saúde para saber o que realmente está acontecendo e como o povo que depende do sistema sofre. É preciso encarar a realidade que a saúde está em colapso. Mas, apenas admitir isso não basta. O bom administrador toma atitude, realmente se compromete com as soluções, assume o papel que lhes foi outorgado pela população. Então, autoridades, levantem-se daí, partam para a ação... sem subterfúgios e desculpas.

Boa ideia

Achei ótima a iniciativa de três aniversariantes do mês de outubro que resolveram ajudar os pacientes do Hospital “Dr. Hélio Angotti” de forma diferente: reverteram à instituição oncológica donativos arrecadados entre parentes e amigos, nas suas comemorações. Os “presentes” revertidos aos pacientes são principalmente alimentos e produtos de higiene e limpeza. Ao convidar para a comemoração, o aniversariante pede que os convidados, em vez de presente, levem alimento não-perecível e produtos de higiene e limpeza que serão revertidos aos pacientes. O bancário uberabense Geraldo César Cortes de Oliveira, a comerciante em Ituiutaba Maria Cecília de Lima Freire Guimarães e uberabense Therezinha Pereira Valle Perez, que completou 90 anos, merecem muito mais que parabéns. Tomara que a moda pegue e várias instituições necessitadíssimas em Uberaba também ganhem esses maravilhosos presentes.

NO CONEXÃO JM , MÁRCIO GENNARI RECEBE O EMPRESÁRIO HERMANY ANDRADE JÚNIOR./// ARTICULAÇÕES ELEITORAIS É UM DOS ASSUNTOS DA ENTREVISTA.///

 

NO LINHA ABERTA, RENATO LIMA CONVERSA COM A DIRETORA DO HOSPITAL BENEFICÊNCIA PORTUGUESA, RAQUEL DOS SANTOS ANJOS.//// ENTRE OUTROS ASSUNTOS, ELA VAI FALAR SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO HOSPITAL.///

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por