Interditado na semana passada, o viaduto na avenida Claricinda Alves de Rezende deve ser liberado novamente no dia 20 de agosto. Técnicos da VLi, responsável pela obra, concluíram no domingo a primeira etapa, que foi de escoramento. De acordo com o cronograma da obra enviado ao secretário de Trânsito e Transportes, Cel. Antônio Souza Filho, até sexta-feira será contratada a empresa para a execução do reforço. Já a mobilização e montagem do canteiro de obras deve começar já no próximo final de semana. Para o reforço estrutural, no entanto, serão necessários 22 dias, com início previsto para 23 de julho e término em 16 de agosto. Depois serão necessários apenas três dias para desmontagem do escoramento e do canteiro de obras. Até lá o trânsito na avenida Claricinda continuará interditado no trecho próximo ao viaduto da VLi. Pelo menos a obra será menos demorada do que se previu inicialmente.
NOVA RODADA
Está marcada para o dia 24, próxima semana, a audiência na ANTT para tratar dos processos movidos pela Ecovias contra os lindeiros da rodovia BR 050, especialmente no trecho entre Delta e Uberlândia. Para quem não se lembra, a concessionária ingressou em Juízo contra os fazendeiros para obrigá-los a construir acessos às propriedades rurais que fazem divisa com a rodovia, incluindo pistas de aceleração e desaceleração, sob pena de fechamento compulsório desses acessos. Alguns desses acessos, no entanto, se tornaram estradas por onde passam vans escolares, caminhões para transporte de carga, veículos das concessionárias de energia etc. E aí? Se a concessionária efetivamente fechar esses acessos, como vão ficar todos esses usuários das estradas? Na audiência com a ANTT, na semana que vem, o vereador Marcos Jammal e comitiva de representantes de entidades empresariais vão mostrar essa situação e buscar uma solução pacífica para o caso que tem tirado o sono de muitos fazendeiros da região.
BRASILLLLLLL!
Quando falam que o Brasil não é um país sério nós, brasileiros, contestamos. Mas aqui acontece cada coisa que até Deus duvida. Uma delas foi o julgamento do recurso do MDB contra a sentença que julgou a ação de investigação judicial eleitoral por fraude à quota de gênero. Por maioria, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais deu provimento ao recurso. Uma vergonha!
NA MESMA
Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral na sessão desta segunda-feira, não haverá mudança alguma na composição da Câmara Municipal.
RACHADURAS
A exemplo do PT, o PSD vive momento de “racha” interno. Embora o presidente Gilberto Kassab seja um dos políticos mais habilidosos da atualidade, os pessedistas estão visivelmente divididos para as eleições do ano que vem. No sábado, o jornal “Estadão” publicou longa entrevista com a prefeita Elisa. A certa altura, o repórter questionou como o PSD se posicionará com relação à disputa majoritária em Minas, no ano que vem. Na condição de vice-presidente estadual do partido, Elisa afirmou que o PSD vai buscar a continuidade do governo Romeu Zema. Bastou essa declaração para o deputado federal Luiz Fernando Faria, ex-líder da bancada mineira, acusá-la de “traição” e “conspiração”.
EM DEFESA DE PACHECO
Ao jornal “Itatiaia”, o deputado federal Luiz Fernando Faria (PSD) disparou: “Eu acho lamentável um partido do tamanho, da importância, da envergadura do PSD, que tem um mineiro que é a maior liderança política do momento, que é o ex-presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, como membro do partido, como candidato ao governo de Minas. E uma prefeita, de uma cidade mineira, acobertada pelo presidente do partido, dizer que o partido vai apoiar o vice-governador. É lamentável. Eu nunca vi isso na política”.
EXPLICAÇÃO DE ELISA
Depois do bafafá provocado pelo ex-líder da bancada mineira, o portal Itatiaia ouviu a prefeita Elisa, que explicou o seguinte: “Nosso alinhamento natural é com o governo e o nome de Mateus Simões já está colocado como pré-candidato. Rodrigo Pacheco ainda não colocou seu nome”.
SITUAÇÃO INDEFINIDA
Na verdade, até agora o senador Rodrigo Pacheco não assumiu sua condição de pré-candidato a governador de Minas. Pelo contrário. Até onde se sabe, Pacheco está de olho numa cadeira no Supremo Tribunal Federal, que poderá se concretizar no ano que vem, caso o ministro Luiz Roberto Barroso se aposente. Em que pese a declaração um tanto quanto estabanada politicamente por parte da prefeita Elisa, é certo que antes de falar em “traição” o deputado Luiz Fernando Faria deveria insistir com Pacheco para se decidir: ou vai, ou racha.
DESCANSO
Embora não tenha completado um ano no cargo, o vice-prefeito Mauricinho de Sá está de férias. Mas não será surpresa se retomar suas atividades políticas na condição de pré-candidato a deputado federal. As especulações nesse sentido estão a cada dia mais fortes.
MORTES MISTERIOSAS
No Norte de Minas, mortes misteriosas ocorridas nos últimos dias estão deixando as autoridades sanitárias de “cabelo em pé”. Na pequena cidade de São Francisco, dois moradores vieram a óbito de modo fulminante, depois de apresentarem “sintomas inespecíficos” e piora súbita. Os casos foram classificados como Evento de Importância para a Saúde Pública (EISP) e deram início a uma investigação pelo Ministério da Saúde. Outros 20 pacientes apresentaram sintomas respiratórios e hemorrágicos. A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco tratou os casos como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de rápida evolução. Os primeiros pacientes foram três familiares que participaram dos mesmos eventos sociais. Todos evoluíram rapidamente para um estado de saúde grave.
PELA VIDA
De janeiro até agora já foram captados 52 órgãos destinados a transplantes. Rins e córneas lideram a lista de órgãos captados, seguidos por fígado, pâncreas e coração. Maior autoridade no assunto, o médico Ilídio Antunes Oliveira Junior comemorou os números, lembrando que há 30 anos, quando ele começou a falar em doação de órgãos, praticamente ninguém queria autorizá-la. Hoje, ao contrário, cerca de 80% das famílias autorizam a retirada dos órgãos, quando há a constatação de morte encefálica do paciente que tem condições de ser doador.
NEM TODOS
Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, Ilídio destacou que neste ano o Hospital de Clínicas da UFTM já realizou 27 transplantes de órgãos, dentre os quais de córnea, rins, medula óssea autóloga e ossos. Transplantes de fígado e de coração ainda não são realizados aqui.
QUEM É QUEM
Antes da pandemia, a maioria dos órgãos captados para doação vinha de vítimas de acidentes de trânsito, especialmente de motos. De lá pra cá, os pacientes vítimas de AVC (acidente vascular cerebral) estão superando os demais. Mas nem todo paciente com diagnóstico de morte encefálica pode ser doador. Há vários critérios, que vão desde a idade do doador até suas condições clínicas. Detalhe interessante: até hoje é feito teste de Covid antes da retirada do órgão do doador.
HOMENAGEM
Nas comemorações do Jubileu das Comunicações, a Arquidiocese de Uberaba homenageou o Grupo JM de Comunicação (FOTO), neste sábado, oportunidade em que também relançou oficialmente o "Correio Católico". O jornal foi um dos mais influentes na cidade até 1972, quando saiu de cena para dar lugar ao surgimento do Jornal da Manhã. Agora, cedido pelo Grupo JM, o "Correio Católico" volta a circular em Uberaba e nas demais paróquias vinculadas à Arquidiocese. Nossa gratidão a Dom Paulo, Monsenhor Célio, e aos padres Fabiano e Victor Lacerda por essa homenagem tão significativa.
(Foto/Divulgação)
Foto/Jairo Chagas