Vice-governador Mateus Simões desembarcou em Uberaba com duas horas de atraso, nesta terça-feira. Segundo Mateus Simões, o atraso se deu porque tanto ele, quanto a prefeita Elisa, estavam “presos” num evento em Belo Horizonte, que demorou além do esperado. O evento, no caso, era do destravamento dos recursos da saúde em Minas.
Mateus Simões ainda contou que, depois da cerimônia, o governador Romeu Zema atendeu a todos os pedidos de fotos feitos pelos convidados. “o Romeu é muito popular”, disparou o vice.
FIM DO TABU NA FILOMENA
Com laços fortes com a cidade, Mateus Simões veio para entregar as obras de recapeamento da avenida Filomena Cartafina, custeadas pelo Estado. A avenida continua com pistas simples, mas finalmente se livrou dos “panelões” no asfalto, assim como do matagal às suas margens, e está ganhando sinalização. Já é um avanço e tanto, até porque o recape da Filomena era um tabu de décadas!
DE BOA
Prefeita Elisa veio de carona de BH, na comitiva do vice-governador. E participou do almoço oferecido pela nova comissão provisória do Partido Novo em homenagem a Mateus Simões. Era visível o entrosamento dos dois. Aliás, Mateus Simões demonstrou apreço também pelo presidente Richard Maciel (que mandou bem no seu pronunciamento, rápido e objetivo) e pelo vereador Caio Godoi, que está com um pé no Novo para disputar a reeleição no ano que vem.
SAIA JUSTA
Já o secretário de Educação, Celso Neto, enfrentou uma saia justa no evento do Novo. A certa altura, cumprimentou um tanto sem graça o seu padrinho político, Franco Cartafina, também presente no evento do Novo. Franco respondeu apenas com um "oi".
PRIVATIZAÇÃO JÁ
Exímio orador que é, Mateus Simões deu mostras de que conhece os gargalos do Estado. Fala com muita propriedade. Defendeu, por exemplo, a privatização da Cemig, na qual o Estado detém apenas 17% das ações. Para uma plateia repleta de vereadores da base governista e de prefeitos da região, o vice-governador pediu a quem tiver deputado estadual do partido, que o oriente a votar “sim” no PL de privatização. E arrematou: já está faltando energia em Minas. Só faltou dizer que “pode piorar”...
COMO PODE?
Vários empreendimentos e indústrias em Uberaba estão padecendo com quedas constantes de energia. Pedem aumento de carga, mas a Cemig não consegue atender à demanda. Em Uberlândia não é diferente. Para se ter uma ideia, apenas uma empresa recém-inaugurada na cidade vizinha está sendo obrigada a queimar 5 mil litros de óleo diesel para funcionar, porque a Cemig não consegue suprir sua demanda de energia.
LÁ VEM O GÁS
Por falar em energia, ou na falta dela, nesta terça-feira o ex-ministro Anderson Adauto fez a apresentação ao secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e também presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, do projeto-piloto de Uberaba para trazer o gasoduto à região. Anderson esteve acompanhado por lideranças classistas de Uberaba e pelo secretário Rui Ramos, de Desenvolvimento Econômico, e destacou a capacidade logística e o potencial do Distrito Industrial III, onde se localiza o maior polo produtor de fertilizantes fosfatados da América Latina.
GARGALOS
Segundo o secretário Rui Ramos, o secretário Pietro Mendes chamou a atenção para os gargalos do projeto de Uberaba, em especial a falta de comprovação de que haverá consumo para o gás aqui”. Por outro lado, Rui Ramos ressaltou que é preciso envolver o governo federal e a Petrobras nesse projeto, para que o gás chegue com qualidade, pressão, volume e preço competitivo.
NOME PRÓPRIO
PSD deve buscar nome próprio para a disputa majoritária do ano que vem. Confirmação veio do ex-ministro Marcos Montes, principal expoente do partido comandado por Gilberto Kassab em nível nacional. Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, MM revelou que o primeiro caminho é lançar um candidato com perfil capaz de corresponder às expectativas da população. Deixou claro, porém, que o partido não vai se arriscar numa aventura eleitoral em Uberaba.
MAS QUEM?
O ex-secretário de Saúde Iraci Neto é o “nome dos sonhos” do PSD, mas Marcos Montes não nutre esperanças de convencê-lo, já que Iraci está muito bem na iniciativa privada, atuando em posto de comando na Uniube. Mas, segundo MM, o PSD tem outros nomes de peso, que poderão ser lançados. Ele reconhece, por outro lado, que um nome novo (inédito na política) dificilmente terá êxito nas urnas, como teve a prefeita Elisa, em 2020.
POR QUE NÃO?
Se o plano A não der certo, Marcos Montes não descarta apoiar a candidatura de Elisa, por exemplo. “Vejo com simpatia o governo dela” – ressaltou MM, embora tenha deixado claro que conversou por três ou quatro vezes com a prefeita no sentido de ajudá-la no direcionamento político de sua gestão. Mas conversa sobre eventual apoio à reeleição ou negociação visando uma dobradinha, isso não houve.
QUE SUFOCO
Sessão da Câmara esta semana foi marcada pela interminável polêmica em torno das mazelas da Codau. Até a base da prefeita Elisa chiou contra os cortes de água e o preço das contas que estão chegando às casas. Professor Wander, por exemplo, defendeu a necessidade de haver negociação para evitar as dezenas de cortes no fornecimento. Ismar Marão endossou a fala do colega. Até Lu Faquinelli falou rapidamente que a conta de água dela está muito alta também.
VAI DAR B.O?
Denúncia feita pelo vereador Marcos Jammal, dando conta que os hidrômetros retirados das casas foram parar em ferro velho, poderá dar dor de cabeça para a Codau. Se a Polícia Civil passar a investigar de fato o caso...
OFÍCIO AO MP
Vereador Túlio Micheli protocolou na tarde desta terça-feira um ofício na Promotoria de Justiça de Defesa do Cidadão, no qual relata a falta d´água em vários bairros da cidade, num total de 45. Na lista dos pontos de desabastecimento da cidade estão Volta Grande, Alfredo Freire, Tutunas, Manoel Mendes, Parque São José, Olinda e Universitário, Ilha Bela, dentre outros. Cita o caso de uma consumidora de 74 anos, sem água nas torneiras da casa, embora esteja com o pagamento das contas em dia e não ter recebido qualquer comunicado de corte no fornecimento. Lembra o calor de 40 graus em Uberaba e a nota da Codau sobre as manobras de fechamento dos reservatórios por três meses, no período da tarde. E, por fim, pede providência ao Ministério Público no sentido de determinar o desconto nas contas de água referente aos dias em que a população enfrenta torneiras secas.
EXEMPLO DO VIZINHO
Em Uberlândia, o Promotor Fernando Henrique Martins, de Defesa do Consumidor, recomendou a imediata normalização do fornecimento de água à população. No documento, o promotor cita a onda de calor vivida nos últimos dias e o desabastecimento em vários bairros. Pois é. E o sistema Capim Branco, que foi inaugurado em Uberlândia, em 2020, com a promessa de garantir água para toda a população?
NA BERLINDA
Na próxima terça-feira, a UFTM será palco para reunião marcada pelos integrantes do Observatório Urbano para discutir os problemas relacionados aos tombamentos e inventariações de imóveis na cidade. Segundo consta, o Conphau estará representado no evento, assim como o governo municipal.
Pois é. O grupo dos proprietários de imóveis que luta para regularizar essa situação espera desde fevereiro por uma audiência com a prefeita para tratar desse mesmo assunto...
SOLTANDO AS AMARRAS
Mais um imóvel deve ser liberado da suposta inventariação. Trata-se de um imóvel na rua Vigário Silva, que serve de estacionamento e mantém apenas a fachada preservada. Há muitos anos havia um projeto para construção de um hotel, com três pavimentos, naquele terreno. Mas, quando o empreendedor foi à Prefeitura para pedir autorização para demolição da casa antiga, acabou impedido de derrubar o prédio. Resultado: o investimento foi levado para Uberlândia. Hoje, duas décadas depois, o prédio de Uberlândia está se transformando num espigão com cerca de 20 andares, enquanto nós continuamos aqui batendo cabeça com discussões sobre inventário de imóveis antigos.